Apresentar o comportamento mecânico macroscópico dos materiais sólidos, fluido e plástico com a deformação produzida pela tensão, temperatura e tempo por meio de teorias tais como elasticidade, viscosidade, plasticidade, fluência e relaxação de tensão. Analisar as propriedades reológicas de diferentes materiais (polímeros, emulsões, suspensões e outros). Aplicar as equações constitutivas e modelos matemáticos para predizer os diferentes comportamentos reológicos. Utilizar a reologia como ferramenta no desenvolvimento de diferentes materiais com ênfase na viscoelasticidade dos sistemas estudados. Correlacionar os fundamentos teóricos com aplicações práticas através de experimentos desenvolvidos em aula prática.
Fornecer os conceitos básicos de Metodologia Científica e habilitar os alunos quanto ao acesso a informações e documentos para o desenvolvimento de pesquisas científicas; fornecer informações para apresentação oral de trabalhos e para elaboração de dissertações, teses e textos técnico-científicos.
Aprender a planejar experimentos para uso na seleção de variáveis de processos, e para a validação de modelos polinomiais ou fenomenológicos. Estudar os métodos numéricos utilizados para simulação de problemas de engenharia. Aprofundar o conhecimento sobre simulação numérica e sua utilização como ferramenta de pesquisa no desenvolvimento de teses e dissertações.
Proporcionar ao pós-graduando reflexão e discussão sobre: (i) as abordagens do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, (ii) os recursos de avaliação e planejamento desse processo e (iii) as potencialidades e limitações metodológicas do uso de recursos tecnológicos na educação superior.