Programação
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APRESENTAÇÃO GERAL DO PROGRAMA E CRONOGRAMA
Leitura obrigatória:
- KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. 4.ed.(revista, ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003. Cap. 5, p. 203-229.
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Leitura obrigatória:
- KUNSCH (2003). Capítulo 6, p. 231-248.
Trabalho em grupo:
Estudo aplicado (pesquisar em sites) sobre os enunciados dos princípios organizacionais: missão, visão e valores de organizações diferentes e fazer uma análise critica do conteúdo para ser apresentado por escrito e oralmente na aula do dia 16/03.
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Leitura obrigatória
- KUNSCH (2003). Capítulo 6, p. 231-248
Trabalho:
Apresentação (em forma de seminário) do estudo sobre os enunciados de missão, visão e valores.
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Leitura obrigatória:
- LEMOS, Paulo Mattos de e outros. Gestão estratégica de empresas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, 15-33
- MINTZBERg, Henry de. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004, p.21-42
Trabalho:
Entregar uma resenha individual destes capítulos e fazer um comentário comparativo entre os dois textos. Apresentação oral em aula.
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Entregar uma resenha individual das leituras indicadas e fazer um comentário comparativo entre os dois textos.
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Leitura obrigatória:
- KUNSCH (2003). Capítulo 6, p. 248-276.
- GONZALES A. Planeacíon estratégica de la comunicación. Planear para un mundo en contingencia. In: REBEIL CORELLA, M. Antonieta (org.). Comunicación estratégica en las organizaciones. México: Trillas/Universidad Anáhuac, 2006, p.149-169
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Leitura obrigatória:
- KUNSCH (2003). Capítulo 7, p. 277-312.
- KUNSCH, M.M.K. Auditoria da comunicação organizacional. In:DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio Teixeira (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 237-251.
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Leitura obrigatória:
- KUNSCH (2003). Capítulo 8, p. 315 a 325
- XIFRAS,Jordi. Planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Paidós, 2005. Capítulo 4, p. 172-206.
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Leitura obrigatória:
- KUNSCH, Margarida M; Krohling (Org.). Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Editora Saraiva, 2009, p.435- 464.
- TRABALHO: RESENHA (1 página)
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Neste dia, teremos um bate-papo com Danielle Ogeda, coordenadora de Comunicação Interna da Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson e Johnson.
A participação é obrigatória e vale nota (não haverá quiz ou entrega de resenha nessa data). Cada aluno deverá formular e postar aqui no fórum até quinta-feira, dia 1/5, uma pergunta a ser feita para Danielle. A pergunta deverá ser relacionada a planejamento estratégico e/ou comunicação em tempos de crise, como a que vivemos agora.
Antes do bate-papo, a turma será orientada quanto ao trabalho final da disciplina. É importante que todos estejam presentes, pois as orientações serão dadas somente nesta aula.
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Leitura obrigatória:
COOPERRIDER, D.; WHITNEY, Diana. Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para a gestão de mudanças. São Paulo: Qualitymark, 2006. Cap. 2 e 3, p. 9-25.
VARONA, Frederico. Todavia es posible soñar: teoría apreciativa y comunicación organizacional. Organicom (n. 1, 2004, p. 14-33).
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Leitura obrigatória:
KUNSCH (2003) Capítulo 9.
LÜCK, Heloísa. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis: Vozes, 2003. Capítulo 4.
Possíveis projetos ou programas de ação com definição dos públicos a serem atingidos:
Lançamento de produtos
Projetos sociais
Projetos e patrocínios culturais
Eventos especiais
Datas comemorativas
Sites institucionais
Projetos de memória institucional
Campanha de comunicação interna
Prevenção e gerenciamento de crises corporativas
Trabalho:
Estudo dirigido em aula para definição da escolha das tipologias de públicos que serão objetos de estudos pelos grupos e para elaboração de propostas de projetos e/ou programas de ação. Cada grupo irá escolher um segmento para o trabalho final que será apresentado na forma de seminário e por escrito.
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Aula 12 (25/5) - Avaliação em Relações Públicas: conceitos e dimensões e técnicas de mensuração dos programas de comunicação Institucional
Leitura obrigatória:
KUNSCH (2003). Cap. 8
YANAZE, Mitsuru H., FREIRE, Octavio, e SENISE, Diego. Retorno de investimento em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010. Cap. 4, p. 153-181.
Revista Organicom. Revista Brasileira de Comunicação organizacional e Relações Públicas. n. 2, 1º.semestre de 2005 – GESTCORP- CRP-ECA-USP (disponível no site).
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Leitura obrigatória:
Textos e obras específicas de Reinaldo Polito.
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Trabalho:
Cada grupo apresentará oralmente seu anteprojeto, incluindo prévia de orçamento.
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ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO FINAL:
Os grupos deverão se apresentar em, no máximo, 20 minutos, com apoio de PPT, contemplando os seguintes passos:
- Capa contendo nome da empresa, tipo de trabalho (se é projeto ou programa) e o título.
- Tema (do que se trata) - 1 a 2 slides
- Público(s)-alvo - 1 a 2 slides
- Objetivos - 1 slide
- Metas - 1 slide
- Estratégias - 1 a 3 slides
- Resumo das ações - 1 a 3 slides
- Tabela de orçamento - 1 a 2 slides
- Indicadores a serem usados na mensuração de resultados - 1 a 2 slides
- Observações adicionais do grupo, caso necessário - até 2 slides
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Faça aqui, até as 12h do dia 22/6, o upload do planejamento do projeto ou programa do seu grupo (em único documento em formato Word). Apenas um representante do grupo necessita/deve fazer o upload.
O documento deverá conter o nome e número USP de todos os integrantes do grupo, bem como o planejamento final do projeto/programa, incluindo estimativa de custos/orçamento.
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