Topic outline

  • Aula 1 - 18/02

    • Apresentação do curso: objetivos; aspectos metodológicos - aulas dialogadas, abordagem dialética, avaliação, mapas conceituais; programa e plano de atividades 
    • Mobilização: sustentabilidade ambiental e a Engenharia Ambiental - PPP do curso

  • Aula 2 - 03/03

  • Aula 3 - 10/03

  • Aula 4 - 17/03

    • leitura obrigatória para todos

    • diagnóstico atividade pesqueira - UHE Belo Monte

    • resultados biomonitoramento realizado pela Cetesb para a região de Cubatão (SP)

    • diretrizes para conservação da biodiversidade no estado de SP, um dos resultados do programa de pesquisa Biota/Fapesp

    • inventário de alterações do uso do solo no estado de SP, para fins de contabilização de emissões de CO2

    • relatório de qualidade do ar para o estado de SP (2012), elaborado pela Cetesb

    • identificação de discrepâncias entre padrões de qualidade estabelecidos e o estado real dos corpos de água em SP

    • Os grupos que devem se organizar para distribuir os arquivos disponibilizados na área da Aula 4 e iniciar a preparação da atividade 3.

      Todos devem ler o artigo 'A safe operating space...', que será a base para as contribuições dos grupos.

      Os demais arquivos também apresentam informações e evidências sobre o Estado do Meio Ambiente, cada um com seu propósito e foco. De modo específico, o grupo deverá interpretar o documento selecionado e procurar sistematizar as informações da seguinte forma:

      1. tema/assunto abordado pelo documento

      2. objetivos do documento

      3. breve panorama sobre as conclusões - qual o estado apresentado para o meio/componente ambiental? quais as principais atividades/ações responsáveis pelas condições ambientais apresentadas?

      4. correlacionar as evidências (dados, informações, etc.) utilizadas ao longo do documento e as conclusões relacionadas ao estado do meio (em que medida as conclusões são baseadas em evidências?)

      5. como as evidências foram produzidas?

      6. é possível visualizar qual o cenário esperado para um horizonte de 20 anos, mantidas as condições atuais?

      7. em que medida o estado do meio reportado pelo documento se relaciona com as 'fronteiras planetárias' descritas no artigo de Rockstrom et al ('A safe operating space...')?


      os grupos devem preparar as respostas a estas 7 questões, preferencialmente com alguma ilustração retirada do próprio documento, para serem apresentadas na aula do dia 17/03 e entregues ao final para avaliação.

      cada grupo terá 15 minutos para apresentar, além de oferecer à sala duas questões para o debate elaboradas a partir do documento analisado. 

      é importante ser bastante objetivo nessa apresentação, ok? vamos ter que ser bastante rigorosos no controle do tempo (15 minutos x 6 grupos = 90 minutos...)

      qq dúvida estou às ordens,

      abraços!



    • Grupo 6 (Alexandre, Caio, Camila, Leonardo..) responde às questões elaboradas pelo Grupo 1 (Carolina, Francisco, Gustavo, Isadora...), que irá conduzir o debate.

    • Grupo 1 (Carolina, Francisco, Gustavo, Isadora...) responde às questões elaboradas pelo Grupo 6 (Alexandre, Caio, Camila, Leonardo...)

    • Grupo Ana Luisa, Priscille, Michael, Mariana... responde às questões elaboradas pelo Grupo Caroline, Julia, Luisa, Matheus... 


    • Grupo Caroline, Julia, Luisa, Matheus... responde às questões elaboradas pelo Grupo Ana Luisa, Priscille, Michael, Mariana...


    • Grupo Artur, Gabriel, Giovanna, Laysa... responde às questões elaboradas pelo Grupo Derek, Joao, Kevin, Mario...


    • Grupo Derek, Joao, Kevin, Mario... responde às questões elaboradas pelo Grupo Artur, Gabriel, Giovanna, Laysa...


  • Aula 5 - 24/03

    • View Post replies: 3 Make forum posts: 3

      esse tópico ficará aberto por 2 semanas a partir da realização da atividade da aula 5.

      tem por objetivo permitir a continuidade do debate iniciado em sala, e eventualmente a apresentação de questões para esclarecimentos a respeito dos textos distribuídos ou até mesmo novas questões a serem consideradas.

      este comunicado é, na realidade, um convite.... não haverá avaliação correspondente, trata-se de uma atividade extra para aprofundamento do debate.

      de todo modo, a atividade será considerada completada quando cada um enviar ao menos 3 respostas e 3 réplicas a discussões.

    • encaminhar o portfolio para acompanhamento e eventual orientação individual.

      OBS: ENCAMINHAR ATÉ O INÍCIO DA AULA DO DIA 24/03


  • Aula 6 - 31/03

    • Assistir ao filme 'O pesadelo de Darwin' e apresentar os 3 aspectos que mais lhes parecem estar associados aos argumentos da 'Tragédia dos Comuns' apresentados por Hardin, discorrendo brevemente sobre cada um deles.

      obs: limite de 450 palavras para o texto todo

      obs2: a tarefa ficará aberta até as 22:00h do dia 03/04, e será considerada para efeito de verificação da participação na atividade proposta.

  • Aula 7 - 14/04

    MÓDULO II – APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL 

    • Fundamentos, participação da sociedade, sustentabilidade; 

    • Sistemas de meio ambiente e gestão ambiental 

    • Estruturação dos sistemas: quadro geral (definição de objetivos, tomada de decisão e implementação, monitoramento e acompanhamento). 

    • Aspectos institucionais: PNMA - objetivos, instrumentos e agentes 


    • Estudo dirigido - cap. 11 e 12 Burstzyn 

  • Aula 8 - 28/04

    • Sistemas de meio ambiente e gestão ambiental 

    • a organização do SISNAMA; 

    • o sistema estadual de meio ambiente e gestão ambiental; 

    • o sistema municipal de meio ambiente e gestão ambiental 


    • Debate: Questões estudo dirigido (ATIVIDADE 4) 

    (entrega até 22h)

  • Aula 9 - 05/05

    ATIVIDADE 5 

    • Seminários temáticos: instrumentos de política ambiental - desenvolvimento/ acompanhamento 


  • Aula 10 - 12/05

    ATIVIDADE 5 

    • Seminários temáticos: instrumentos de política ambiental - avaliação de acompanhamento 


    APRESENTAR EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DO TRABALHO: REVISÃO DE LITERATURA, DADOS COLETADOS REFERENTES AOS RESULTADOS ALCANÇADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTRUMENTO, SISTEMATIZAÇÕES REALIZADAS, MAPA CONCEITUAL ATÉ O MOMENTO.


  • Aula 11 - 19/05

    ATIVIDADE 5 

    • Seminários temáticos: instrumentos de política ambiental - apresentações 


    • entrega do trabalho escrito até as 22h do dia 24/05 (Moodle) 


    • Entregar trabalho de até 30 páginas, observando a estrutura a seguir:

      . Introdução: apresentação do trabalho, justificativa (relevância do instrumento escolhido e seus objetivos);

      . Objetivos do trabalho: todos os grupos devem assumir os seguintes objetivos - descrição do estado atual de implementação do instrumento escolhido, com identificação da estrutura institucional e mecanismos/ferramentas de implementação, e análise crítica dos resultados verificados;

      . Procedimentos metodológicos: descrição dos procedimentos adotados para levantamento de dados e sistematização de informações, inclusive contatos diretos com agentes responsáveis pela implementação dos instrumentos;

      . Resultados: apresentação dos dados sistematizados, incluindo Mapa Conceitual para identificação da estrutura de operação do instrumento (objetivos, mecanismos/ferramentas de implementação, agentes institucionais) e evidências dos resultados alcançados a partir da implementação do instrumento;

      . Discussões: as evidências indicam que o instrumento se mostra efetivo, ou seja, cumpre com seus objetivos? quais os aspectos que favorecem a efetividade do instrumento, no caso do cumprimento dos seus objetivos? quais os aspectos que atuam como barreiras, no caso do não-cumprimento dos seus objetivos? qual o cenário esperado, em curto e médio prazos?

      . Referências bibliográficas

  • Aula 12 - 26/05

    SEMANA DA AMBIENTAL 


    entrega parcial dos portfolios (Moodle - até 22h) 


  • Aula 13 - 02/06

    MÓDULO III – AVALIAÇÃO DE PLANOS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO 

    • Fundamentos: limites da avaliação de projetos 

    • Avaliação ambiental estratégica 

    • fundamentos, princípios e abordagens (tiering; AAE orientada a objetivos/ baseline; setorial/territorial) 

    • Sistemas de AAE no Brasil e a experiência internacional 


  • Aula 14 - 09/06

    MÓDULO III – AVALIAÇÃO DE PLANOS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO 

    • Avaliação ambiental estratégica

     • definição de objetivos e indicadores 

    • elaboração de baseline 

    • análise de alternativas 


  • Aula 15 - 16/06

    • Avaliação ambiental estratégica 

    • análise de alternativas 
    • tomada de decisão 
    • acompanhamento


    • Planejamento ATIVIDADE 6 


  • Aula 16 - 23/06

    ATIVIDADE 6 

    • Análise de estudos ambientais estratégicos/aplicação: desenvolvimento 


  • Aula 17 - 30/06

    ATIVIDADE 6 

    • Análise de estudos ambientais estratégicos/aplicação: apresentação


    • DISCUSSÃO DOS PORTFOLIOS 


    ENTREGA ATIVIDADE 6 (EM GRUPO) E PORTFOLIOS INDIVIDUAIS ATÉ AS 22H