Atividade 3
Os grupos que devem se organizar para distribuir os arquivos disponibilizados na área da Aula 4 e iniciar a preparação da atividade 3.
Todos devem ler o artigo 'A safe operating space...', que será a base para as contribuições dos grupos.
Os demais arquivos também apresentam informações e evidências sobre o Estado do Meio Ambiente, cada um com seu propósito e foco. De modo específico, o grupo deverá interpretar o documento selecionado e procurar sistematizar as informações da seguinte forma:
1. tema/assunto abordado pelo documento
2. objetivos do documento
3. breve panorama sobre as conclusões - qual o estado apresentado para o meio/componente ambiental? quais as principais atividades/ações responsáveis pelas condições ambientais apresentadas?
4. correlacionar as evidências (dados, informações, etc.) utilizadas ao longo do documento e as conclusões relacionadas ao estado do meio (em que medida as conclusões são baseadas em evidências?)
5. como as evidências foram produzidas?
6. é possível visualizar qual o cenário esperado para um horizonte de 20 anos, mantidas as condições atuais?
7. em que medida o estado do meio reportado pelo documento se relaciona com as 'fronteiras planetárias' descritas no artigo de Rockstrom et al ('A safe operating space...')?
os grupos devem preparar as respostas a estas 7 questões, preferencialmente com alguma ilustração retirada do próprio documento, para serem apresentadas na aula do dia 17/03 e entregues ao final para avaliação.
cada grupo terá 15 minutos para apresentar, além de oferecer à sala duas questões para o debate elaboradas a partir do documento analisado.
é importante ser bastante objetivo nessa apresentação, ok? vamos ter que ser bastante rigorosos no controle do tempo (15 minutos x 6 grupos = 90 minutos...)
qq dúvida estou às ordens,
abraços!