Contribuir para o desenvolvimento de capacidades relacionadas ao exercício da docência no ensino superior, no campo das Ciências da Engenharia Ambiental. Espera-se que o aluno desenvolva habilidades voltadas ao planejamento, preparação, desenvolvimento e aplicação de estratégias instrucionais, incluindo o planejamento, seleção e organização de conteúdos, abordagens e materiais a serem trabalhados. Finalmente, a disciplina pretende contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso de diferentes tecnologias no ambiente de aprendizagem.
O objetivo da disciplina é introduzir o pós-graduando nos conceitos básicos do método científico, com discussões sobre o trabalho científico desde a concepção e estabelecimento de hipóteses até a comunicação escrita e oral.
Propiciar o desenvolvimento dos conceitos de Avaliação de Impacto Ambiental para Política, Planos e Programas, por meio da Avaliação Ambiental Estratégica, e dos Estudos Prévios de Impacto Ambiental, quando se tratar de empreendimento ou projeto e as interrelações destes instrumentos com os demais instrumentos de Política Ambiental. Desenvolver o conhecimento específico dos conceitos que envolvem o tema, das Técnicas de avaliação de impacto ambiental e das questões práticas de desenvolvimento de projetos na área ambiental e as respectivas implementações.
O objetivo da disciplina é fornecer condições que possibilitem a análise dos bioprocessos ambientais com base nos fundamentos de fenômenos físicos e bioquímicos, com a abordagem da cinética enzimática e microbiológica, visando fornecer os fundamentos necessários para o desenvolvimento da capacidade de projetar e otimizar sistemas que envolvam bioprocessos ambientais enzimáticos e microbiológicos.
O objetivo da disciplina é fornecer fundamentos para uma análise matemática dos bioprocessos ambientais pelos princípios de modelagem de fenômenos físicos e bioquímicos, incluindo a estimativa de parâmetros pelos algoritmos de otimização com ênfase ao ajuste de modelos a dados experimentais.
Apresentar as principais técnicas de controle da poluição do ar e critérios para especificação e cálculo básico de equipamentos.