Engenharia de Produção
Ajuda com Pesquisar cursos
O objetivo principal da disciplina é capacitar o aluno a compreender os princípios de gestão de projetos no contexto da construção civil, bem como, ter contato com software para a gestão de projetos, por meio de uma aplicação didática (projeto).
Capacitar os alunos para a modelagem dos processos básicos do planejamento e controle da produção, e para o uso dos correspondentes métodos e técnicas de solução.
a) Objetivos didáticos: apresentar aos alunos os conceitos relacionados do desenvolvimento de modelos, utilizando-se da tecnologia de informação. Será apresentada uma metodologia de desenvolvimento de sistemas informatizados bem como uma linguagem de modelagem de sistemas. b) Objetivos instrucionais: ao final, o aluno deverá ter adquirido o conhecimento dos conceitos relacionados aos sistemas informatizados, modelos, tecnologia da informação e de uma metodologia e uma linguagem para o desenvolvimento de um sistema de informação, visando a informatização da indústria. Na condução dessa disciplina pretende-se também desenvolver e trabalhar algumas habilidades necessárias à vida profissional do aluno, tais como: comunicação oral e escrita; estruturação de problemas através do uso de modelagem, trabalho colaborativo e cooperativo através da valorização do trabalho em equipe.
Permitir ao aluno o conhecimento necessário para o uso eficiente do computador no desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão.
Objetivos didáticos: provocar discussões sobre a tecnologia da informação e comunicação (TIC) no contexto estratégico das organizações e trabalhar os conceitos relacionados ao desenvolvimento e uso de sistemas de informação Objetivos instrucionais: ao final, o aluno deverá ter adquirido o conhecimento dos conceitos relacionados aos sistemas informatizados, modelos, TIC e de uma metodologia para o desenvolvimento de um sistema de informação. Deverá também ser capaz de fazer uma análise crítica e estratégica do uso da TIC no contexto das organizações. Habilidades: na condução dessa disciplina pretende-se também desenvolver e trabalhar algumas habilidades necessárias à vida profissional do aluno, tais como: comunicação oral e escrita, estruturação de problemas, desenvolvimento de liderança e trabalho colaborativo/cooperativo por meio da valorização do trabalho em equipe.
Compreender, aplicar e analisar a modelagem de empresas no contexto de redes colaborativas dinâmicas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP