Atividade em sala: desenvolver em sala de aula, em grupo, um diagrama de relações sobre um problema e suas causas. O problema pode ser qualquer, desde que seja um resultado indesejável. Exemplos, problemas relacionados à:
- crise econômica, política, social brasileira;
- crise migratória no mundo;
- dificuldade de enfrentamento da pandemia pelo poder público;
- baixo índice de desempenho dos alunos do Brasil no Ideb e no PISA;
- queimadas na amazônia, emergência climática;
- desempenho de uma empresa de serviço. Ex: Baixo desemepenho de entrega de um serviço de delivery.
- desempenho de uma indústria. Ex. baixa produtividade, alto desperdício;
- aula remota no período de distanciamento;
- outro, escolhido pelo grupo.
Obs: desenvolver o diagrama usando presentation compartilhado ou o software Miro (https://miro.com/), a "collaborative online whiteboard diagrama" . Identifiquem os participantes da atividade.
Atividades preparatórias:
1. Cada grupo deverá, até as 14:00h do dia 07/10, postar qual será o problema para o qual o diagrama será desenvolvido em sala;
2. No início da aula, avaliação individual sobre o diagrama de relações (primeiros 6 min. da aula).