- Este tópico
Parte Teórica
- O que é informação? (conceitos de: dado, informação, conhecimento, sabedoria, cultura...)
- O que é Sistema? (conceitos de: sistemas, sistemas abertos, sistemas dinâmicos, sistemas complexos...)
- O que é Sistema de Informação? (conceitos de sistemas de informações empresariais, tipos de sistemas de informação, viabilidade, cultura, custos...)
- Gerenciamento de recursos da informação. (infraestrutura, hardware, software, internet, nuvem...)
- Automação empresarial (servo-mecanismos, autômatos, robótica, inteligência artificial...)
- Qualidade e segurança da informação (conceitos de qualidade da informação, criptografia, esteganografia, VPN...),
- Vantagem competitiva no mundo empresarial (modelo de negócio, informações estratégicas, dinâmica...)
- Questões éticas, privacidade...
Planejamento da Parte Teórica:
- primeiro ciclo (23/03 a 11/05), temas: 1, 2, 3 e 6. Apresentações 27/04 e 04/05.
- segundo ciclo (18/05 a 29/06), tema: 4, 5, 7 e 8. Apresentações: 15/06 e 22/06.
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CICLO 1
Roteiro da aula 23/03:
Conteúdo:
O que é informação? (conceitos de: dado, informação, conhecimento, sabedoria, cultura...); O que é Sistema? (conceitos de: sistemas, sistemas abertos, sistemas dinâmicos, sistemas complexos...); O que é Sistema de Informação? (conceitos de sistemas de informações empresariais, tipos de sistemas de informação, viabilidade, cultura, custos...); Qualidade e segurança da informação (conceitos de qualidade da informação, criptografia, esteganografia, VPN...).
23/03 (Equipe) - Início do Ciclo 1: Divisão do conteúdo em 9 tópicos:
- Teoria da informação;
23 a 29/03 (Equipe): Todos os membros da equipe trabalham no mesmo tema (tópico 1);
- Tema: O que é informação? (conceitos de: dado, informação, conhecimento, sabedoria, cultura...).
- Local: Postar a síntese no Fórum Sistemas de Informação 1
- Atividades da semana: Pesquisa, internalização, reflexão, aprendizagem, produção de texto síntese, postagem e debate.
29/03 - Data limite para postagem do texto.
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CICLO 1 (continuação...)
Roteiro da aula 30/03:
30/03 (Equipe) - Divisão do conteúdo em 9 tópicos:
- Teoria da informação;
- Teoria dos Sistemas (O que é um sistema?, objetivos, partes, relacionamentos, sinergia, enfoque sistêmico ...);
- Banco de Dados (Abstração de Dados, Modelo Entidade-Relacionamento, Modelo Orientado a Objetos...);
- Banco de Dados (Linguagens de Definição e Manipulação de Dados, Gerenciadores de Banco de Dados, SQL, SGBD...);
- Sistemas de Informação (Conceitos básicos em Tecnologias e Sistemas de Informação; Componentes e Recursos básicos de um Sistema de Informação, Entrada e Saída...);
- Sistemas de Informações nas Empresas - (Tipos de SIE: Sistemas transacionais, Sistemas Gerenciais, ERP, Sistemas de Informações Geográficas, Tendencias ...);
- Sistemas de Informações nas Empresas - (Sistemas de Informações Executivas, Sistemas em tempo real, Sistemas Especialistas, Sistemas de Apoio à Decisão, Tendências ...);
- Qualidade e Segurança da Informação (Conceitos básicos, Riscos associados, Integração com o negócio, Plano diretor de segurança, ISO17799, Esteganografia, Criptografia...);
- Manipulação (crime!) da informação (Fake News, Doutrinação, Aliciamento, Roubo...)..
30/03 (Líder): Distribuição dos tópicos (2 a 9) entre os membros da equipe.
30/03 a 12/04 (Equipe): Cada membro pesquisa utilizando a Internet e tenta aprender o máximo possível sobre o (se torna "especialista") tema referente ao tópico atribuído a ele pelo líder;
- O líder inicia cada fórum por meio do link "Responder" (referente a cada tópico) declarando o nome do membro responsável pelo tema e instruções de como deve proceder, se for necessário;
- Caso seja necessário a alocação de um tópico a dois membros (em função do número de membros da equipe), o líder deve dividir o tópico em dois (máximo), utilizando o link "Responder" para cada membro, declarando exatamente como deve ser feito.
- Pesquisar, estudar, refletir, entender, compreender... (tornar-se "especialista") e produzir um texto inicial (400 a 500 palavras), contendo a síntese sobre o que você aprendeu sobre o tema do tópico, com o objetivo de socializar esse aprendizado com os colegas de equipe. Reforçando... o texto tem o objetivo de ensinar a cada colega de equipe. Não se esqueça das citações! (Linkar ou anexar PDF); Texto sem citação não será considerado!
12/04 (Individual): Data limite para cada membro postar o seu texto inicial no fórum e iniciar o debate;
30/03 a 26/04 (Equipe): Debate sobre cada tema, comandado pelo membro responsável, que terá o objetivo de socializar o conhecimento adquirido, com os demais membros da sua equipe.
- Cada membro deve ler o texto postado pelo colega e produzir uma síntese (réplica de 200 a 300 palavras) propondo aplicações dos conceitos no mundo real, demonstrando que leu e entendeu o texto.
- O membro responsável pelo tema é também o responsável por conduzir o debate (sobre o seu tema), garantindo que todos aprenderam. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar".
- Ao final do debate, em cada um dos tópicos, o líder deve emitir uma nota (de 0 a 5) para cada membro da equipe, justificando detalhadamente, levando em conta: a aprendizagem e aplicações dos conceitos trabalhados. Utilizar o Tópico: Avaliação para colocar as notas.
- Preparar uma apresentação, sobre o seu tópico, a ser feita para a classe. Essa apresentação será de 20min. (apresentação + resposta a duas perguntas) por equipe.
27/04 e 04/05 (Equipe): Apresentações;
- Ordem de apresentações: Ordem das apresentações fixada no Moodle;
- Escolha da Equipe: Sorteio no dia da apresentação;
- Tempo da apresentação: 20 minutos (apresentação, perguntas)
- Apresentador: Membro da equipe responsável pelo tópico;
- Responsável pelas respostas às perguntas: Equipe;
- Ausências: Se o responsável pelo tema sorteado estiver ausente, um membro da equipe deve ser indicado pelo líder para proceder a apresentação (do tema sorteado) em nome do responsável ausente. O aluno ausente fica sem nota, mas a equipe recebe a nota recebida pela apresentação. Caso a apresentação não ocorra a equipe ficará sem nota.
- Avaliação: Os participantes (presentes e por videoconferência) emitem a sua nota sobre a apresentação. A nota média obtida (participantes e professor) será atribuída à equipe; Os ausentes não receberão nota.
27/04 a 11/05 (Equipe): Postagem de contribuições, levando em conta as apresentações, no fórum e criação de um texto didático na Wiki. Esse texto deve ser construído de forma coletiva, onde cada tópico deve ser montado de forma alinhada com o que se discutiu no fórum.
11/05: Encerramento do Ciclo 1. Início do Ciclo 2.
- Teoria da informação;
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CICLO 2 (Gestão da Informação)
Conteúdo:
- Gerenciamento de recursos da informação. (infraestrutura, hardware, software, internet, nuvem...)
- Automação empresarial (servomecanismos, autômatos, robótica, inteligência artificial...)
- Vantagem competitiva no mundo empresarial (modelo de negócio, informações estratégicas, dinâmica...)
- Questões éticas, valores, privacidade...
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11/05 (Aula) - Término do Ciclo 1 e início do Ciclo 2:
- Visão Geral sobre a Metodologia EKD;
- Computação em Nuvem (Dados, Processamento, Serviços);
11 a 18/05 (Individual): Todos os membros trabalham no mesmo tema;
- Tema: O que é Computação em Nuvem? (Dados, processamento, serviços: principais conceitos, aplicações, vantagens e desvantagens, limitações, custos... ).
- Atividades: Pesquisa, reflexão, aprendizagem individual, texto síntese, postagem.
- Postar o texto no link: O que é Computação em Nuvem?
18/05 - 13h00: Data limite para a postagem do texto em PDF.
20 a 27/05 (Individual): Cada membro avalia o trabalho de dois colegas.
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CICLO 2 (continuação...)
Roteiro da aula 18/05:
O conteúdo foi dividido em 9 tópicos:
- Computação em Nuvem (Dados, Processamento, Serviços);
- Gerenciamento da infraestrutura de TI (comunicação, redes, hardware...);
- Gerenciamento da informação (sistemas de software, redes sociais...);
- Gerenciamento do conhecimento (pessoas, equipes, motivação, emoções...);
- Gerenciamento do negócio (objetivos, regras, processos, pessoas, equipes...);
- Vantagem competitiva (modelos de negócio, empresas, governo, estado...);
- Vantagem competitiva (informações estratégicas, ética, princípios...);
- Vantagem competitiva (pessoas, competências, valores, direitos, deveres...);
- Vantagem competitiva (objetivos, regras, estratégias, processos...).
18/05 (Líder): Distribuição dos tópicos (2 a 9) entre os membros da equipe.18 a 25/05 (Individual): Cada membro pesquisa, utilizando a Internet e outros meios, tentando aprender (se torna "especialista") o máximo possível sobre o tema referente ao tópico atribuído a ele pelo líder;
- O líder inicia cada fórum por meio do link "Responder" (referente a cada tópico) declarando o nome do membro responsável pelo tema e instruções de como deve proceder, se for necessário;
- Caso seja necessário a alocação de um tópico a dois membros (em função do número de membros da equipe), o líder deve dividir o tópico em dois (máximo), utilizando o link "Responder" para cada membro, declarando exatamente como deve ser feito.
- A divisão poderia ser feita no tópico 8, onde o membro adicional indicado poderia pesquisar sobre a reinvenção (adequação aos novos modelos de negócio) dos direitos trabalhistas.
- Pesquisar, estudar, refletir, entender, compreender, aplicar... (tornar-se "especialista") e produzir um texto inicial (400 a 500 palavras), contendo a síntese sobre o que você aprendeu sobre o conteúdo do tópico, com o objetivo de socializar esse aprendizado com os colegas de equipe. Utilizar o editor de texto do próprio fórum (não anexar o texto em pdf). Reforçando... o texto tem o objetivo de ensinar a cada colega de equipe. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar". TODAS as palavras devem ser SUA!
- Não se esqueça das citações! (Linkar ou anexar PDF dos artigos consultados). Texto sem citações não será considerado!
25/05: Data limite para cada membro postar o seu texto inicial no fórum e iniciar o debate;___________________________________________________________
CICLO 2 (continuação...)
25/05 a 14/06 (Equipe): Debate sobre cada tema, comandado pelo membro responsável, que terá o objetivo de socializar o conhecimento adquirido, com os demais membros da sua equipe.
- Cada membro deve ler o texto postado pelo colega e produzir uma síntese (réplica de 200 a 300 palavras) propondo aplicações dos conceitos no mundo real, demonstrando que leu e entendeu o texto.
- O membro responsável pelo tema é também o responsável por conduzir o debate (sobre o seu tema), garantindo que todos aprenderam. NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar".
- Ao final do debate, em cada um dos tópicos, o líder deve emitir uma nota (de 0 a 5) para cada membro da equipe, justificando detalhadamente, levando em conta: a aprendizagem e aplicações dos conceitos trabalhados. Utilizar o Tópico: Avaliação para colocar as notas.
- Preparar uma apresentação, sobre o seu tópico, a ser feita para a classe. Essa apresentação será de 20min. (apresentação + resposta a duas perguntas) por equipe.
15 e 22/06 (Equipe): Apresentações;
- Ordem de apresentações: Ordem das apresentações fixada no Moodle;
- Escolha da Equipe: Sorteio no dia da apresentação;
- Tempo da apresentação: 20 minutos (apresentação, perguntas)
- Apresentador: Membro da equipe responsável pelo tópico;
- Responsável pelas respostas às perguntas: Equipe;
- Ausências: Se o responsável pelo tema sorteado estiver ausente, um membro da equipe deve ser indicado pelo líder para proceder a apresentação (do tema sorteado) em nome do responsável ausente. O aluno ausente fica sem nota, mas a equipe recebe a nota recebida pela apresentação. Caso a apresentação não ocorra a equipe ficará sem nota.
- Avaliação: Os participantes (presentes e por videoconferência) emitem a sua nota sobre a apresentação. A nota média obtida (participantes e professor) será atribuída à equipe; Os ausentes não receberão nota.
15 a 29/06 (Equipe): Postagem de contribuições, levando em conta as apresentações, no fórum e criação de um texto didático na Wiki. Esse texto deve ser construído de forma coletiva, onde cada tópico deve ser montado de forma alinhada com o que se discutiu no fórum.
29/06: Encerramento do Ciclo 2.