Engenharia de Transportes
Ajuda com Pesquisar cursos
Conhecer métodos e técnicas de mensuração, cartografia, geotecnologias e Geomática. Aplicar os métodos e as técnicas às construções civis, áreas urbanas e rurais com especial atenção à Arquitetura. Fornecer conceitos fundamentais de Geoprocessamento, incluindo o Sensoriamento Remoto, a Modelagem Digital do Terreno, os Sistemas de Informações Geográficas e suas aplicações no uso do solo.
Apresentar aos alunos os elementos de escolha do traçado e projeto de rodovias e ferrovias. Aplicar as informações obtidas para projetar trechos de vias, inclusive interseções, e aplicar noções sobre movimentos da terra e equipamentos de terraplenagem. Apresentar as ferramentas e desenvolver o projeto de um trecho de rodovia com auxílio de um programa computacional que integra ferramentas analíticas de projeto geométrico de vias com potencialidades gráficas em 2D/3D de um CAD (Computer-Aided Design). Apresentar aos alunos os elementos de infra-estrutura e da superestrutura ferroviária. Aplicar as informações obtidas para dimensionar os elementos: lastro, dormentes, trilhos. Apresentar os elementos dos pátios ferroviários e os conceitos da manutenção das vias férreas. Apresentar os elementos de drenagem superficial e de drenagem subterrânea. Apresentar as relações entre a drenagem e o comportamento de obras de terra, pavimentos, estradas de ferro e aeroportos. Aplicar as informações obtidas para dimensionar os elementos: bueiros, galerias, canaletas, descidas d\'água, trincheiras drenantes, sangradouros. Apreentar as causas, mecanismos de ocorrência e alternativas para controle de erosão no contexto de obras viárias.
Apresentar conceitos, técnicas e métodos de Topometria, Geomática e Geotecnologias. Aplicar tais técnicas e métodos em levantamentos topográficos com aplicações na Engenharia Civil, envolvendo projeto, planejamento, construção e análise espacial de dados.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP