Geotecnia
Ajuda com Pesquisar cursos
Iniciar o aluno no estudo de Geotecnia aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo, contemplando: Fundações de Edifícios e Estruturas de Contenção; Rochas Ornamentais utilizadas como piso e revestimento; Mapeamento Geotécnico e Geotecnia Ambiental relacionada aos problemas construtivos decorrentes de erosão, escorregamento, inundação e drenagem.
Auxiliar o estudante de Engenharia Ambiental na compreensão dos principais fatores condicionantes atuantes nos diversos problemas ambientais (erosões, movimento de massa, contaminação, entre outros). A disciplina buscará agregar os conhecimentos das disciplinas de geotecnia ministradas até o presente semestre de tal maneira que nas disciplinas seguintes os estudantes terão uma base mais sólida.
Apresentar o conjunto de métodos de investigação de superfície e de sub-superfície (diretos e indiretos) utilizados nas caracterizações geológico-geotécnicas que envolvem o meio ambiente. Estabelecer análise crítica que possibilite a escolha e a utilização adequadas das técnicas de investigações disponíveis visando o estudo dos diversos tipos de problemas ambientais.
Propriciar os conceitos básicos sobre os materiais terrestres (em particular solos e rochas) e os processos geológicos, abordando suas origens, composições e propriedades.
Conhecer os métodos de cálculo de capacidade de carga, de estimativa de recalque, e de definição de tensão admissível (fundações diretas) e de carga admissível (fundações por estacas). Aprender a elaborar o projeto geotécnico de fundações por sapatas, por tubulões e por estacas, com segurança à ruptura e aos recalques excessivos, contemplando também a previsão de comportamento. Conscientizar sobre a importância de incluir nos projetos de fundações a análise de confiabilidade, com estimativa da probabilidade de ruína.
Abordagem de 4 conjunto de temas relativos ao conhecimento da Geologia de Engenharia e Geotecnia:

1 - das técnicas de investigação geológica-geotécnica para obras de engenharia civil e problemas ambientais relacionados. 

2 - descontinuidades, caracterização, tratamento com estereogramas e classificação geomecânica. 

3 - modelos geológicos, geotécnicos e numéricos.

4 - modelos reológicos e propriedades geomecânicas. 

A disciplina tem por objetivo fornecer aos pós-graduandos em Geotecnia informações fundamentais sobre aspectos de mapeamento geotécnico, fotointerpretação, riscos geológicos e geotécnicos e problemas ambientais relacionados a Geotecnia.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP