Programação

    • Notícias e avisos


      Sejam bem-vindo(a)s à Disciplina RCG0131-Bioética.

      As aulas da Turma A iniciam no dia 27/02/2020 e as da Turma B no dia 03/03/2020.

      As aulas ocorrerão na sala de aulas do Centro de Medicina Legal (CEMEL) da FMRP-USP, que fica localizado na Rua Tenente Catão Roxo, 2418 (entre o Hemocentro e o Refeitório Central "Bandeijão").

      A sala de aulas fica no piso superior no final do corredor. 

      Por favor, venham adequadamente vestido(a)s para o local. Por questões de proteção individual, deve-se trajar calças compridas e sapatos ou tênis fechados, já que é um local onde há laboratórios e salas de necropsias, que poderão ser visitados a qualquer momento. TRAZER JALECO pois a entrada em ambientes restritos somente será permitida com essa vestimenta.

      POR FAVOR, NÃO FORMAR AGLOMERAÇÕES NO SAGUÃO DE ENTRADA DO PRÉDIO. Trata-se de local onde podem estar familiares de pessoas que faleceram recentemente e estão em luto. Evitar falar alto, risadas desnecessárias e agitações no local.

      Como no CEMEL não há cantina ou lanchonete (nem aos arredores) recomendamos que tragam seus próprios alimentos para pequenos lanches. Trazer garrafas ou canecas para consumo individual de água.

      Agradeço a atenção e nos veremos em breve.

      Prof. Marco Aurelio Guimarães


    • Por solicitação da Comissão de Graduação é apresentado o arquivo com o PEA 2020 da Disiciplina RCG0131 - Bioética.

  • AULA 1 - Conceitos de Ética, Moral, Direito e Ética Profissional. História da Bioética. Declaração Universal sobre Bioética da UNESCO.

    • Material de leitura referente ao conteúdo da primeira aula.

    • Material em PDF para estudo sobre "Histórico da Bioética".

      Texto geral sobre o assunto e o texto de Henry Beecher de 1966, um dos marcos históricos da disciplina.

    • Filmes relacionados com as partes 1 e 2 da aula.

      São filmes um pouco mais antigos, que não são mais vendidos. Vale a pena assistir e guardar pela sua importância histórica.

      Clique no nome da pasta (BIOETICFLIX), vá até na parte de baixo e faça o download dos arquivos.

      Convide quem gostar, pipoca e boa diversão!

      PARTE 1 

      O CLUBE DO IMPERADOR



      PARTE 2  

      O JULGAMENTO DE NUREMBERG


  • AULA 2 - História da Anatomia. O respeito aos mortos e ao cadáver: aspectos sociais, antropológicos, éticos e legais.

  • AULA 3 - Ética em Pesquisa com animais: os princípios bioéticos e o sistema CONCEA/CEUA.

  • AULA 4 - 4. Ética em Pesquisa com seres humanos: os princípios bioéticos, o sistema CEP/CONEP e as Resoluções CNS 466/2012 e 510/16.

    • Material de leitura em PDF e links para acesso das mesmas informações on-line. 

      Resolução do Conselho Nacional de Saúde - Ministério da Saúde 466/12 

      https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

      e

      Resolução do Conselho Nacional de Saúde - Ministério da Saúde 510/16

      https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf


    • Para seu futuro acadêmico, você precisará ter seu CURRÍCULO LATTES cadastrado. A criação e cadastro do seu currículo são necessários para concessão de bolsas e financiamentos para projetos de pesquisa, tanto utilizando seres humanos como animais.

      Acesse o link para criar e cadastrar seu CURRÍCULO LATTES. Ele será essencial para cumprir a próxima etapa de atividade na PLATAFORMA BRASIL.

      http://lattes.cnpq.br/


    • A Plataforma Brasil é o caminho para registrar projetos de pesquisa e obter avalização ética para execução dos mesmos. A partir de sua inserção nessa plataforma, o projeto é encaminhado para um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) institucional, ou dependendo da modalidade e porte do projeto, ao Conselho Nacional de Pesquisa (CONEP). 

      Acesse o link e assista os vídeos explicativos. Aproveite seu tempo agora. Quando precisar inserir um projeto de iniciação científica para tentar obter uma bolsa, será mais simples e mais rápido. Seu futuro agradece!

      https://conselho.saude.gov.br/plataforma-brasil-conep?view=default 



      Links dos vídeos essenciais disponíveis na Plataforma Brasil para execução da atividade de avaliação.

      APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL



      CADASTRO DE USUÁRIO - PLATAFORMA BRASIL



    • Receber uma nota Receber uma nota de aprovação

      Segue a notícia divulgada em 10 de março de 2020. LEIA A NOTÍCIA INTEIRA ANTES DE RESPONDER!

      https://noticias.r7.com/saude/laboratorio-vai-pagar-r-27-mil-a-quem-receber-coronavirus-10032020


    • RESPONDA AS TRÊS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO. ESTA ATIVIDADE É OBRIGATÓRIA E IRÁ COMPOR SUA MÉDIA FINAL.

      SÓ INICIE A AVALIAÇÃO APÓS TER CADASTRADO SEU CURRÍCULO LATTES E TER SE CADASTRADO NA PLATAFORMA BRASIL, OU NÃO TERÁ COMO CONCLUIR A AVALIAÇÃO.

      O tempo de execução da avaliação é de 30 minutos e uma vez iniciada a mesma não pode ser interrompida. Caso o sistema Moodle finalize a contagem do tempo, A AVALIAÇÃO NÃO SERÁ REABERTA E NÃO SERÃO DISPONIBILIZADAS NOVAS TENTATIVAS!


    • Seguem dois filmes sobre pesquisa em seres humanos.

      O primeiro é o clássico COBAIAS (Miss Evers´ Boys) de 1997. É uma obra preciosa que foi recuperada de VHS para formato digital. Trata de um dos eventos mais marcantes da história da Bioética e da pesquisa em seres humanos: O caso Tuskegee nos EUA. Um relato real e emocionante, mostrando que não só nazistas fizeram experimentos cruéis em humanos.



      O segundo filme é MEDIDAS EXTREMAS (1996). Além de mostrar uma situação de dilema médico dificílima (que o professor mencionou na primeira aula da disciplina e NÃO DEU SPOILER do que ocorreria), o fiome trata de uma situação extrema de violação ética em pesquisa com seres humanos. Emoções fortes!


  • AULA 5 - Direitos Humanos: equidade de gênero e de raça ou etnia. Não discriminação e não estigmatização. Respeito pela diversidade cultural e pluralismo. Proteção das gerações futuras.

    • Aula teórica em apresentação do Powerpoint com áudio e vídeo. Arquivo pesado, recomenda-se baixar antes de assistir.

    • Dois filmes maravilhosos para tratar sobre discriminação e estigmatização.

      Preciosa - Uma história de esperança (2009)

      1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida.



      O jogo da imitação (2014)

      A história de Allan Turing, pai da computação, sua genialidade e a discriminação que sofreu.

       

  • AULA 6 - Dilemas bioéticos do início e fim da vida: os conceitos de aborto, nascido vivo, eutanásia, ortotanásia, distanásia e óbito.

    • Aula teórica em apresentação de Powerpoint com áudio.

    • Material de leitura sobre o tema da aula.

    • Documentário HABEAS CORPUS da Bioeticista Débora Diniz e Ramon Navarro. 

      Assistir. Importância histórica e de sensibilidade humana.


    • Seguem 3 filmes excelentes que têm que fazer parte do seu conhecimento!

      1- O preço de uma escolha (1996)

      Este filme com três histórias curtas tratam de um mesmo tema polêmico: aborto. Três perspectivas, três épocas diferentes. Salvo de uma fita de VHS, o conteúdo é único. Não pode ser perdido.



      2- Mar adentro (2004)

      Ramón (Javier Bardem) é um tetraplégico que está preso a uma cama há trinta anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar, mar em que tanto viajou mas também onde teve o acidente que lhe roubou a juventude e a vida. Desde então que Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, luta pelo direito à eutanásia. A chegada de duas mulheres à sua vida alterará a sua existência: Julia é uma advogada que está disposta a apoiar a sua luta a favor da eutanásia, Rosa, uma vizinha que não desiste enquanto não o convencer que viver vale a pena. A personalidade de Ramón acaba por cativar as duas mulheres, que são obrigadas a questionar, como nunca até então, os princípios que regem as suas vidas. 



      3- Wit - Uma lição de vida (2001)

      Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa e sab, através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim ela terá de fazer um tratamento radical, que resultará em efeitos colaterais, mas não há outra opção, pois suas chances de cura são mínimas. Durante o tratamento Vivian analisa suas reações à doença, o tratamento e fatos marcantes da sua vida.


  • AULA 7 - Introdução à Universidade: Ética na Ciência e Método Científico.

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10