Kursthemen

  • AUH 238 - História da Urbanização e do Urbanismo - Turma Beatriz Bueno

    OBJETIVOS DO CURSO

     

    Fornecer ao aluno arcabouço conceitual básico para análise do processo de urbanização, através do estudo de suas variáveis e das configurações que vem apresentando ao longo da história. Para tanto, o curso aborda questões e exemplos relevantes presentes na constituição e desenvolvimento de cidades e redes urbanas no período que vai desde o final do século XVIII até o II pós Guerra Mundial; evidencia suas manifestações mais significativas nos núcleos centrais e periféricos da rede urbana internacional e nacional, procedendo ao estudo de elaborações teóricas e configurações físicas selecionadas por sua relevância e interesse.

     DESENVOLVIMENTO DO CURSO

     O curso se desenvolve sob a forma de aulas expositivas e dialogadas de natureza teórica com apresentação de material audiovisual, leituras programadas e discussões em seminários, visitas de campo e exercícios práticos. Neste semestre, privilegiaremos a leitura de textos clássicos da literatura, da tratadística e da historiografia sobre o Urbanismo como disciplina (seminários e debate), bem como alguns exercícios práticos (visitas de campo) para desenho das operações de “Embelezamento e Melhoramentos Urbanos”  (desenho aqui entendido como instrumento de observação, conhecimento e formulação de questões), além do trabalho conjunto com a AUH 154 e AUP 340.

     CONTEÚDO GERAL

     O curso propõe uma discussão sobre as relações entre espaço e sociedade. Neste sentido procura entender a formação da cidade e as várias formas que o processo de urbanização vem apresentando ao longo da história. As questões básicas a serem desenvolvidas dizem respeito ao conceito de urbanização, aos processos desenvolvidos na transição de um tipo de urbanização para outro, às questões de método de análise e à leitura das formações espaciais. Como método de estudo, será dada ênfase nos aspectos conceituais e metodológicos (conceitos, leitura de espaço, transformação das configurações urbanas, comunalidades entre formações espaciais). O importante é que o aluno perceba a urbanização como processo social e consiga identificar os meandros da ligação espaço-sociedade-tempo.

    AVALIAÇÃO

     A avaliação será feita somando-se as notas obtidas nos seguintes exercícios:

    1.    Apresentação de seminário (em grupo) = 2,0

    2.    Formulação de questão como debatedor nos seminários (individual) = 1,5

    3.    Desenhos da visita de campo ao Jockey Club (individual) = 0,5

    4.    Desenhos da visita ao Centro de São Paulo (individual) = 0,5

    5.    Trabalho conjunto AUH 238, AUH 154, AUH 340 (em grupo)= 5,0

    6.   Exercício Pierre Patte = 0,5

     

    Não serão aceitos trabalhos entregues posteriormente à data prevista para realização dos exercícios.

     

    RECUPERAÇÃO

     

    Dado o caráter processual da disciplina, não haverá recuperação.


    BIBLIOGRAFIA

     

    ABREU, M., Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2006.

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    _______. Cadernos do LAP n. 1 e 2.

    RIBEIRO, L. C. e PECHMAN, R. (Orgs.), Cidade, povo e nação: gênese do urbanismo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

    ROMERO, J. L., América Latina: as cidades e as ideias. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002.

    SALGUEIRO, H. (Org.). Cidades capitais do século XIX. São Paulo: Edusp, 2001.

    SAID, E., Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Cia de Bolso, 2003.

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    SECCHI, B. A cidade do século vinte. São Paulo: Perspectiva, 2009.

    SENNET, R., O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

    SIMMEL, G., “As grandes cidades e a vida do espírito” (1903), Mana, V. 11, n. 2, 2005, pp.577-591.

    SITTE, C., A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo: Ática, 1992.

    SMITH, C., The Plan of Chicago. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

    TAFURI, M., Projeto e utopia. Lisboa: Presença, 1985.

    THERNSTON, S. & SENNET, R (Eds.), Nineteenth Century Cities: Essays in the New Urban History. New Haven & London: Yale University Press, 1969.

    WEBER, A., The Growth of Cities in the Nineteenth Century. Ithaca: Cornell University Press, 1967.

    WEILL, F., A History of New York. New York: Columbia University Press, 2004.

    WILLIAMS, R., O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

    VELHO, Otavio (Org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973

    ZUCKER, P., Town and Square: from the Agora to Village Green. Nova York: Columbia University Press, 1959.

    ZUCCONI, G., A cidade do século XIX. São Paulo: Perspectiva, 2009.


  • TRABALHO CIDADE E ARQUITETURA AUH0154_AUH0238_AUP0340/2019

     DESCRIÇÃO DO TRABALHO

    O trabalho Cidade e Arquitetura será realizado em conjunto com as disciplinas AUH0154, AUH0238e AUP0340 por grupos de 5 alunos que desenvolverão análises urbano-arquitetônicas de habitações coletivas realizadas entre o século XIX e meados do século XX. As obras a serem analisadas deverão ser escolhidas pelos grupos a partir da listagem realizadas pelos docentes, disponível em link específico.

    Os resultados previstos são um livro e/ou website contendo:

     

    1.     Comentário crítico

    O comentário crítico deverá ter até 5600 caracteres, sem contar legendas, fontes das imagens e bibliografia.

    Para a pesquisa e a produção do verbete, os grupos devem considerar:

     

    ·       A cidade e/ou situação urbana.

    ·       O cliente e suas demandas.

    ·       Os parâmetros disciplinares.

    ·       As características espaciais, plásticas e técnicas da obra e seu entorno.

    O comentário crítico deverá ser acompanhado de imagens que complementem a análise.

     

    2.     Biografia

    A biografia deverá ter até 2800 caracteres, sem contar legendas, fontes das imagens e bibliografia.

    Para a pesquisa e a produção do texto considerar:

     

    ·       O local e o período de formação do/s profissional/is.

    ·       As redes profissionais e de sociabilidade do cliente, profissional e/ou promotor;

    ·       O conjunto de sua produção.

    A biografia deverá ser acompanhada de imagens que complementem a análise.

     

    3.     A cidade e o edifício hoje

    A análise da situação atual do edifício e seu entorno deverá ter até 2800, sem contar legendas, fontes das imagens e bibliografia.

    Para a pesquisa e a produção do texto considerar:

     

    ·       As reformas e mudanças de uso do edifício

    ·       A demolição ou tombamento do edifício.

    ·       As intervenções urbanos e mudanças de ocupação do entorno.

     

    FORMATO DE ENTREGA

    Livro e/ou website contendo os textos produzidos, desenhos de implantação, planta, elevação, cortes, perspectivas, fotos, gráficos e outros materiais pertinentes à clareza da leitura, bibliografia, fonte das imagens e nome dos integrantes do grupo.

     

    ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

    O trabalho será desenvolvido em cinco etapas:

    1. Etapa 1

    Relatório com a indicação do tema, do profissional, da obra escolhida com justificativa da escolha, levantamento bibliográfico e iconográfico

    O relatório deve ser entregue pelo E-disciplinas/ USP no dia 16 de agosto até às 8h00.

    2. Etapa 2

    Primeira versão do comentário crítico e da biográfico com a bibliografia e iconografia utilizada.

    Os textos deverão ser entregues pelo E-disciplinas/ USP no dia 20 de setembro até às 8h00.

    3. Etapa 3

    Versão revista comentário crítico e da biografia articuladas com imagens, bibliografia utilizada, fonte das imagens em formato de livro e/ou dossiê.

    Esta versão ser entregue pelo E-disciplinas/ USP no dia 16 de outubro até às 8h00.

    4. Etapa 4

    Comentário crítico e biografia revisto segundo as correções da Etapa 3.

    Primeira versão do texto e das imagens sobre a situação atual do edifício e seu entorno, bibliografia e fonte das imagens.

    Os textos deverão ser entregues pelo E-disciplinas/ USP no dia 13 de novembro até às 8h00.

    5. Etapa 5

    Trabalho final em formato de livro ou website com o comentário crítico, biografia, análise da situação atual do edifício e seu entorno, acompanhada das imagens pertinentes, bibliografia e fonte das imagens.

    O trabalho final deverá ser entregue pelo E-disciplinas/ USP no dia 27 de novembro até às 8h00.

     

    ORIENTAÇÕES

    Cada grupo terá um/a orientador/a específico/a que, além das correções de cada etapa, irá discuti-las em sala de aula, conforme calendário abaixo:

    1. Atendimento Etapa 1 – 28 e 30 de agosto

    Orientação em sala de aula das 10 às 12h00. Os grupos que não receberem atendimento nos dias 28 ou 30 deverão utilizar este tempo para o desenvolvimento do trabalho.

    2. Atendimento Etapa 2 – 02 e 04 de outubro

    Orientação em sala de aula das 10 às 12h00. Os grupos que não receberem atendimento nos dias 02 ou 04 deverão utilizar este tempo para o desenvolvimento do trabalho.

    3. Atendimento Etapa 4 – por agendamento

    O atendimento da etapa 4 deverá ser agendado com os professores orientadores.

     

    NOTA

    O trabalho final AUH 238/ 154/ AUP 340 em grupo valerá 5,0 pontos.

    As notas atribuídas nas etapas 1, 2 e 4 serão de conceito (A, B, C e D).

    As notas atribuídas às etapas 3 e 5 serão 3,0 pontos e 2,0 pontos respectivamente.


  • Aula 1

    07/8. Aula 1. Apresentação dos conteúdos  disciplinas e dos exercícios conjuntos. (2a. parte da aula, Auditório, apresentação Trabalho Comum AUH 238, AUH 154 e AUP 340).


  • Aula 2

    14/08. Aula 2. As origens do Paisagismo e do Urbanismo Pinturesco na Inglaterra no século XVIII.


  • Entrega Etapa 1

    Etapa 1

    Relatório com a indicação do tema, do profissional, da obra escolhida com justificativa da escolha, levantamento bibliográfico e iconográfico

    O relatório deve ser entregue pelo E-disciplinas/ USP no dia 16 de agosto até às 8h00.


  • Aula 3

    21/08. Aula 3. Por um “Plano de Embelezamento Global” na Era das Luzes: a Paris de Pierre Patte.

     

    Seminário 1: PATTE, Pierre . “Memórias sobre os objetos mais importantes da Arquitetura”. Cadernos de Pesquisa do LAP, 38. São Paulo: FAUUSP, 2003, pp. 50 ss.


  • Aula 4

    28/08. Aula 4. Visita à Exposição no Jockey Club de São Paulo.

    Ponto de encontro da visita ao Jockey Club

  • Aula 5 - Atendimento da Etapa 1

    30/08. Aula 5. Atendimento Etapa 1 (6a. feira)

    Orientação no Estúdio das 10 às 12h00.


  • Aula 6

    2 a 5/09. Feriado: Semana da Pátria. Não haverá aula.

     

    11/09. Aula 6. Urbanização na era industrial. Redes, imperialismos, exposições, massas. A cidade real no século XIX versus medicina, legislação, utopias.


    Seminário 2: “Explorando o Bósforo” e “As paisagens do Bósforo por Melling”, In: PAMUK, Orhan. Istambul. Memória e Cidade. São Paulo: Cia das Letras, 2007, pp. 57 a 84.

    Seminário 3: ENGELS, Friedrich, “As grandes cidades” (1844). In: A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Porto: Apontamento, 1975, pp. 55-111.



  • Aula 7

    18/9. Aula 7. Não haverá aula. Os alunos poderão permanecer no ateliê finalizando os trabalho para entrega ou participar do II Seminário da Área de Concentração de História/ Doutorado (Auditório Ariosto Mila - FAUUSP).

  • Entrega Etapa 2

    Etapa 2

    Primeira versão do comentário crítico e da biográfico com a bibliografia e iconografia utilizada.

    Os textos deverão ser entregues pelo E-disciplinas/ USP no dia 20 de setembro até às 8h00.


  • Aula 8

    25/9. Aula 8. O Urbanismo como disciplina.

     

    Seminário 4: CERDÁ, Ildefonso. Teoría general de la urbanización. Madrid: Imprenta Española, 1867 (Parte primera, de la urbanización en general, Introducción, pp. 27-33; Libro III, Examen analítico del estado de la urbanización, preliminares e capítulo I, pp. 199-210) – Edição fac-símile Instituto de Estudios Fiscales, Madrid, 1968. Disponível em http://www.anycerda.org/web/es/arxiu-cerda/fitxa/teoria-general-de-la-urbanizacion/115

     

    Seminário 5: SITTE, Camillo, A construção das cidades segundo seus princípios artísticos (1889). São Paulo: Ática, 1992 (Introdução, pp.14-24; A relação entre construções, monumentos e praças, pp. 25-34; O centro livre, pp. 35-46; Conclusão, pp. 161-164).


  • Aula 9 - Atendimento Etapa 2

    02/10. Não haverá aula. Presença condicionada à participação como ouvinte ou palestrante no 27o. SIICUSP.

     

    04/10. Aula 9. Atendimento Etapa 2 (6a. feira)

    Orientação em sala de aula das 10 às 12h00. Os grupos que não receberem atendimento nos dias 02 ou 04 deverão utilizar este tempo para o desenvolvimento do trabalho.


  • Aula 10

    09/10. Aula 10. Cidades Jardins em circulação: do Reino Unido ao Brasil.

    Palestrante convidado: Carlos Roberto Monteiro de Andrade (IAU-USP)


  • Entrega Etapa 3

    Etapa 3

    Versão revista comentário crítico e da biografia articuladas com imagens, bibliografia utilizada, fonte das imagens em formato de livro e/ou dossiê.

    Esta versão ser entregue pelo E-disciplinas/ USP no dia 16 de outubro até às 8h00.


  • Atendimento Etapa 4

    Atendimento Etapa 4 – por agendamento

    O atendimento da etapa 4 deverá ser agendado com os professores orientadores.


  • Aula 11

    16/10. Aula 11. A cidade no jardim e o jardim na cidade. Os bairros-jardim de São Paulo.

     

    Seminário 6: HOWARD, Ebenezer, Cidades-jardins do amanhã (1903). São Paulo: Hucitec, 1996. (Introdução do Autor, pp. 104-111; O imã cidade-campo, pp. 112-118; Empresa semi-municipal... pp. 153-158; Cidades sociais, pp. 185-195).


  • Aula 12

    23/10. Aula 12. Embelezamento e Melhoramentos Urbanos I: a Paris de Haussmann.

     

    Seminário 7: BENJAMIN, Walter. “Paris, capital do século XIX”. In: Passagens. Belo Horizonte, São Paulo: Editora UFMG: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006 ou In: KOTHE, F. Et al. Walter Benjamin. São Paulo: Editora Ática, 1985, pp. 30-43.

     

    Seminário 8: SIMMEL, Georg, “As grandes cidades e a vida do espírito” (1903), Revista Mana, 2005, pp. 577-591. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132005000200010


  • Aula 13

    30/10. Aula 13. Embelezamento e Melhoramentos Urbanos I:  o Rio de Janeiro de Pereira Passos.

     

    Seminário 9: ABREU, Maurício de. “O Rio de Janeiro no século XIX: da cidade colonial à cidade capitalista” In: ___ Evolução urbana do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do RJ/ IPP, 2008, p. 35-70.


  • Aula 14

    06/11. Aula 14. 9-12h - LABSAMPA I: Descobrir São Paulo da Primeira República e de Prestes Maia. 9h - Palestra no Museu da Cidade (encontro no Solar da Marquesa, rua Roberto Simonsen) e a partir das 10:30 visita guiada pela professora para desenho.

     

    Leituras recomendadas:

    SIMÕES Junior, José Geraldo. “Os primeiros projetos para o Vale do Anhangabaú e a origem do urbanismo paulistano”/ “A realização dos melhoramentos na região do Anhangabaú” In: ____, Anhangabaú. História e urbanismo. São Paulo: Senac, 2004, p. 82-135 e p. 137-164.

     

    PRESTES MAIA, Francisco, Introdução ao estudo de um Plano de Avenidas para a cidade de São Paulo. São Paulo: Melhoramentos, 1930. (Introdução, Perímetro de Irradiação)


  • Entrega Etapa 4

    Etapa 4

    Comentário crítico e biografia revisto segundo as correções da Etapa 3.

    Primeira versão do texto e das imagens sobre a situação atual do edifício e seu entorno, bibliografia e fonte das imagens.

    Os textos deverão ser entregues pelo E-disciplinas/ USP no dia 13 de novembro até às 8h00.


  • Aula 15

    13/11. Aula 15. Os Congressos Internacionais de Arquitetura, o Movimento Moderno e a habitação social.

     

    Seminário 10: LE CORBUSIER, Carta de Atenas (1933). São Paulo: Hucitec, 1989.


  • Entrega Etapa 5

    20/11. Feriado da Consciência Negra. Não haverá aula.

     

    Etapa 5

    Trabalho final em formato de livro ou website com o comentário crítico, biografia, análise da situação atual do edifício e seu entorno, acompanhada das imagens pertinentes, bibliografia e fonte das imagens.

    O trabalho final deverá ser entregue pelo E-disciplinas/ USP no dia 27 de novembro até às 8h00.


  • 27/11

    27/11. II Congresso Iberoamericano de História Urbana – Cidade do México. Não haverá aula.