Indice degli argomenti





  • RFO3012 - Pediatria 

    Coordenadores:

    • Profa. Dra. Regina Sawamura - sawamura@fmrp.usp.br
      • Fone: 3963-6629
    • Profa. Dra. Walusa Assad Gonçalves Ferri- walusa@fmrp.usp.br
      • Fone: 3963-6628

    O curso visa fornecer aos alunos conhecimentos em temas básicos em pediatria, englobando: cuidados no pré-natal, ocorrências no parto, cuidados na avaliação do crescimento, desenvolvimento neuromotor, alimentação da criança normal e pré-termo. Serão também incluídos temas de patologias, como asfixia neonatal, infecções congênitas, infecções de vias aéreas, malformações congênitas, problemas cirúrgicos, assim como noções de prevenção de infeções no berçário e cuidados à saúde. O conhecimento destes temas é de suma importância para que o fonoaudiólogo reconheça o desenvolvimento normal e patológico das crianças, e possa identificar alterações precoces nos problemas de linguagem, nos distúrbios alimentares (mastigação/deglutição), distúrbios de audição; para que desta forma se habilite no diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias de motricidade orofacial e de linguagem desde os primeiros dias de vida, cuidando para que estes distúrbios sejam sanados ou minimizados, e não prejudique uma fase do desenvolvimento do ser em crescimento.

    OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

    Propiciar aos alunos conhecimentos básicos em pediatria, compreendendo aspectos do desenvolvimento infantil, suas alterações e prognósticos relacionando-os à prática fonoaudiológica.


  • PEDIATRIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA - Horário 2019

    Aula: Exame Físico do Recém-Nascido: Antecedentes da gestação, ocorrências no parto e possíveis
    repercussões sobre o recém-nascido. 

    Objetivos: Observação das características especiais de recém-nascido, que é um lactente em fase de transição da vida intrauterina para extrauterina. Adaptação especialmente cardiorrespiratória. Em particular enfatizamos o aprendizado dos reflexos transitórios, que vão desaparecendo com o desenvolvimento neuropsicomotor. Conhecimento sobre as condições patológicas que alteram o desenvolvimento neurológico do RN.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pelo Prof. Dr. José Simon Camelo Jr

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Pernetta C. Semiologia Pediátrica. 5ª edição, Guanabara, 1990; Porto CC. Exame Clínico. 3ª edição, Guanabara Koogan, 1996.


  • Infecções de Vias Áereas

  • Alimentação no 1º ano de vida da criança nascida a termo

    Objetivos:

    • Compreender a importância do aleitamento materno na alimentação do lactente;
    • Reconhecer os substitutos do leite materno e suas características;
    • Entender os princípios que regem o início da alimentar complementar do lactente;
    • Conhecer os regimes de alimentação do lactente no segundo semestre de vida.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pelo Prof. Dr. Ivan S. Ferraz

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Virgínia Resende Silva Weffort, Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira , Rafaela Cristina Ricco, Hélio Fernandes Rocha, Angela Peixoto Mattos, Fábio Ancona Lopez.  Alimentação do lactente.  In: Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia/ Organizador: Virginia Resende Silva Weffort.  – 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018. p. 13-49.
    2. Luiz Antonio Del Ciampo, Ieda Regina Lopes Del Ciampo, Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, Rubens Garcia Ricco.  Alimentação.  In: Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Organizadores: Rubens Garcia Ricco, Luiz Antonio Del Ciampo, Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, 2. ed. – Editora Atheneu, São Paulo, 2008. p. 77-87.


  • Asfixia Perinatal

    Objetivo: Fisiopatologia, repercussões clínicas e impacto no neurodesenvolvimento

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrado por: Profa. Dra. Cristina Gardonyi Carvalheiro (docente colaboradora FAEPA - Departamento de Puericultura e Pediatria)


    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. - BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
    2. - LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
    3. - MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
    4. - SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.



  • Avaliação do Crescimento: Curvas de Crescimento

    Objetivo de aprendizagem: Conhecer e utilizar corretamente os instrumentos para medida de peso, altura e perímetro craniano de crianças, utilizar corretamente e interpretar as curvas de crescimento/Avaliar adequadamente o crescimento e estado nutricional de crianças.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. Dra. Heloísa Bettiol  


    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.


  • RN prematuro - classificação. Cuidados gerais e abordagens específicas

    Título: O Recém-nascido prematuro e como classificá-lo. Cuidados gerais e abordagens específicas em relação às suas peculiaridades e aos problemas mais comuns.

    Objetivo de aprendizagem: Classificação e noções sobre aspectos relevantes nos cuidados a RN prematuros com vista às consequências para o desenvolvimento

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrado pela Profa. Dra. Marisa Márcia Mussi

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
    2. LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
    3. MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
    4. SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.


  • Malformações congênitas e a fonoaudiologia I

    Objetivo: Reconhecer as principais malformações congênitas, compreendendo o papel do fonoaudiólogo no trabalho multidisciplinar destes pacientes.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. Dra. Ester Ramos


  • Malformações congênitas e a fonoaudiologia II

    Objetivo: Reconhecer as principais malformações congênitas, compreendendo o papel do fonoaudiólogo no trabalho multidisciplinar destes pacientes.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. Dra. Ester Ramos

  • Infecções congênitas: repercussões clínicas e prevenção

    Objetivo: Quais são, como são transmitidas as infecções congênitas e suas consequências na saúde da criança  em curto e longo prazo

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. DRa. Cristina Gardonyi Carvalheiro (docente colaboradora FAEPA)

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
    2. LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
    3. MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
    4. SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.


  • Profilaxia das infecções no berçário

    Objetivo: Classificação das infecções bacterianas no RN e modos de prevenção

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrado pela Profa. Dra. Cristina Gardonyi Carvalheiro (docente colaboradora FAEPA)


    REFERÊNCIAS para leitura:

    1.  BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
    2. LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
    3. MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
    4. SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.


  • Desenvolvimento: avaliação do desenvolvimento neuromotor I

    Objetivos:  

    1. Aspectos gerais sobre o neurodesenvolvimento.
    2. Aspectos específicos sobre o neurodesenvolvimento

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula Hamad

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Material das aulas (Diapositivos da aula)
    2. Carolina A.R. Funayama. Exame neurológico em crianças. Revista Medicina, Ribeirão Preto, 29: 32-43, jan./mar. 1996

     


  • Desenvolvimento: avaliação do desenvolvimento neuromotor II

    Objetivos:

    1. Aspectos gerais sobre o neurodesenvolvimento.
    2. Aspectos específicos sobre o neurodesenvolvimento

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula Hamad

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. -Material das aulas (Diapositivos da aula)
    2. Carolina A.R. Funayama. Exame neurológico em crianças. Revista Medicina, Ribeirão Preto, 29: 32-43, jan./mar. 1996


  • Aleitamento Materno

    Objetivo: Aprendizagem das vantagens do aleitamento materno na era da sustentabilidade e suas vantagens evolucionárias, em especial no desenvolvimento do aparelho fonador e do neurodesenvolvimento.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pelo Prof. Dr.  José Simom Camelo Jr


    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional. Da Concepção à Adolescência. Guanabara Koogan. 2007.


  • Teste do Pezinho

    Objetivo: Aprendizagem sobre a triagem neonatal como programa de saúde pública, para detecção precoce de doenças metabólicas com manifestação neonatal e problemas auditivos, visuais e cardiológicos.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pelo Prof. Dr. José Simom Camelo Jr

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Ministério da Saúde. Triagem Neonatal Biológica. Manual Técnico. 2016; Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal. 2012.


  • Icterícia

    Objetivo: Importância das diferenças entre icterícia fisiológica, induzida pelo leite materno e icterícia patológica. Conceito das incompatibilidades sanguíneas materno-fetais, kernicterus. Consequências relacionadas ao kernicterus: paralisia cerebral distônica e surdez neurossensorial.

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Aula ministrada pelo Prof. Dr. José Simom Camelo Jr

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Ministério da Saúde. Atenção à Saúde do Recém-Nascido. 4 volumes. 2012.


  • Infecções das vias aéreas

    Objetivo: Impacto das doenças vias aéreas mais prevalentes sobre a saúde e sua prevenção

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pela Profa. Dra. Maria Célia Cervi

    • Icona Risorsa
      aula de Infecções de Vias Aéreas File

      Síndromes Clínicas pela dinâmica epidemiológica dos agentes patogênicos e meios de prevenção e controle.

      Condizioni per l'accesso: Il campo Codice identificativo del tuo profilo non deve essere vuoto
    • Icona Risorsa
      aula de Infecções de Vias Aéreas File

      Síndromes Clínicas pela dinâmica epidemiológica dos agentes patogênicos e meios de prevenção e controle.

      Condizioni per l'accesso: Il campo Codice identificativo del tuo profilo non deve essere vuoto
  • Problemas Cirúrgicos do RN

    Objetivo: Reconhecer as principais condições de cirúrgicas em que ocorre a atuação direta do fonoaudiólogo. Espera-se que o aluno tenha conhecimento das seguintes doenças: gastrosquise, atresia de esôfago, paralisia cerebral decorrentes de anóxia, defeitos ou infecções e doenças do refluxo e lábio leporino

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Antonio Perecim  Volpe (docente colaborador FAEPA – Depto Cirurgia)

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. Goodacre T & Swan MC. Cleft lip and palate: current management. Paediatrics and Child Health. Volume 18, Issue 6, June 2008, Pages 283-292 https://doi.org/10.1016/j.paed.2008.03.008
    2. Strudwick S. Gastro-oesophageal reflux and feeding: the speech and language therapist's perspective. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2003 Dec;67 Suppl 1:S101-2.
    3. Christison-Lagay ER, Kelleher CM, Langer JC. Neonatal abdominal wall defects. Semin Fetal Neonatal Med. 2011 Jun;16(3):164-72. doi: 10.1016/j.siny.2011.02.003. Epub 2011 Apr 6. Review.