Programação
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RFO3012 - PediatriaCoordenadores:
- Profa. Dra. Regina Sawamura - sawamura@fmrp.usp.br
- Fone: 3963-6629
- Profa. Dra. Walusa Assad Gonçalves Ferri- walusa@fmrp.usp.br
- Fone: 3963-6628
O curso visa fornecer aos alunos conhecimentos em temas básicos em pediatria, englobando: cuidados no pré-natal, ocorrências no parto, cuidados na avaliação do crescimento, desenvolvimento neuromotor, alimentação da criança normal e pré-termo. Serão também incluídos temas de patologias, como asfixia neonatal, infecções congênitas, infecções de vias aéreas, malformações congênitas, problemas cirúrgicos, assim como noções de prevenção de infeções no berçário e cuidados à saúde. O conhecimento destes temas é de suma importância para que o fonoaudiólogo reconheça o desenvolvimento normal e patológico das crianças, e possa identificar alterações precoces nos problemas de linguagem, nos distúrbios alimentares (mastigação/deglutição), distúrbios de audição; para que desta forma se habilite no diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias de motricidade orofacial e de linguagem desde os primeiros dias de vida, cuidando para que estes distúrbios sejam sanados ou minimizados, e não prejudique uma fase do desenvolvimento do ser em crescimento.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Propiciar aos alunos conhecimentos básicos em pediatria, compreendendo aspectos do desenvolvimento infantil, suas alterações e prognósticos relacionando-os à prática fonoaudiológica.
- Profa. Dra. Regina Sawamura - sawamura@fmrp.usp.br
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Aula: Exame Físico do Recém-Nascido: Antecedentes da gestação, ocorrências no parto e possíveis
repercussões sobre o recém-nascido.Objetivos: Observação das características especiais de recém-nascido, que é um lactente em fase de transição da vida intrauterina para extrauterina. Adaptação especialmente cardiorrespiratória. Em particular enfatizamos o aprendizado dos reflexos transitórios, que vão desaparecendo com o desenvolvimento neuropsicomotor. Conhecimento sobre as condições patológicas que alteram o desenvolvimento neurológico do RN.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pelo Prof. Dr. José Simon Camelo Jr
REFERÊNCIAS para leitura:
- Pernetta C. Semiologia Pediátrica. 5ª edição, Guanabara, 1990; Porto CC. Exame Clínico. 3ª edição, Guanabara Koogan, 1996.
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Aula da Profa Maria Célia Cervi
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Objetivos:
- Compreender a importância do aleitamento materno
na alimentação do lactente;
- Reconhecer os substitutos do leite materno e suas características;
- Entender os princípios que regem o início da alimentar complementar do lactente;
- Conhecer os regimes de alimentação do lactente no segundo semestre de vida.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pelo Prof. Dr. Ivan S. Ferraz
REFERÊNCIAS para leitura:
- Virgínia Resende Silva Weffort, Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira , Rafaela Cristina Ricco, Hélio Fernandes Rocha, Angela Peixoto Mattos, Fábio Ancona Lopez. Alimentação do lactente. In: Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia/ Organizador: Virginia Resende Silva Weffort. – 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018. p. 13-49.
- Luiz Antonio Del Ciampo, Ieda Regina Lopes Del Ciampo, Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, Rubens Garcia Ricco. Alimentação. In: Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Organizadores: Rubens Garcia Ricco, Luiz Antonio Del Ciampo, Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida, 2. ed. – Editora Atheneu, São Paulo, 2008. p. 77-87.
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Para o assunto abordado na aula, você pode ler o capítulo 1 ("Alimentação do lactente") do Manual de Alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
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Para o assunto abordado na aula, você pode ler o capítulo 1 ("Alimentação do lactente") do Manual de Alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Compreender a importância do aleitamento materno
na alimentação do lactente;
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Objetivo: Fisiopatologia, repercussões clínicas e impacto no neurodesenvolvimento
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrado por: Profa. Dra. Cristina Gardonyi Carvalheiro (docente colaboradora FAEPA - Departamento de Puericultura e Pediatria)
REFERÊNCIAS para leitura:
- - BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
- - LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
- - MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
- - SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.
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Objetivo de aprendizagem: Conhecer e utilizar corretamente os instrumentos para medida de peso, altura e perímetro craniano de crianças, utilizar corretamente e interpretar as curvas de crescimento/Avaliar adequadamente o crescimento e estado nutricional de crianças.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pela Profa. Dra. Heloísa Bettiol
REFERÊNCIAS para leitura:
- MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
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Título: O Recém-nascido prematuro e como classificá-lo. Cuidados gerais e abordagens específicas em relação às suas peculiaridades e aos problemas mais comuns.
Objetivo de aprendizagem: Classificação e noções sobre aspectos relevantes nos cuidados a RN prematuros com vista às consequências para o desenvolvimento
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrado pela Profa. Dra. Marisa Márcia Mussi
REFERÊNCIAS para leitura:
- BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
- LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
- MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
- SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.
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Objetivo: Reconhecer as principais malformações congênitas, compreendendo o papel do fonoaudiólogo no trabalho multidisciplinar destes pacientes.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pela Profa. Dra. Ester Ramos
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Objetivo: Reconhecer as principais malformações congênitas, compreendendo o papel do fonoaudiólogo no trabalho multidisciplinar destes pacientes.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pela Profa. Dra. Ester Ramos
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Objetivo: Quais são, como são transmitidas as infecções congênitas e suas consequências na saúde da criança em curto e longo prazo
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pela Profa. DRa. Cristina Gardonyi Carvalheiro (docente colaboradora FAEPA)
REFERÊNCIAS para leitura:
- BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
- LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
- MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
- SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.
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Objetivo: Classificação das infecções bacterianas no RN e modos de prevenção
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrado pela Profa. Dra. Cristina Gardonyi Carvalheiro (docente colaboradora FAEPA)
REFERÊNCIAS para leitura:
- BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
- LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
- MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
- SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.
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Objetivos:
- Aspectos gerais sobre o neurodesenvolvimento.
- Aspectos específicos sobre o neurodesenvolvimento
Ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula Hamad
REFERÊNCIAS para leitura:
- Material das aulas (Diapositivos da aula)
- Carolina A.R. Funayama. Exame neurológico em crianças. Revista Medicina, Ribeirão Preto, 29: 32-43, jan./mar. 1996
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Objetivos:
- Aspectos gerais sobre o neurodesenvolvimento.
- Aspectos específicos sobre o neurodesenvolvimento
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula HamadREFERÊNCIAS para leitura:
- -Material das aulas (Diapositivos da aula)
- Carolina A.R. Funayama. Exame neurológico em crianças. Revista Medicina, Ribeirão Preto, 29: 32-43, jan./mar. 1996
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Objetivo: Aprendizagem das vantagens do aleitamento materno na era da sustentabilidade e suas vantagens evolucionárias, em especial no desenvolvimento do aparelho fonador e do neurodesenvolvimento.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pelo Prof. Dr. José Simom Camelo Jr
REFERÊNCIAS para leitura:
- Monteiro JP & Camelo Jr JS. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional. Da Concepção à Adolescência. Guanabara Koogan. 2007.
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Objetivo: Aprendizagem sobre a triagem neonatal como programa de saúde pública, para detecção precoce de doenças metabólicas com manifestação neonatal e problemas auditivos, visuais e cardiológicos.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pelo Prof. Dr. José Simom Camelo Jr
REFERÊNCIAS para leitura:
- Ministério da Saúde. Triagem Neonatal Biológica. Manual Técnico. 2016; Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal. 2012.
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Objetivo: Importância das diferenças entre icterícia fisiológica, induzida pelo leite materno e icterícia patológica. Conceito das incompatibilidades sanguíneas materno-fetais, kernicterus. Consequências relacionadas ao kernicterus: paralisia cerebral distônica e surdez neurossensorial.
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Aula ministrada pelo Prof. Dr. José Simom Camelo Jr
REFERÊNCIAS para leitura:
- Ministério da Saúde. Atenção à Saúde do Recém-Nascido. 4 volumes. 2012.
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Objetivo: Impacto das doenças vias aéreas mais prevalentes sobre a saúde e sua prevenção
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pela Profa. Dra. Maria Célia Cervi
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aula de Infecções de Vias Aéreas Arquivo
Síndromes Clínicas pela dinâmica epidemiológica dos agentes patogênicos e meios de prevenção e controle.
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aula de Infecções de Vias Aéreas Arquivo
Síndromes Clínicas pela dinâmica epidemiológica dos agentes patogênicos e meios de prevenção e controle.
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Objetivo: Reconhecer as principais condições de cirúrgicas em que ocorre a atuação direta do fonoaudiólogo. Espera-se que o aluno tenha conhecimento das seguintes doenças: gastrosquise, atresia de esôfago, paralisia cerebral decorrentes de anóxia, defeitos ou infecções e doenças do refluxo e lábio leporino
Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes
Ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Antonio Perecim Volpe (docente colaborador FAEPA – Depto Cirurgia)
REFERÊNCIAS para leitura:
- Goodacre T & Swan MC. Cleft lip and palate: current management. Paediatrics and Child Health. Volume 18, Issue 6, June 2008, Pages 283-292
https://doi.org/10.1016/j.paed.2008.03.008
- Strudwick S. Gastro-oesophageal reflux and feeding: the speech and language therapist's perspective. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2003 Dec;67 Suppl 1:S101-2.
- Christison-Lagay ER, Kelleher CM, Langer JC. Neonatal abdominal wall defects. Semin Fetal Neonatal Med. 2011 Jun;16(3):164-72. doi: 10.1016/j.siny.2011.02.003. Epub 2011 Apr 6. Review.
- Goodacre T & Swan MC. Cleft lip and palate: current management. Paediatrics and Child Health. Volume 18, Issue 6, June 2008, Pages 283-292
https://doi.org/10.1016/j.paed.2008.03.008