• Aula 2


    Preparativos para a viagem

    Cada estudante deve reservar aproximadamente R$60,00 (sessenta reais) para os seus gastos com alimentação durante os três dias em Itatinga (quem tiver alguma dificuldade em relação a isto deve procurar o professor). Esclarecimentos de dúvidas, formação dos sete grupos de seis estudantes. Cada grupo irá elaborar uma boa proposta para o Município de Itatinga ou de Piracicaba, para ser um exemplo de incorporação do elemento arbóreo na melhoria das condições existenciais. Os componentes do grupo irão pesquisar, estudar e sistematizar informações sobre temas que lhes permitam elaborar propostas fundamentadas para serem incorporadas no futuro Plano Diretor Urbano/Rural do Município, incluindo também propostas para outras esferas administrativas e instâncias de tomada de decisão.

    Exemplos de possíveis temas a serem pensados propositivamente pelos grupos:

    1. viveiro para produção de mudas arbóreas e outras necessárias para as demandas relacionadas à agroecologização florestal educadora da região; 
    2. arborização urbana; 
    3. recuperação, restauração, conservação e manejo de APP e RL; 
    4. produção de árvores e de uma economia de produtos madeireiros; 
    5. produção de não madeireiros;
    6. agroindústria para aproveitamento da produção local, florestal e de outros produtos da terra;
    7. educação florestal e ambiental nas escolas e na sociedade;
    8. sistemas agroflorestais apropriados ao município;
    9. mosaico educoflorestal agroecológico da EECF-Itatinga;
    10. visitação pública na EECF-Itatinga; 
    11. Economia circular, solidária e circuitos curtos;

    Todos os trabalhos e propostas a serem formuladas pelos grupos devem buscar a convergência entre proteção/conservação/preservação/restauração ambiental e a produção de alternativas de desenvolvimento humano sustentável, geração de trabalho e renda, empregos, economia e outros benefícios para o desenvolvimento da região, bem como sobre o papel da EECF e da Prefeitura Municipal de Itatinga e de outras Instituições, nesse cenário. O mesmo exercício será realizado pelos 3 grupos que optarem por não viajar para Itatinga.

    Reforço aos acordos para o semestre. Comentários sobre os vídeos Home/Koyanisquaatsi/Poaquaatsi/Baraca/O Pesadelo de Darwin/Humanos ou outros que propiciem reflexões sobre “contemporaneidade, utopias e distopias”.

    Leituras que antecedem a viagem

    Visitar o site do Professor Barrichelo nas abas que contenham informações sobre a EECF de Itatinga. Plano diretor urbano e plano de desenvolvimento rural de Piracicaba. Revista Piauí de junho de 2019. Recomenda-se a leitura de um ou de alguns dos seguintes textos, como forma de ampliar-se o repertório para os diálogos, textos e propostas que serão formulados, individualmente e em grupo, ao longo do semestre: Pela Mão de Alice, de Boaventura de Sousa Santos; Política, de Aristóteles; O Espírito das Leis, de Montesquieau; História das Florestas, de Perlin;Jardim da Vida (Carlos R. Brandão), Árvores (Ignácio de Loyola Brandão), Gênesis (Sebastião Salgado), Home, ou outros.

    Para a próxima aula

    Prepare um texto de aproximadamente duas páginas intitulado Eu e a Política Florestal. Submeta-o (usando o link abaixo) no formato PDF e leve um cópia impressa no dia da viagem.


    • Prepare um texto que dialogue com os textos lidos (inclusive os vídeos) e sobre a conjuntura e utopias, procurando refletir sobre o seu papel nesse cenário.

    • Artigo analítico para incentivar reflexões sobre políticas públicas na área florestal.

    • Para subsidiar a construção das propostas dos grupos para o Plano diretor urbano/rural de Itatinga e de Piracicaba, segue um documento elaborado em Piracicaba.
    • Para leitura e análise de toda a classe. 

      Para auxiliar nas tarefas de elaboração do diagnóstico e das propostas dos grupos, sugiro a leitura do Plano Diretor do Desenvolvimento de Piracicaba, já fazendo um exercício de pensar e escrever sobre  o que nele inserir para que os nossos sonhos de um Município que incorpore o elemento arbóreo na sua paisagem, gerando trabalho e renda e melhorias das condições existenciais se materializem.

      Sugiro a criação de um capítulo ou  a inserção de artigos ou remodelação dos existentes para incorporarem:

      1. O elemento arbóreo;

      2. Segurança e Soberania Alimentar;

      3. Agricultura Urbana e Periurbana;

      4. Economia Circular; 

      5. Conservação Ambiental;

      6. Geração de Trabalho e Renda;

      7. Multifuncionalidade,

      8. Aproximação com a natureza e Q. De Vida;

      9. Educação e outros.

    • Os anexos darão acesso aos mapas, descrições e outros materiais que constam no Plano Diretor de Piracicaba

    • Várias leituras podem e devem ser feitas para ampliar o repertório de cada estudante na área das políticas públicas, legislação e educação florestal. Aqui segue uma para toda a classe e na bibliografia vocês poderão encontrar outras.