Topic outline
-
PROVA DE RECUPERAÇÃO: 17/02/2020 ÀS 18HS, EM SALA A SER ANUNCIADA, NO CD, AUDITÓRIO 2.
-
Professores:
- Gabriel Marroig (para atendimento: Entre 16h e 18h, terça 26 de Novembro, na sala 3 no térreo do Minas Gerais
- Diogo Meyer (para atendimento: marcar por email (diogo@ib.usp.br). Na sala 4 no térreo do Minas Gerais).
Monitores (atendimento a ser definido):
- PAE: Solimary Garcia Hernandez (solimarygh@usp.br), Bruna de Oliveira Cassettari (bcassettari@usp.br).
- Graduação: Caetano Luis de Oliveira Mourao (caetano.mourao@usp.br)
- Gabriel Marroig (para atendimento: Entre 16h e 18h, terça 26 de Novembro, na sala 3 no térreo do Minas Gerais
-
Conteúdo da aula:
- modelos em Biologia
- contagem de genes e alelos
- equilíbrio de Hardy-Weinberg
- exercício em sala: frequências alélicas e genotípicas, equilíbrio de Hardy-Weinberg. [pdf][html]
Slides da aula teórica aqui [pdf]
Leitura recomendada:
- Ridley 5.1 até 5.5
Leitura adicional:
- Um artigo ilustrando a presença de controvérsia saudável entre evolucionistas: aqui
- Um texto de Jonathan Losos com definições de evolução aqui
- Um post meu sobre controvérsia em evolução aqui
- Um post meu sobre modelos em biologia aqui
Pergunta de conclusão de aula: a questão final da lista de exercícios para ser feita em sala, a respeito de frequências genotípicas nos Fore da Papua-Nova Guiné.
Material sobre os Fore e kuru:
- Um artigo reportando o efeito de uma mutação sobre sobrevivência à doença kuru [pdf]
- Um artigo estimando a intensidade de seleção sobre essa mutação [pdf]
- modelos em Biologia
-
Conteúdo da aula:
- modelos determinísticos e estocásticos
- o modelo Wright-Fisher (WF) de deriva: pressupostos e algoritmo
- previsões do modelo WF (H, p, variância)
- aula prática de modelagem do processo de deriva
Slides da aula teórica aqui
Leitura básica: Ridley 6.1, 6.2, 6.3, 6.4.
-
Aula teórica:
- Discussão das simulações feitas em sala
- Revisão de conceitos de deriva
- Tamanho efetivo populacional
- Teoria neutra
Slides da aula teórica aqui
Aula prática:
Leitura básica:
- Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2)
Um post da Tatiana Torres sobre a Teoria Neutra, por ocasião dos 50 anos da publicação de Kimura.
-
Teórica:
- revisão de conceitos de seleção (mutação vantajosa, deletérias, dominância).
- contraste entre modelos de seleção e deriva (neutralidade).
- testes do modelo neutro
- interação entre deriva e seleção
- modelo "quase neutro".
Prática:
- Uso do roteiro da aula passada para simular seleção com deriva.
Slides da aula aqui
Sugestões de leitura
Leituras mais básicas
Um texto sucinto e claro com perguntas e respostas sobre deriva genética aqui
Um post da Tatiana Torres sobre a Teoria Neutra, por acasião dos 50 anos da publicação de Kimura.
Leituras mais avançadas
Um paper que mostra que espécies de aves em ilhas têm uma taxa de acúmulo de mutações não sinônimas elevada do que as de continente, conforme previsto pela teoria quase neutra. Mas para vocês verem que a vida não é fácil, tem também um estudo que questiona a premissa de que espécies em ilhas tem tamanhos efetivos populacionais reduzidos!
Um texto um pouco mais avançado sobre o relógio molecular aqui
- revisão de conceitos de seleção (mutação vantajosa, deletérias, dominância).
-
Professor convidado: Glauco Machado.
Sugestões para leitura:
No capítulo 12 do Ridley há uma boa revisão de temas centrais discutidos pelo Glauco. O conteúdo do capítulo 12 que não foi apresentado pelo Glauco na aula não será cobrado.
Um post de Diogo Meyer sobre o experimento em leveduras, mostrando vantagens evolutivas da reprodução sexual.
Tem também um comentário na Nature, também comentando o artigo.
Um comentário sobre um artigo que documenta o acúmulo e mutações deletérias em linhagens assexuais de Daphnia, comentado pelo Glauco.
-
- Conceito de desequilíbrio de ligação, como medi-lo e processos que explicam sua manutenção.
- Aplicando ideias evolutivas para compreender evolução do genoma: (1) evolução da complexidade genômica; (2) o efeito carona e suas consequências; (3) a importância recombinação.
Leitura do livro texto: Ridley Capítulo 8 itens: 8.4, 8.5, 8.6, 8.7, 8.9, 8.10