Botânica
Apresentar os princípios das técnicas de análise espectral e identificação de metabólitos secundários, fundamentais em estudos metabolômicos e de biossíntese. Discutir a importância da relação integrada desses tópicos.
1. Apresentar e discutir tópicos relacionados a estudos fitoquímicos: diversidade de metabólitos secundários em plantas; atividades biológicas das principais classes de metabólitos secundários; metodologias para análise de metabólitos secundários. 2. Diversificar e atualizar o conhecimento de pós-graduandos em áreas correlatas aos seus projetos de pesquisa. 3. Expor projetos de pesquisa (IC, MS e DR) para discussões e críticas abrangentes, mantendo um intercâmbio de informações entre os projetos desenvolvidos pelos pós-graduandos. 4. Oferecer um ambiente estimulante para treinamento em apresentação oral e debate científico, tanto dos projetos de pesquisa realizados pelos pós-graduandos, quanto de artigos publicados
Prover conhecimentos sobre classificação, identificação e organização morfológica externa e interna de espécies vegetais que são a matéria prima para fármacos e alimentos.
Fornecer aos alunos uma abordagem moderna sobre o metabolismo vegetal, em especial os metabólitos secundários, sua diversidade e distribuição entre os vegetais, as vias metabólicas que conduzem à sua biossíntese, bem como mostrar dentro da área de recursos econômicos, a importância desses metabólitos nos vários setores da economia, principalmente o industrial.
Apresentar as principais vias de biossíntese de metabólitos secundários e sua distribuição em espécies vegetais. Discutir a importância da relação integrada desses tópicos e potenciais aplicações dos produtos naturais.
Objetivo: Auxiliar os professores em formação a desenvolver seu conhecimento pedagógico de conteúdos de Botânica, por meio da interação com docentes especialistas no conhecimento disciplinar, bem como na área pedagógica (Ensino de Botânica). Refletir sobre os desafios e as possibilidades da abordagem de Botânica no Ensino Básico. Identificar a inserção de tal ciência nesse nível de Ensino. Estimular nos professores em formação a habilidade de elaborar, aplicar, avaliar e refletir sobre estratégias e recursos conceitualmente corretos e pedagogicamente adequados para tratar temas específicos da Botânica, como: sua relação com a sociedade, diversidade e evolução de diversos grupos de algas e plantas; princípios de sistemática filogenética aplicados à classificação das plantas, anatomia vegetal, fisiologia vegetal e biotecnologia.
Fornecer um panorama das possibilidades de explotação de recursos vegetais, com ênfase nos aspectos biológicos que podem contribuir para o aumento da produtividade e conservação do patrimônio genético das plantas.
O objetivo geral é fornecer um panorama sobre os diferentes aspectos do metabolismo vegetal, apresentar estratégias biotecnológicas para a manipulação do metabolismo vegetal para a produção de produtos e serviços para a sociedade e dar subsídios para que os alunos desenvolvam um projeto teórico de biotecnologia vegetal para a solução de um problema biológico real. Objetivos específicos: - fornecer subsídios teóricos e práticos básicos sobre processos bioquímicos fundamentais nas plantas com enfoque em tópicos da fisiologia vegetal (nutrição mineral, relações hídricas, fotossíntese, metabolismo primário e secundário e desenvolvimento vegetal); - familiarizar os alunos com técnicas utilizadas em fisiologia, bioquímica, biologia molecular e biotecnologia de plantas usando um enfoque de biologia de sistemas; - mostrar como se dão aplicações biotecnológicas através da manipulação do metabolismo com base na aplicação do melhoramento genético clássico e técnicas de engenharia genética; - mostrar como a produção de compostos de interesse pode ser aprimorada utilizando culturas de células e de tecidos vegetais; - oferecer treinamento no planejamento e execução de projetos de pesquisa em bioquímica e biotecnologia de plantas; - discutir sobre a abordagem dos temas conceituais e práticos da disciplina na Educação Básica, considerando a importância e o potencial da biotecnologia vegetal para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.