Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Biociências
Mobilizar conhecimentos construídos ao longo do curso para a realização de uma pesquisa científica. Subsidiar o aluno para o planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica com base nas metodologias utilizadas nas diferentes áreas das ciências biológicas ou áreas afins. Instrumentalizar o aluno para a apresentação da pesquisa finalizada em formato de pôster ou apresentação oral, resumo e relatório final.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar. Observação: A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.
Compreender as características do Ensino de Ciências por Investigação. Compreender os aspectos da Natureza da Ciência relacionados ao ensino e à aprendizagem. Reconhecer a importância do Ensino de Ciências por Investigação como abordagem para o desenvolvimento de concepções maduras de Natureza da Ciência na educação científica.
A disciplina tem como principais objetivos que os estudantes: (1) reflitam criticamente sobre a práxis docente, aproximando-se de diferentes realidades do sistema de ensino, incluindo currículo e políticas públicas; (2) compreendam pontos fundamentais da história da educação, estabelecendo paralelos com o histórico do campo de Ensino de Ciências e Biologia; (3) compreendam aspectos introdutórios sobre aprendizagem e os relacionem aos processos de ensino (4) desenvolvam noções básicas sobre elaboração de estratégias didáticas e formas de avaliação da aprendizagem, focando-se em exemplos conceituais do escopo da Biologia; (5) reconheçam o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a atividade docente com a prática da pesquisa; (6) compreendam aspectos básicos das finalidades e metodologias utilizadas na pesquisa em Educação, aproximando-se principalmente da pesquisa em Ensino de Ciências. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa ainda aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros, bem como o uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos, estimulando-se o uso e produção no âmbito das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
A disciplina tem como principais objetivos que os estudantes: (1) reflitam criticamente sobre a práxis docente, aproximando-se de diferentes realidades do sistema de ensino, incluindo currículo e políticas públicas; (2) compreendam pontos fundamentais da história da educação, estabelecendo paralelos com o histórico do campo de Ensino de Ciências e Biologia; (3) compreendam aspectos introdutórios sobre aprendizagem e os relacionem aos processos de ensino (4) desenvolvam noções básicas sobre elaboração de estratégias didáticas e formas de avaliação da aprendizagem, focando-se em exemplos conceituais do escopo da Biologia; (5) reconheçam o Ensino de Ciências e Biologia como um campo promissor de atuação profissional que integra a atividade docente com a prática da pesquisa; (6) compreendam aspectos básicos das finalidades e metodologias utilizadas na pesquisa em Educação, aproximando-se principalmente da pesquisa em Ensino de Ciências. Tendo em vista a formação de professores, a disciplina visa ainda aprimorar competências e habilidades relacionadas à interpretação e à produção de textos em diferentes gêneros, bem como o uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, aplicativos, estimulando-se o uso e produção no âmbito das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Ao priorizar o envolvimento com pesquisas científicas que colaboram para melhor construção de estratégias e instrumentos didáticos voltados para a comunidade externa, a disciplina busca promover a articulação pesquisa/docência/extensão, característica da função social da universidade.
1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais: a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; 2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino); 3. Diferenciar os conceitos de ética e moral; 4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos; 5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania; 6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas; 7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies; 8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico.
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre educação científica e promovendo sua formação a partir de discussões sobre as relações entre teorias pedagógicas e realidade escolar. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições públicas da educação básica em que há a possibilidade de planejamento, discussão, aplicação e avaliação de sequências didáticas investigativas (para isso, o licenciando precisa disponibilizar 4 horas presenciais por semana para as aulas da disciplina, mais 4 horas semanais para a realização de estágio em escola de educação básica ao longo do semestre, além de aproximadamente 2,5 horas semanais para a realização de leituras e atividades extraclasse).
Promover reflexões sobre temas pertinentes à formação do educador que atuará em Ciências e Biologia para diferentes contextos educacionais. Fortalecer habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de práticas educativas extensionistas, utilizando instrumentos socioculturais, em atividades de campo apropriadas para cada contexto educacional.
Estabelecer o conceito de diversidade biológica incluindo os fatores ambientais moduladores dessa diversidade. Promover a integração de conceitos fundamentais para o estudo da diversidade, tais como evolução, adaptação e seleção natural, e a sua relação com fatores bióticos e abióticos. Fomentar a reflexão sobre o papel do professor em sala de aula mediante a discussão das estratégias usadas na própria disciplina pelo corpo docente. Capacitar o aluno para algumas das abordagens usadas pelos biólogos em pesquisas de campo, fornecendo noções de seus princípios teóricos e fundamentos metodológicos. Fundamentar o entendimento do papel do biólogo na sociedade