Programação

  • 1. Introdução

    Bem-vindos à página da disciplina de Eletricidade e Magnetismo I para alunas e alunos do curso de licenciatura em física, período diurno. De acordo com a ementa da disciplina no Jupiter, o nosso programa será

    1. Apresentação do curso - Histórico - Evidências experimentais da existência de cargas na matéria neutra e de sua quantização. 
    2. Materiais isolantes e condutores- Eletrização por atrito e indução 
    3. Lei de Coulumb - Campo elétrico. 
    4. Lei de Gauss 
    5. Energia potencial elétrica e diferença de potencial- Superfícies Equipotenciais
    6. Corrente elétrica – modelo microscópico – resistência. Discussão qualitativa sobre esquema de bandas, para condutores, isolantes e semicondutores .
    7. Campo magnético - imãs permanentes e campo magnético da Terra. Discussão qualitativa sobre momento de dipolo magnético atômico. 
    8. Fluxo do campo magnético e Lei de Gauss para o campo magnético
    9. Campo magnético produzido por correntes - Força entre fios c/ correntes.
    10. Força magnética sobre uma carga em movimento, discussão de razão carga/massa (e/m), experimentos de J.J. Thonson (raios catódicos) e experimento de Millikan – Espectromêtro de massa.
    11. Relação entre eletricidade e magnetismo – Lei de Biot-Savart - Lei de Ampère
    12. Indução elétrica- experimento de Faraday - Lei de Lenz- Indutância e indutância mútua
    13. Solenóides - Energia magnética.
    14. Síntese do Eletromagnetismo – Equações de Maxwell


    2. locais de aula

    É um programa extenso mas teremos várias semanas de aula para isto. As aula são:

    • Terça-feira das 8:00-9:40
    • Sexta-feira das 10:00-11:40

    As aulas serão realizadas na sala 2024 do Edifício Principal.


    3. Monitoria

    A turma contará com um monitor, o Bruno Ortega, que estará disponível para auxiliar nas dúvidas, exercícios e atividades da disciplina. Os dias e horários de atendimento são:

    • Segunda-feira das 12:00-13:00
    • Quarta-feira das 12:00-13:00


    Há um grupo de WhatsApp para discussão de atividades relacionadas ao curso que pode ser acessado via o link:  https://chat.whatsapp.com/Gn71QNY92co6C7rtlQO10Q


    E-mail do monitor: bruno.ortega.goes@usp.br


    4. Bibliografia

    A disciplina será baseada nos livros textos de física básica de eletricidade e magnetismo. Temos várias opções disponíveis mas eu recomendo as seguintes como referência inicial

    Recomendo também, como leitura complementar, o "The Feynman Lectures on Physics", R. Feynman and R. Leighton. Todos estes livros, com pequenas variações nas edições, você encontra ou na biblioteca do IFUSP ou na internet, de forma "gratuita".


    5. Critérios de avaliação e aprovação

    Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve satisfazer as regras básicas da USP ou seja, possuir frequência maior ou igual a 70% e média final maior ou igual a 5,0. Esta disciplina prevê recuperação (segunda avaliação). Os alunos que obtiverem frequência maior ou igual a 70% e média final maior ou igual a 3,0 estão habilitados para a recuperação.

    A nota da disciplina será composta da nota de duas provas e três atividades  (podem ser provinhas ou atividades em grupo, depende do momento e da evolução da turma. Estas atividades podem ser em sala ou fora dela, depende do momento). A média final será computada da seguinte forma:

    \( M = 0.7 \cdot M_{P} + 0.3 \cdot M_{A} \)

    onde \(M_{P}\) é a média simples das duas provas e \(M_{A}\) é a média simples das três atividades em sala. Haverá uma prova substitutiva somente para aqueles que perderam uma das provas que substituirá a nota da prova perdida no cálculo de \(M_{P}\).


    6. Calendário

    As provas e atividades ocorrerão nas seguintes datas:

    • Provas
      • P1 - 9 de abril
      • P2 - 18 de junho
      • Substitutiva - 2 de julho
    • Atividades em sala
      • A1 - 22 de março
      • A2 - 3 de maio
      • A3 - 7 de junho