Programação

  • Geral

  • 25 e 28/2. Introdução à disciplina. O papel das medidas e sua representação.

    O papel histórico da Mecânica na concepção da ciência. A mecânica na física contemporânea. A disciplina de Fundamentos na grade curricular.

    Grandezas físicas e suas unidades. Análise dimensional. Algarismos significativos e representação com potências de 10. O papel das ordens de grandeza das quantidades físicas na determinação dos fenômenos físicos.

    • Q1-UnidadesPadroes(Diurno) Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Q1 Unidades e Padrões(Noturno) Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 7 e 11/3. A descrição do movimento

    Descrição do movimento por meio de tabelas, gráficos e da linguagem oral. Pontos de retorno e a inversão do movimento, quando a aceleração é constante.

    Equações horárias dos movimentos de translação uniforme, uniformemente acelerado ou que formem uma sucessão de deslocamentos com acelerações uniformes em intervalos conhecidos, mas não no tempo todo.

  • 11 e 14/3. Velocidade. A Lei da Inércia.

    A 1a lei de Newton estabelece a existência de referencias inerciais e indica que a velocidade é a grandeza conservada quando não há interação.

    A velocidade  é a inclinação da pequena reta que explica o movimento nos instantes vizinhos ao de interesse.

  • 18 e 21/3 . Velocidade e aceleração, derivadas da posição. 1a provinha

    Nesta semana, vamos formalizar que a velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo e a aceleração, a derivada da velocidade em relação ao tempo. Vamos medir a aceleração local da gravidade com um experimento de queda livre.

    Na 5a-feira, teremos a primeira provinha, no Auditório Abraão de Moraes.

  • 25 e 28/3. Aceleração. Queda livre e medida da aceleração local da gravidade.

    Conteúdo: Determinar a aceleração a partir do gráfico da posição em relação ao tempo; a concavidade de uma função e queda livre (equações). Escrever a equação de uma reta tangente a uma curva qualquer. Derivar polinômios analiticamente.

    Leia: 

    • Halliday-Resnick-Krane seções 2.5 e 2.6
    • Texto Complementar 4 - o gráfico de uma parábola

    No dia 25/3, teremos aula na sala de micros - 1a sala à direita da entrada do prédio. A tarefa está explicada abaixo.

  • 1 e 4/4 - encontrada a equação horária da posição a partir da força resultante

    Integral a partir da área debaixo da curva. Independência do movimento com a mudança de referencial. Forças e interações. Antiderivada da função \(t^n\). Escrever a equação de uma reta tangente ao gráfico de qualquer polinômio. Deduzindo a velocidade a partir da aceleração na prática, a partir da área sob a curva ou da antiderivada.

    Leitura: HRK 3.1 e 3.2

    • Q2 - Lei da inércia e Movimento em uma dimensão Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Q2 - Lei da inércia e Movimento em uma dimensão Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 8 e 11/4. Movimentos com aceleração variável, mas constante por pedaços. Vetores

    Concluiremos o estudo dos movimentos em uma dimensão em que a aceleração varia, mas é constante por intervalos.

    Começamos a lidar com movimentos no espaço, com um estudo resumido de vetores.

    Leitura: HRK seções 3.3 a 3.5 e 2.1 a 2.3

    Textos complementares 5 - a 2a lei de Newton e 6 - Vetores.

    • Q3 - 2a lei de Newton Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Q3 - 2a lei de Newton Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 22/4 - PROVA P2; 25/4 - 3a lei de Newton

    Segunda prova dia 22/4, no Auditório Abrão de Moraes. Veja o conteúdo um pouco mais abaixo.

    Aula de 25 de abril - ler HRK seções 3.6 a 3.8, 5.1 e 5.2

    Conteúdo: A 3ª Lei de Newton. Ação e Reação: simultaneidade e igualdade dos módulos e direções das forças de interação. Ação de contato e à distância. Forças de vínculo. Diagrama de corpo livre.


  • 29/4 e 2/5 - Movimento bidimensional em um campo de força uniforme; Movimento circular uniforme

    Movimento em um campo de força uniforme. Descrição de movimentos de uma partícula em direções perpendiculares por meio de equações paramétricas no tempo. Dependência do movimento realizado com as condições iniciais. A velocidade tem a direção da tangente à trajetória.

    Movimento Circular (MC) uniforme. A relação entre velocidade e velocidade angular no MC. A força centrípeta no MC uniforme e sua relação com a velocidade, a velocidade angular e o raio.

    Leitura do HRK: seções 41 a 4.3 (Movimento em um campo de força uniforme) e seção 4.5 (Movimento Circular (MC).

  • 6 e 9/5 - Movimento relativo a referencial em movimento

    Movimentos relativos em duas dimensões – expressão vetorial que usa a velocidade relativa entre os referenciais. A dependência com o referencial do ângulo que o vetor velocidade forma com os eixos.

    Transformação de referencial aplicado a movimentos em relação ao ar e à água. O período de rotação de um satélite e referenciais inerciais.

    Leitura do HRK: Seção 4.6

  • 13/5 - Experimento de Movimento Relativo (Trem), conclusão

    Concluiremos a análise deste experimento na sala de micros. Traga seus dados!

    O guia da análise está na Tarefa abaixo.


  • 16/5 - Forças de tração. A|plicações diretas da lei de Newton.

    Uso da 2ª lei de Newton. Forças de tração. Aplicações diretas.

    Ler HRK seção 5.4

    • Q4 - 3a Lei de Newton + movimento bidimensional Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Q4 - 3a Lei de Newton + movimento bidimensional Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 20 e 23/5. Diagrama de corpo livre. A força de atrito. Provinha p3 no dia 23/5


    Localização, composição e resultante de todas as forças de interação.

    As leis empíricas da força de atrito de contato: 

    • oposta à velocidade ou à tendência do movimento para corpos em equilíbrio
    • relação com a componente normal da força de contato 
    • independência com a área de contato
    • coeficiente de atrito cinético
    • valor limite da força de atrito estático e o coeficiente de atrito estático.

    Leitura: HRK 5.3

    A aula do dia 23/5, 5a-feira, será no Auditório Abrão de Moraes, onde também teremos a 3a provinha.

  • 23/5 a 9/6: Movimento Relativo - uma experiência online - Velocidade relativa (cilindro)

    Este tópico corresponde a uma tarefa a ser realizada online, conforme descrição abaixo.

  • 27 e 30/5. Aplicações das leis de Newton

    Aplicação das leis do atrito. Aplicação das leis de Newton a sistemas mais complexos; vários problemas têm uma pergunta que exige a solução da equação de movimento com as condições iniciais até o ponto de descrever detalhes do movimento.

    • Q5 - Leis de Newton e MCU Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Diurno
    • Q5 - Leis de Newton e MCU Questionário
      Restrito Disponível se: Você faz parte de um grupo em Noturno
  • 3 e 6/6 - Aplicações das leis de Newton

    Exemplos de aplicação das leis de Newton. Ênfase no uso correto dos referenciais e na atribuição de sinais às grandezas físicas. 

    Na aula do dia 3, planejamos resolver os problemas 8, 9 e 10 da lista 13.

    Na aula da 5a-feira, dia 6, pretendemos resolver os problemas 5, 6 e 9 da lista 14. 

    Leitura: Texto complementar 7 (A derivada das funções trigonométricas)

  • 10 e 13/6 - aplicações das leis de Newton

    Dia 10 faremos os problemas da lista 15 de números 1, 3, 5 e, se der tempo, o 9.

    No dia 13, faremos os problemas 12, 13 e 15 da lista 15.

  • 17/6 - Prova 4

    Dia 17/6, no Auditório Abrão de Moraes. Conteúdo:

    • Listas de Exercícios 7 a 15.
    • Textos Complementares 5, 6 e 7.
    • Livro do HRK: seções 2.1 a 2.3; 3.6 a 3.8; 4.1 a 4.3, 4.5 e 4.6; 5.1, 5.2 e 5.4


  • 24/6 - Prova substitutiva





  • Prova de Recuperação

    Prova de recuperação dia 4 de julho, 5a-feira, as 19 horas.

    Local: Auditório Abraão de Moraes.

    Conteúdo: o mesmo da substitutiva (quadro acima).

    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP