Programação
Geral
Nesta pasta, você encontra os textos complementares referentes a:
I. O gráfico de uma reta
II. A arbitrariedade na escolha do referencial
III. A 1a lei de Newton.
IV. O gráfico da parábola
V. A 2a lei de Newton. A integral da velocidade no tempo.
VI. Revisão de vetores.
VII. Derivadas e integrais das funções trigonométricas
Arquivos de slides das aulas
Este questionário é formado por 5 questões valendo 2 pontos cada e 6 questões valendo 1 ponto cada; a nota final será normalizada a 10. Não há desconto por resposta errada, assim não deixe de responder a nenhuma questão.
Nas questões calculadas, o resultado numérico deve ser fornecido com dois dígitos significativos, usando a vírgula como separador, e sem escrever a unidade no campo da resposta; cada questão indica em que unidades deve ser calculada a grandeza. O moodle marcará as respostas em desacordo com esta orientação como "incompleta" ou "não respondida", quando você finalizar o questionário - não envie antes de corrigir! Volte à questão em aberto, corrija sua resposta, finalize e envie seu questionário.
Quando a rede está lenta, as figuras demoram a carregar; nesses casos, o navegador costuma avisar, no canto esquerdo inferior da janela, que está esperando a comunicação. Se você perder a conexão no meio da prova, aguarde voltar o serviço de rede, logue-se de novo e retome o questionário. Eventualmente ele perdeu a resposta da questão exibida na tela; nesse caso, escreva novamente a resposta. Estamos dando tempo extra para resolver a prova prevendo esses eventos, embora desejamos que nada disso aconteça.
25 e 28/2. Introdução à disciplina. O papel das medidas e sua representação.
O papel histórico da Mecânica na concepção da ciência. A mecânica na física contemporânea. A disciplina de Fundamentos na grade curricular.
Grandezas físicas e suas unidades. Análise dimensional. Algarismos significativos e representação com potências de 10. O papel das ordens de grandeza das quantidades físicas na determinação dos fenômenos físicos.
Exercícios principalmente sobre: Algarismos significativos, padrões de medida e análise dimensional.
Questões sobre a leitura do cap. 1 do Halliday. Sao 7 questões, e você terá 30 minutos para responder. Você pode refazer o teste mais duas vezes, a segunda depois de, pelo menos, uma hora de intervalo da primeira tentativa, e a terceira, depois de pelo menos duas horas da segunda tentativa. Vale a nota mais alta das tentativas que fizer.
7 e 11/3. A descrição do movimento
Descrição do movimento por meio de tabelas, gráficos e da linguagem oral. Pontos de retorno e a inversão do movimento, quando a aceleração é constante.
Equações horárias dos movimentos de translação uniforme, uniformemente acelerado ou que formem uma sucessão de deslocamentos com acelerações uniformes em intervalos conhecidos, mas não no tempo todo.
Exercícios sobre a representação gráfica do movimento e o conceito de velocidade em geral e no deslocamento dos corpos em particular.
11 e 14/3. Velocidade. A Lei da Inércia.
A 1a lei de Newton estabelece a existência de referencias inerciais e indica que a velocidade é a grandeza conservada quando não há interação.A velocidade é a inclinação da pequena reta que explica o movimento nos instantes vizinhos ao de interesse.
18 e 21/3 . Velocidade e aceleração, derivadas da posição. 1a provinha
Nesta semana, vamos formalizar que a velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo e a aceleração, a derivada da velocidade em relação ao tempo. Vamos medir a aceleração local da gravidade com um experimento de queda livre.
Na 5a-feira, teremos a primeira provinha, no Auditório Abraão de Moraes.
Conteúdo: Exercícios das listas 1, 2, 3 e 4, exceto os com estrela (*).
Capítulo 1 do Halliday-Resnick-Krane
Textos complementares 1, 2 e 3,
25 e 28/3. Aceleração. Queda livre e medida da aceleração local da gravidade.
Conteúdo: Determinar a aceleração a partir do gráfico da posição em relação ao tempo; a concavidade de uma função e queda livre (equações). Escrever a equação de uma reta tangente a uma curva qualquer. Derivar polinômios analiticamente.
Leia:
- Halliday-Resnick-Krane seções 2.5 e 2.6
- Texto Complementar 4 - o gráfico de uma parábola
No dia 25/3, teremos aula na sala de micros - 1a sala à direita da entrada do prédio. A tarefa está explicada abaixo.
Vamos realizar um experimento com imagens do movimento de queda livre de um “ovinho” abandonado a partir do repouso. O guia do experimento está abaixo (em docx, pdf e rtf) - ele deve ser preenchidos com texto e gráficos, usando o editor de texto do computador. Faça upload do relatório preenchido na tarefa correspondente.
Esta aula será dia 25/3 na sala de informática, sala 2026, 1a à direita da entrada.
1 e 4/4 - encontrada a equação horária da posição a partir da força resultante
Integral a partir da área debaixo da curva. Independência do movimento com a mudança de referencial. Forças e interações. Antiderivada da função \(t^n\). Escrever a equação de uma reta tangente ao gráfico de qualquer polinômio. Deduzindo a velocidade a partir da aceleração na prática, a partir da área sob a curva ou da antiderivada.
Leitura: HRK 3.1 e 3.2
Questões sobre a seçao 2.4 do HRK e dos textos complementares 2 e 3.
São 7 questões para responder em 30 mintuos. Você pode tentar 3 vezes, separados por um intervalo de 1 hora da 1a para a 2a e de 2 horas, da 2a para a 3a. Vale a nota mais alta que conseguir.
Questões sobre a seçao 2.4 do HRK e dos textos complementares 2 e 3.
São 7 questões para responder em 30 mintuos. Você pode tentar 3 vezes, separados por um intervalo de 1 hora da 1a para a 2a e de 2 horas, da 2a para a 3a. Vale a nota mais alta que conseguir.
8 e 11/4. Movimentos com aceleração variável, mas constante por pedaços. Vetores
Concluiremos o estudo dos movimentos em uma dimensão em que a aceleração varia, mas é constante por intervalos.
Começamos a lidar com movimentos no espaço, com um estudo resumido de vetores.
Leitura: HRK seções 3.3 a 3.5 e 2.1 a 2.3
Textos complementares 5 - a 2a lei de Newton e 6 - Vetores.
Testes sobre os textos complementares 4 e 5 e seções 2.5 e 2.6 do HRK.
São 7 questões, para resolver em até 30. Você pode tentar 3 vezes, valendo a nota mais alta.
Testes sobre os textos complementares 4 e 5 e seções 2.5 e 2.6 do HRK.
São 7 questões, para resolver em até 30 minutos. Você pode tentar 3 vezes, valendo a nota mais alta.
22/4 - PROVA P2; 25/4 - 3a lei de Newton
Segunda prova dia 22/4, no Auditório Abrão de Moraes. Veja o conteúdo um pouco mais abaixo.
Aula de 25 de abril - ler HRK seções 3.6 a 3.8, 5.1 e 5.2
Conteúdo: A 3ª Lei de Newton. Ação e Reação: simultaneidade e igualdade dos módulos e direções das forças de interação. Ação de contato e à distância. Forças de vínculo. Diagrama de corpo livre.
Dia 22/4, no Auditório Abrão de Moraes. Conteúdo:
- Listas de Exercícios 1 a 6.
- Textos Complementares de 1 a 5.
- Livro do HRK: Capítulo 1; seções 4 a 6 do capítulo 2; seções 1 a 5 do capítulo 3.
29/4 e 2/5 - Movimento bidimensional em um campo de força uniforme; Movimento circular uniforme
Movimento em um campo de força uniforme. Descrição de movimentos de uma partícula em direções perpendiculares por meio de equações paramétricas no tempo. Dependência do movimento realizado com as condições iniciais. A velocidade tem a direção da tangente à trajetória.
Movimento Circular (MC) uniforme. A relação entre velocidade e velocidade angular no MC. A força centrípeta no MC uniforme e sua relação com a velocidade, a velocidade angular e o raio.
Leitura do HRK: seções 41 a 4.3 (Movimento em um campo de força uniforme) e seção 4.5 (Movimento Circular (MC).
O guia de laboratório abaixo orienta a tomada de dados e a primeira parte da análise do experimento de movimento relativo, cujas imagens estão no sítio http://www.fisfoto.if.usp.br/, em que você deve selecionar a aba "Experimentos de translação" e escolher o item "Movimento relativo (trem)".
Use o guia em anexo a esta tarefa (basta clicar na tarefa que você poderá ler ou baixar o documento); o que está na página do fisfoto orienta para um tratamento de dados mais completo do que podemos fazer neste momento.
O trabalho deve ser realizado por equipes de duas pessoas. Cada membro da equipe tem um conjunto de imagens designado, procure o seu no arquivo "Designação dos conjuntos de imagens.pdf", também em anexo. A equipe escolhe um dos dois, o que quiser - apenas um conjunto de imagens deve ser analisado por equipe.
O relatório referente a esta parte é muito sintético e deve ser entregue até 5/5, para que possamos corrigir e lhe devolver antes do início da 2a etapa, que será realizada no horário de aula no dia 13/5, na sala de micros. Faça upload de um único arquivo de texto com os gráficos e tabelas incluídos no documento.
6 e 9/5 - Movimento relativo a referencial em movimento
Movimentos relativos em duas dimensões – expressão vetorial que usa a velocidade relativa entre os referenciais. A dependência com o referencial do ângulo que o vetor velocidade forma com os eixos.
Transformação de referencial aplicado a movimentos em relação ao ar e à água. O período de rotação de um satélite e referenciais inerciais.
Leitura do HRK: Seção 4.6
Neste vídeo, é possível ver que o avião não tem o nariz na direção da pista; o ângulo da câmara exagera o efeito, mas é possível ver, no instante 0:44, que a roda traseira esquerda e a roda dianteira do avião estão praticamente sobre a linha de luzes, e em 0:48 já se vê a roda traseira rodando paralela ao eixo, longe da linha de luzes.
13/5 - Experimento de Movimento Relativo (Trem), conclusão
Concluiremos a análise deste experimento na sala de micros. Traga seus dados!
O guia da análise está na Tarefa abaixo.
Estudaremos o movimento da bolinha no referencial do trem, o que nos possibilitará compreender o porquê de a bolinha voltar para a chaminé do trem após a travessia do túnel e quais as condições para que isso ocorra.
O roteiro está abaixo e é diferente do que está na página do experimento.
16/5 - Forças de tração. A|plicações diretas da lei de Newton.
Uso da 2ª lei de Newton. Forças de tração. Aplicações diretas.
Ler HRK seção 5.4
Questionário sobre as listas 8 (problemas 2 e 5) e 9 (problemas 9 e 13).
São 6 questões e você tem 25 minutos para responder. É preciso ter resolvido os problemas antes de começar os testes. Você pode tentar 3 vezes, com intervalo de tempo crescente entre as tentativas.
Questionário sobre as listas 8 (problemas 2 e 5) e 9 (problemas 9 e 13).
São 6 questões e você tem 25 minutos para responder. É preciso ter resolvido os problemas antes de começar os testes. Você pode tentar 3 vezes, com intervalo de tempo crescente entre as tentativas.
20 e 23/5. Diagrama de corpo livre. A força de atrito. Provinha p3 no dia 23/5
Localização, composição e resultante de todas as forças de interação.As leis empíricas da força de atrito de contato:
- oposta à velocidade ou à tendência do movimento para corpos em equilíbrio
- relação com a componente normal da força de contato
- independência com a área de contato
- coeficiente de atrito cinético
- valor limite da força de atrito estático e o coeficiente de atrito estático.
Leitura: HRK 5.3
A aula do dia 23/5, 5a-feira, será no Auditório Abrão de Moraes, onde também teremos a 3a provinha.
Dia 23/5, 5a-feira, no Aud. Abraão de Moraes.
Conteúdo:
- Listas de exercícos: 7 a 11
- Texto do HRK: seções 2.1 a 2.3; 3.6 a 3.8; 4.1 a 4.3, 4.5 e 4.6; 5.1, 5.2 e 5.4.
- Textos complementares 5 e 6.
23/5 a 9/6: Movimento Relativo - uma experiência online - Velocidade relativa (cilindro)
Este tópico corresponde a uma tarefa a ser realizada online, conforme descrição abaixo.
Neste experimento online, que busca aprofundar o estudo da composição vetorial de velocidades, determinaremos o movimento de um cilindro que rola sem escorregar sobre uma esteira e em determinado momento, escapa da esteira. Ele deve ser realizado em equipes de 2 pessoas; o documento "Designação dos Conjuntos de Imagens.pdf" abaixo contém o código das imagens que você deve analisar. O Roteiro para realização do experimento, com a orientação de como interpretar esse código de imagens, como proceder e como preparar o relatório, está abaixo. Dê o nome AAn_nome1_nome2.ext para o arquivo contendo o seu relatório (AAn é o código do conjunto de imagens, nome1 e nome2, os nomes dos membros da equipe e ext é docx, pdf, ou qualquer extensao para arquivos de texto com seu relatório) e faça upload nesta tarefa, até dia 9/6.
Monitoria na sala de micros, nas 3as-feiras 28/5 e 4/6, das 12 às 13 e das 18 às 19.
27 e 30/5. Aplicações das leis de Newton
Aplicação das leis do atrito. Aplicação das leis de Newton a sistemas mais complexos; vários problemas têm uma pergunta que exige a solução da equação de movimento com as condições iniciais até o ponto de descrever detalhes do movimento.
Questionário sobre a lista 10 - problemas 2 e 4, e a lista 12 - problemas 2 e 4.
Você tem 7 testes sobre esses problemas para resolver em 30 minutos. Assim, é necessário resolvê-los antes de começar. Você pode fazer 3 tentativas, separadas por intervalos de tempo crescentes.
Questionário sobre a lista 10 - problemas 2 e 4, e a lista 12 - problemas 2 e 4.
Você tem 7 testes sobre esses problemas para resolver em 30 minutos. Assim, é necessário resolvê-los antes de começar. Você pode fazer 3 tentativas, separadas por intervalos de tempo crescentes.
3 e 6/6 - Aplicações das leis de Newton
Exemplos de aplicação das leis de Newton. Ênfase no uso correto dos referenciais e na atribuição de sinais às grandezas físicas.
Na aula do dia 3, planejamos resolver os problemas 8, 9 e 10 da lista 13.
Na aula da 5a-feira, dia 6, pretendemos resolver os problemas 5, 6 e 9 da lista 14.
Leitura: Texto complementar 7 (A derivada das funções trigonométricas)
Este questionário contém 6 testes sobre os problemas 4 e 7 da Lista 13 mais o 4 e o 7 da Lista 14.
Voce tem 25 minutos para responder, assim é necessário que tenha resolvido esses problemas antes de iniciar o teste. Você pode fazer 3 tentativas, separadas por um intervalo de tempo crescente - vale a maior nota.
10 e 13/6 - aplicações das leis de Newton
Dia 10 faremos os problemas da lista 15 de números 1, 3, 5 e, se der tempo, o 9.
No dia 13, faremos os problemas 12, 13 e 15 da lista 15.
17/6 - Prova 4
Dia 17/6, no Auditório Abrão de Moraes. Conteúdo:
- Listas de Exercícios 7 a 15.
- Textos Complementares 5, 6 e 7.
- Livro do HRK: seções 2.1 a 2.3; 3.6 a 3.8; 4.1 a 4.3, 4.5 e 4.6; 5.1, 5.2 e 5.4
24/6 - Prova substitutiva
2a-feira, 24/6, no Aud. Abraão de Moraes.
Esta prova substitui uma das notas das provas e provinhas anteriores, a que resultar na maior média, e está aberta a todos os estudantes da disciplina.
Nesta prova, caem os conteúdos da P2 e da P4, juntos.
Listas de Exercícios 1 a 15.
Textos Complementares 1 a 7.
Livro do HRK: Capítulo 1; seções 1 a 6 do capítulo 2; seções 1 a 8 do capítulo 3; seções 4.1 a 4.3, 4.5 e 4.6 e, do capítulo 5, somente as seções 5.1, 5.2 e 5.4
Prova de Recuperação
Prova de recuperação dia 4 de julho, 5a-feira, as 19 horas.
Local: Auditório Abraão de Moraes.
Conteúdo: o mesmo da substitutiva (quadro acima).