Indice degli argomenti
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FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO
AUH154 HISTORIA E TEORIAS DA ARQUITETURA III
Professora: Fernanda Fernandes
Estagiário PAE: Leandro Leão / leandroleao@usp.br
natureza: obrigatória
carga horária: 60 horas/aula
créditos: 04
horário: sexta-feira das 08 às 12 horas
pré-requisito: AUH152
2o. SEMESTRE 2018
OBJETIVOS
A disciplina examina as mudanças impulsionadas pela convergência do Iluminismo, da dupla revolução - Industrial e Francesa – e da ascensão do Estado-nação no Ocidente. Atenta às relações entre arquitetura, cultura e sociedade, apresenta os princípios que orientaram a produção arquitetônica dos últimos decênios do século XVIII até meados do século XX. Da crise do classicismo à afirmação do chamado movimento moderno, busca-se ampliar o conhecimento sobre o período, seja aprofundando e circunstanciando melhor arquitetos e obras canônicas, seja apresentando profissionais e propostas pouco reconhecidas pela historiografia ou não-realizadas de modo a apontar a riqueza dos debates naqueles séculos. Interessa problematizar a noção de moderno, apontando as transformações, mas também as continuidades, adaptações, variações e reinvenções então formuladas de modo a compreender que um mesmo conjunto de circunstâncias sociais e materiais geraram respostas muito diferentes. Para tanto, a partir da seleção dos problemas e os desafios considerados mais marcantes, traça-se um panorama temático que tem a intenção de oferecer aos estudantes alguns instrumentos de análise da modernidade arquitetônica na sua multiplicidade para que eles possam construir uma perspectiva pela qual compreender essa produção.
Programa completo e Trabalho da Disciplina em anexo.
Relação de obras para o trabalho semestral, no link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1LCp1ePXD4HeosrYo9oPdelCA_2LUWzIDGoxbiNWvfyw/edit#gid=979203265
Grupos dos seminários:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vr5X9JTSpbruvTrwOyhqg7wzb0z1VeBFfFDfsvmUuik/edit#gid=758240568
Revisão do programa em 05/11/2018
5/10 Aula conjunta das três turmas8:00 Por uma arquitetura nacional10:00 Patrimonio e modernidade12/10 não haverá aula19/10 Aula conjunta das 3 turmas8:00 O mundo da arte e Le Corbusier10:00 Arquitetura Moderna no Brasil: tradição e síntese das artesNovo cronograma seminários:
9/11 8:00 seminários 3
9:00 seminário 4
10:00 seminários 5
11:00 seminário 6
23/11 8:00 aula
10:00 seminários 7
11:00 seminário 8 -
PATETTA, Luciano Considerações sobre o ecletismo na Europa. In FABRIS, Annatereza. Ecletismo na Arquitetura Brasileira.
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ROCHA-PEIXOTO, Gustavo. Modo historicista. In A estratégia da Aranha. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2013, pp. 31-43.
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COHEN, Jean-Louis. Dada, De Stil e Mies van der Rohe: da subversão ao elementarismo. In: O futuro da Arquitetura desde 1889. Uma História Mundial. São Paulo; Cosac&Naif, 2013, pp.139-151.
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SIMMEL, Georg. A Metrópole e a Vida Mental. In GUILHERME VELHO, Otávio(org.) O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1973, pp.11-25.
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COHEN, Jean-Louis. Relacionamentos e espetáculos da internacionalização. In: O futuro da Arquitetura desde 1889. Uma História Mundial. São Paulo; Cosac&Naif, 2013, pp.190- 199.
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LIERNUR, Jorge F. The South American Way. O milagre brasileiro, os Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial 1939-1943.In GUERRA, Abílio (org.) Textos fundamentais da arquitetura moderna brasileira:v.1. São Paulo: Romano Guerra, 2010, pp.169-217.
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COHEN, Jean-Louis. A crise fatal do Movimento Moderno e as alternativas In: O futuro da Arquitetura desde 1889. Uma História Mundial. São Paulo; Cosac&Naif, 2013, pp.311-321.
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GORELIK, Adrián. Brasilia: museu da modernidade. In XAVIER, Alberto; KATINSKY, Julio (org). Brasilia – antologia crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2012, pp. 411-419.
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DESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
Trabalho em dupla a ser realizado em conjunto com as disciplinas AUH 154 e AUH 236. O trabalho consistirá na leitura e análise de um objeto arquitetônico e/ou urbanístico, escolhido a partir dos temas discutidos pelas disciplinas e indicados abaixo, juntamente à listagem de obras indicadas.
Os resultados previstos são:
1. Um verbete de comentário crítico (5600 caracteres)
Para a pesquisa e a produção do texto considerar: o tema de entrada analítica da obra; a cidade e/ou situação urbana; o cliente e suas demandas; a biografia; os parâmetros disciplinares; suas características espaciais, plásticas e técnicas.
2. Um verbete biográfico (2800 caracteres)
Para a pesquisa e a produção do texto considerar: o local e o período de formação do/s profissional/is; suas redes profissionais e de sociabilidade; o conjunto de sua produção e o comentário crítico.
3. Iconografia e peças gráficas
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Na data do seminário é obrigatória a entrega de resenha dos textos utilizados no seminário, em sala de aula.
Sugestão de roteiro para resenha: 1) Quem é o/a autor/a? 2) O texto faz parte de uma pesquisa maior? 3) Qual o tema do texto. 4) Como o/a autor/a constrói seu argumento para justificar a sua tese e como organiza a estrutura do texto? 5) Quais as fontes de pesquisa utilizadas? 6) Quais os/as autores/as de referência? 7) Qual foi o debate em sala de aula?
Dúvidas recorrentes sobre as resenhas
- Devem ser enviadas no dia do seminário
- A resenha é individual;
- As resenhas enviadas posteriormente serão aceitas, mas terão decréscimo de nota;
- Nos dias dos seminários, quem for apresentador ou comentador, não precisa entregar o comentário;
- Pergunta Frequente: No dia do meu seminário devo entregar o comentário crítico do outro texto em que não apresento ou não debato? Resposta: Não é obrigatória essa entrega;