Curso: RIB0103 - Metodologia de Pesquisa Científica (2024) | e-Disciplinas

  • Abrir tudo

    Fechar tudo

  • Instruções: Clique no nome da seção para mostrar/ocultar

  • 1

    A Metodologia da Pesquisa Científica é uma disciplina básica, porém aplicada em todas as áreas de atuação e de conhecimento. A disciplina visa fornecer aos alunos de Informática Biomédica fundamentos sobre como elaborar, conduzir e utilizar a pesquisa científica (especialmente a abordagem quantitativa). Ao final dessa disciplina, o aluno terá em mãos um arsenal mínimo para entender as etapas do processo científico, desde dos modelos teóricos sobre pensamento científico em uma perspectiva histórica até o estudo mais aprofundado dos diferentes tipos de estudos, métodos estatísticos básicos, como acessar bases de dados em ciência, elaboração de projeto de pesquisa, dados sobre financiamento à pesquisa e submissão ao comitê de ética. O objetivo da disciplina é fornecer as bases iniciais para a condução de um projeto científico durante a graduação e estimular os alunos a utilizar evidência científica para guiar a tomada de decisão na atuação profissional.

    O que será aprendido?

    - Entender o processo científico na abordagem quantitativa;

    - Entender os processos necessários para condução de um projeto de pesquisa;

    - Entender e experimentar os diferentes processos envolvidos na produção de ciência tais como elaboração de projeto de pesquisa, avaliação por pares em congressos, apresentação de dados de pesquisa;

    - Entender as formas de financiamento à pesquisa no Brasil e a importância da ética na pesquisa.

    Habilidades

    - Estar apto a fazer a busca ativa, ler e apresentar um estudo científico disponível na literatura;

    - Treinar a habilidade de comunicação científica;

    - Treinar a habilidade de avaliação por pares na ciência;

    - Estar apto a reconhecer os tipos principais ao ler artigos científicos;

    - Reconhecer aspectos de estatística e como interpretá- los;

    - Ter tido a experiência de criar, planejar, organizar, filmar, dirigir e atuar um vídeo de 3 min utilizando tema relativo à educação na área de formação.

    Atitudinais

    - O treinamento de habilidades de boas práticas em pesquisa – avaliar com respeito os pares, postura profissional, postura nas discussões em sala de aula;

    - A importância de ser avaliado e saber avaliar com profissionalismo.

    Como será aprendido?

    Aulas expositivas remotas. Atividades em pequenos grupos.

    - Atividades práticas de treinamento de apresentações de projeto de pesquisa;

    - Avaliação por pares – alunos participam do SIICUSP treinando a habilidade de avaliar o trabalho científicos de seus pares através de roteiro elaborado e previamente discutido;

    - Apresentação de um vídeo e de um Projeto de Pesquisa na forma escrita e oral.

    Durante as atividades de apresentação de trabalho científico e avaliação por pares, os alunos serão convidados a refletir sobre sua postura e a postura dos colegas avaliados. A importância do respeito pelo colega profissional e a importância da crítica como instrumento para progresso científico – aprender a separar crítica pessoal de crítica ao trabalho apresentado.

    A avaliação será teórica-dissertativa e múltipla escolha.

    - As apresentações dos trabalhos científicos serão avaliadas através de roteiro previamente disponibilizado pelos alunos em que todos os itens considerados são discutidos previamente, tais como postura, qualidade do material visual apresentado, capacidade de síntese e capacidade crítica;

    - A atividade de avaliação por pares: os alunos deverão preencher o roteiro (que descreve conteúdo ministrado durante as aulas) e em aulas específicas serão discutidos as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e a experiência de avaliar os trabalhos científicos conduzidos por outros pesquisadores.

    - O Roteiro de avaliação de ambas as atividades considera os aspectos atitudinais,

    – postura durante apresentação e avaliação de trabalhos científicos.

    Para auxiliar os estudantes, contaremos com a assistência de uma aluna PAE: Juliet Figueiredo Gonçalves Maciel (E-mail: juliet.goncalves@usp.br)


    Aparecida M. Fontes ( aparecidamfontes@usp.br )

  • 2

    Data: 8 de Agosto (14:00-16:00)

    Professores: Aparecida Maria Fontes (Apresentação) e David De Jong (Curriculo Lattes)

    Local da aula: Espaço de Eventos.

    Objetivos:

    • Apresentar a Metodologia da Pesquisa Científica – Aplicações – Atividades a serem realizadas.
    • Criação do Curriculo Lattes


    Bibliografia: 

    Texto - Revista Fapesp (Prof. Cesare Lattes)


    Site do lattes para cadastrar novo currículo ou atualizar: https://lattes.cnpq.br/

    Disciplina do Professor Dr. David de redação cientifica - https://rge.fmrp.usp.br/publica/     - tem links sobre vários assuntos relevantes, incluindo estatística.

    Researchgate – para inscrever e para pesquisar e ter acesso a trabalhos: https://www.researchgate.net/signup.SignUp.html

    Google Academico http://scholar.google.com.br/ Exemplo do Professor David: https://scholar.google.com/citations?user=BszgwPAAAAAJ&hl=pt-BR

    Web of Science. Acesso via rede usp. https://access.clarivate.com/login  

    Scielo – revistas do Brasil https://www.scielo.br/


  • 3

    Data: 13 de Agosto (14:00-16:00)

    Professor:  David De Jong

    Local da aula: 1E

    Objetivos:

    • Aprender a importância da hipótese e do método científico na pesquisa.
    • Conhecer as diferentes estratégias e recomendações de como realizar uma pesquisa

     

  • 4

    Data: 20 de Agosto (14:00-16:00)

    Professora:  Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - 1C

    Objetivos:

    • Compreender os diferentes tipos de Estudos Científicos: Observacionais, experimentais, revisões sistemáticas, estudos clínicos, entre outros;
    • Desenvolver habilidades para redigir um Projeto de Pesquisa;
    • Apresentar as especificidades das principais agências de fomento no Brasil: FAPESP, CNPq e CAPES;
    • Discutir estratégias para aumentar as chances de aprovação.

    Referência Bibliográfica:

    • Dedivitis, Rogerio; de Matos, Leandro L; Ferrari, Mario A. e Queija, Débora (2024). Iniciação Científica na Àrea da Saúde. Editora Thieme Revinter (1a Edição). Capítulo 2 - Projeto de Pesquisa e  Apêndices 1 e 2. 

  • 5

    Data: 27 de Agosto (14:00-16:00)

    Professora:  Maria Cristina M. Ferreira

    Local da aula: Bloco Didático - 2D

    Objetivos:

    • Compreender a importância dos bancos de dados na pesquisa científica;
    • Conhecer a base de dados de artigos científicos: PubMed, Scopus e a Base Nacional desenvolvida pela Birene (LILACS);
    • Conhecer DEDALUS (Bancos de Dados Bibliográficos da USP);
    • Conhecer técnicas de busca avançada em bases de dados, com operadores booleanos (AND, OR, NOT) e fitros por data e palavras-chaves específicas.


  • 6
  • 7

    Data: 10 de Setembro (14:00-16:00)

    Professora:  Maria Cristina M. Ferreira / Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - Sala Digital 2

    Objetivos:

    • Introduzir os principais padrões de normalização para trabalhos acadêmicos, com foco nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Vancouver;
    • Ensinar a aplicação prática das normas de formatação em diferentes tipos de documentos acadêmicos, como monografias, dissertações, teses e artigos científicos;
    • Apresentar as diretrizes para a elaboração de referências bibliográficas e citações conforme as normas vigentes.
  • 8

    Data: 17 de Setembro (14:00-16:00)

    Professora:  Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - 1D

    Objetivos:

    • Compreender os Fundamentos do Pensamento Científico;
    • Aplicar o Pensamento Científico na Prática da Iniciação Científica;
    • Entender e Aplicar o Processo de Pesquisa Científica;
    • Motivar o Envolvimento em Pesquisa Científica.

  • 9

    Data24 de Setembro (14:00-16:00)

    Professora:  Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - 2C


  • 10

    Data: 01 de outubro (14:00-16:00)

    Professora:  Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - Espaço de Eventos

  • 11

    Data8 de Outubro (14:00-16:00)

    Professora:  Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - 2C


  • 12

    Data15 de Outubro (14:00-16:00)

    Professora:  Fernanda Coeli Lacchini

    Local da aula: Bloco Didático - 1D

    Objetivos:

    • Conhecer as principais formas de apresentar dados obtidos na pesquisa.

  • 13


    Data: 22 de Outubro (14:00-16:00)

    Professora:  Aparecida Maria Fontes

    Local da aula: Bloco Didático - 2C.


  • 14

    Data: 29 de Outubro (14:00-16:00)

    ProfessoraFernanda Coeli Lacchini

    Local da aulaBD 2B.



  • 15

    Data: 05 de novembro (14:00-16:00)

    Professores: Aparecida Maria Fontes e David de Jond.

    Local da aula: BD 2C.


  • 16

    Data: 12 de novembro (14:00-16:00)

    Professores: Wilson Araújo.

    Local da aulaBD 2C.

    Noções prática de apresentação de um pôster/painel.

    .



  • 17

    Data: 19/11 (14:00 as 16:00).

    Professor: Wilson Araújo.

    Local da aula: BD 2B.

    Noções prática de  uma apresentação oral.

  • 18

    Data: 26/11 (14:00 as 16:00) 

    Local da aula: Bloco Didático-2A.

    Apresentar o Projeto de pesquisa em dupla.

  • 19

    Dia 03/12. Horário: 14:00 as 16:00 horas.

    Apresentar o video em grupo.

    Local da aula: Bloco Didático- 1E.