Puericultura e Pediatria
Objetivos educacionais da disciplina: 1) Desenvolver formas de investigação do processo de ensino-aprendizagem durante a atividade de ensino. a) Relacionar as atividades de ensino com as de pesquisa. b) Registrar o processo de ensino-aprendizagem como condição para avaliar. c) Analisar o registro do processo de ensino-aprendizagem e a comunicação de seus resultados como condição para aperfeiçoar o ensino. d) Elaborar instrumentos de avaliação coerentes com os critérios e objetivos escolhidos. e) Elaborar uma avaliação de ensino baseada em dados colhidos durante a aula ministrada. 2) Explorar e adequar a atividade de ensino ao tempo. a) Planejar aulas, identificando as diferentes etapas do processo ensino-aprendizagem. b) Discutir a importância da aula dentro do contexto educacional do curso a que pertence. c) Analisar criticamente eficácia e necessidade da técnica e recurso pedagógico. 3) Treinar o trabalho docente em grupo: decisão do programa, documentação do processo e apresentação de resultados. a) Julgar a capacidade do trabalho docente em grupo para aperfeiçoar e acelerar o processo ensino-aprendizagem. 4) Elaborar uma apresentação dos resultados da atividade pedagógica como condição para aperfeiçoar o ensino.
Preparar o aluno para a redação de textos científicos.
Fornecer conhecimento sobre a fisiopatologia e tratamento dos distúrbios nutricionais mais frequentes em crianças e adolescentes propiciando ao aluno conhecimento para análise crítica de estudos sobre o tema.
Permitir o entendimento dos processos de crescimento físico e desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, reconhecendo-os como processos interdependentes. Estudar os métodos de avaliação do crescimento e desenvolvimento tanto em nível individual como coletivo, e reconhecer suas limitações. Permitir o diagnóstico dos distúrbios do crescimento e desenvolvimento como um modelo de avaliação das condições de vida e saúde do indivíduo e da coletividade.
Introduzir o aluno aos princípios básicos e estado da arte do método científico,inferências causal e estatística, além de desenhos de estudos observacionais e experimentais em humanos, estimulando-o assim no desenvolvimento da capacidade crítica e auxiliando-o a planejar estratégias(desenhos de estudo) para o desenvolvimento de pesquisas cientificas.