Objetivo Gerais
1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade.
2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa.
3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual.
Objetivos Específicos
Capacitar o aluno de pós-graduação a:
1) Analisar, interpretar e construir textos.
2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.
- Docente: Luis Vicente Garcia
Objetivo Gerais
1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade.
2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa.
3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual.
Objetivos Específicos
Capacitar o aluno de pós-graduação a:
1) Analisar, interpretar e construir textos.
2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.
- Docente: Luis Vicente Garcia
1) Promover a análise crítica da literatura científica encorajando a aprendizagem por pares;
2) Discutir as atualidades nos mecanismos etiológicos das massas anexiais benignas, dor pélvica crônica, endometriose, pólipo endometrial, leiomioma uterino e demais afecções ginecológicas tratadas por cirurgia minimamente invasiva;
3) Destacar aspectos moleculares genéticos e epigenéticos das doenças;
4) Discutir, baseado nas bases etiopatogênicas, as implicações clínicas para o diagnóstico e tratamento.
- Docente: Ana Carolina Japur de Sa Rosa e Silva
- Docente: Helmer Herren
- Docente: Julio Cesar Rosa e Silva
- Docente: Omero Benedicto Poli Netto
1) Promover a análise crítica da literatura científica encorajando a aprendizagem por pares;
2) Discutir as atualidades nos mecanismos etiológicos da Incontinência urinaria feminina e das distopias genitais; 3) Destacar aspectos moleculares genéticos e epigenéticos das doenças; 4) Discutir, baseado nas bases etiopatogênicas, as implicações clínicas para o diagnóstico e tratamento.
2) Discutir as atualidades nos mecanismos etiológicos da Incontinência urinaria feminina e das distopias genitais; 3) Destacar aspectos moleculares genéticos e epigenéticos das doenças; 4) Discutir, baseado nas bases etiopatogênicas, as implicações clínicas para o diagnóstico e tratamento.
- Docente: Ana Carolina Japur de Sa Rosa e Silva
- Docente: Helmer Herren
- Docente: Julio Cesar Rosa e Silva
Apresentar ao pós-graduando as boas práticas no planejamento e implementação de bancos de dados para pesquisas clínicas, com ênfase na ferramenta REDCap.
Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:
a) Listar os princípios de boas práticas para criação de bancos de dados;
b) Listar as principais ferramentas disponíveis para bancos de dados de pesquisa;
c) Criar e configurar adequadamente um banco de dados no REDCap;
d) Inserir variáveis de diferentes tipos, com controle de qualidade de dados;
e) Utilizar ocultação/exibição condicional de variáveis;
f) Utilizar regras de controle de qualidade de dados;
g) Utilizar coleta de dados longitudinal e surveys;
h) Ajustar permissões de usuários e projetos multicêntricos;
i) Elaborar relatórios personalizados e exportar dados.
- Docente: Carlos Alberto Siqueira Lima Junior
- Docente: Fabio Carmona
- Docente: Ricardo Perussi e Silva
Introduzir o médico a conceitos básicos de Bioética e Ética Médica. Possibilitar que médicos desenvolvam suas habilidades no campo ético-legal, tornando-os mais seguros para o exercício da Medicina e garantindo a preservação dos direitos dos pacientes.
- Docente: Elaine Christine Dantas Moises
- Docente: Hermes de Freitas Barbosa