Clínica Médica
Ampliar o conhecimento do aluno e suas habilidades quanto aos diversos métodos científicos a serem aplicados
á grande linha de pesquisa HANSENÍASE numa visão translacional integrativa correlacionando ciência básica e clínica.
- Docente: Ederson Valei Lopes de Oliveira
- Docente: Filipe Rocha Lima
- Docente: Helena Barbosa Lugão
- Docente: MARCO ANDREY CIPRIANI FRADE
- Docente: Natália Aparecida de Paula
A disciplina se propõe a analisar e discutir aspectos biológicos, fisiopatológicos e epidemiológicos integrados à
propedêutica clínica, laboratorial, investigativa e terapêutica das doenças da pele; atualizar em temas avançados de
investigação científica nas áreas da Dermatologia; discutir artigos de interesse e projetos de pesquisa em elaboração,
em andamento ou concluídos, envolvendo investigação clínica ou experimental das doenças da pele.
- Docente: CACILDA DA SILVA SOUZA
Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a:
Compreender as várias formas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizado nas profissões da saúde;
Enumerar os métodos mais usuais de ensino clínico, em ambientes concomitantes de assistência à saúde, em unidadespróximas à comunidade ou de nível mais especializado;
Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de simulações nas várias atividadesformativas dos programas educacionais na área da saúde;
Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de recursos de tecnologia de informaçãoe comunicação e de ensino à distância nos programas educacionais na área da saúde;
Compreender as variáveis envolvidas no desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem, de modo a prover apoio ao estudante;
Enumerar as etapas da formação básica do professor e compreender as estratégias para o contínuo desenvolvimento dodocente da área da saúde;
Compreender a importância de atribuição de mérito acadêmico às atividades educacionais e enumerar os principais meios de valorização da carreira na docência.
Compreender as várias formas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizado nas profissões da saúde;
Enumerar os métodos mais usuais de ensino clínico, em ambientes concomitantes de assistência à saúde, em unidadespróximas à comunidade ou de nível mais especializado;
Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de simulações nas várias atividadesformativas dos programas educacionais na área da saúde;
Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de recursos de tecnologia de informaçãoe comunicação e de ensino à distância nos programas educacionais na área da saúde;
Compreender as variáveis envolvidas no desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem, de modo a prover apoio ao estudante;
Enumerar as etapas da formação básica do professor e compreender as estratégias para o contínuo desenvolvimento dodocente da área da saúde;
Compreender a importância de atribuição de mérito acadêmico às atividades educacionais e enumerar os principais meios de valorização da carreira na docência.
- Docente: Aline Epiphanio Wolf
- Docente: CACILDA DA SILVA SOUZA
- Docente: Cinara Silva Feliciano
- Docente: Cristiane Martins Peres
- Docente: Fabio Carmona
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
- Docente: Marcos de Carvalho Borges
- Docente: Margaret de Castro
- Docente: Maria Paula Panuncio Pinto
- Docente: Rodrigo Humberto Flauzino
- Docente: Valdes Roberto Bollela
Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante adquira habilidades e competências que o capacitem a atuar com segurança e efetividade no campo da educação superior.
- Docente: CACILDA DA SILVA SOUZA
- Docente: Francisco Jose Candido dos Reis
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
- Docente: Marcos de Carvalho Borges
- Docente: Margaret de Castro
- Docente: Maria Paula Panuncio Pinto
- Docente: Rodrigo Humberto Flauzino
- Docente: Valdes Roberto Bollela
O objetivo dessa disciplina é oferecer aos alunos de pós-graduação experiências importantes sobre a rotina de pesquisa científica na área de saúde. Mais do que conhecimento científico, um pós-graduando deve conhecer as oportunidades e as dificuldades que um grupo de pesquisa em uma universidade pública enfrenta para alcançar a sua excelência acadêmica. Nesse contexto, oferecemos esta disciplina para que os estudantes se integrem nas rotinas de aulas teóricas docentes, apresentação de artigos pelos alunos, participação na discussão dos projetos de pesquisa em curso no laboratório, e visita observacional na Seção de Medicina Nuclear e PET/CT do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Essa experiência pela qual os alunos passarão visa promover a discussão aberta sobre as novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas em medicina nuclear e PET/CT. Discussões serão feitas sobre o papel das cintilografias, do SPECT e do PET/CT, utilizando diferentes radiofármacos, para investigar doenças como Epilepsia, Demências, Doenças Psiquiátricas, Cérebrovasculares, Neuroimunológicas, bem como diferentes tipos de câncer, como os Linfomas, Mieloma Múltiplo, Colorretal, de Pulmão, dentre outros. No momento da conclusão da disciplina, espera-se que os alunos tenham ampliado o seu conhecimento e experiência sobre as técnicas de investigação e os métodos de quantificação das imagens moleculares utilizadas na área da saúde.
- Docente: Lauro Wichert Ana