Aperçu des sections
-
Exercícios atrasados (entregues após 2a feira 8h): por favor enviem pelo email! após baixar as entregas no Moodle, não voltarei a consultar este sistema.
critérios para entregas, frequência e avaliação:
entregas: semanalmente, antes de 2a feira às 8h (entregas atrasadas pelo email!)
avaliação: média (numérica) de entregas de exercício (peso 1) + média das 2 avaliações (peso 3)
HISTÓRIA DA MÚSICA I – AGENDA 2024
Março
5 –aula 1 - canto monódico: cantochão
12 - não haverá aula
19 – aula 2 - a história da música no âmbito da musicologia
26 – SEMANA SANTA
Abril
2 – Aula 3 - formas simétricas I: formas francas monódicas
9 - aula 4 - formas simétricas II – música secular monódica
16 – aula 5 - polifonia c.1150 – c. 1450
23 – Pedro Diniz: notação medieval
30 – aula 6 - estilo moteto
Maio
7 – PROVA I
14 - aula 7 - ars nova
21 – aula 8 - estilos musicais c. 1450- c.1500
28 -aula 9 - estilos compactos c. 1500 – c.1600
Junho
4 – aula 10 - estilos fluidos c. 1500 – c. 1600
11 - aula 11 – estilo fantástico
18 – Joabe Guilherme: Kapsberger
25 – PROVA II
-
Aula 2 - Canto Monódico: Cantochão
Referências Bibliográficas:
CROCKER, Richard. A History of Musical Style. New York: Dover, 1986, p. 1 - 24
-
Aula 3 - Formas simétricas I: formas francas monódicas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, Richard. New Frankish Forms. In: History of Musical Style. NY:Dover, 1986, p. 25-46 -
Aula 4 - Formas simétricas II: música profana monódicaLINK PARA AULA 04 NO YOUTOUBE: https://youtu.be/LG3Gc89P79w
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 47-62REFERÊNCIAS ADICIONAIS:
CAPELÃO, André. Tratado do amor Cortês. SP: Martins fontes, 2000notas sobre o "restauro" do Pergaminho Sharrer:FERREIRA, Manuel Pedro. Cantus Coronatus: 7 cantigas d'El Rey Dom Dinis. disponível em https://books.google.com.br/books?id=bAs0BUizMYUC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false.SHARRER, pergaminho (restaurado). http://ks4.imslp.info/files/imglnks/usimg/a/ae/IMSLP265185-PMLP429860-pergaminho_sharrer.pdfSHARRER, pergaminho (antes do restauro). http://hz.imslp.info/files/imglnks/usimg/8/8e/IMSLP265195-PMLP429860-pergaminho_sharrer_2.pdfSANTA MARIA, Cantigas. http://www.pbm.com/~lindahl/cantigas/MANESSE, Codex. https://www.ub.uni-heidelberg.de/Englisch/allg/benutzung/bereiche/handschriften/codexmanesse.htmlDU ROY, Manuscript. https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b84192440/f21.imageBURANUS, Codex. http://ks.imslp.net/files/imglnks/usimg/6/60/IMSLP25688-PMLP57518-Codex_buranus.pdflista de códices de trouvéres e troubadours na Biblioteca Nacional da França:https://eeleach.blog/2012/01/17/the-wonders-of-gallica-some-troubadour-and-trouvere-sources/lista dos manuscritos de SÃO MARCIAL disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Martial_school -
Aula 5 - Polifonia c.1150 - c.1300
LINK PARA AULA 05 (YOUTUBE): https://youtu.be/M7JhwxWyesI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CROCKER, Richard. Parisian Leadership in Part Music. In: A History of Musical Style: NY: Dover, 1986, p. 63-105
CROCKER, Richard. French Polyphony of the 13th Century. In: The New Oxford History of Music. NY: Oxford University Press, 1990, p. 636-678REFERÊNCIAS ADICIONAIS
GARLANDIA, Johannes. De musica mensurabili. In: STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History . NY: Norton, 1998, p. 223-226
COLONIA, Franco. Ars cantus mensurabilis. In: STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. NY: Norton, 1998, p. 226-245 -
Aula 6 - Moteto: 1150-1450Link para aula 06: https://youtu.be/4X5ZuDIARpUREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 91-121REFERÊNCIAS ADICIONAIS:Codex Montpellier: http://ks.imslp.net/files/imglnks/usimg/0/00/IMSLP288983-PMLP469240-montpellier_h_196_parte1.pdfCodex Chantilly: http://ks.imslp.net/files/imglnks/usimg/2/2b/IMSLP267994-PMLP433686-codex_de_chantilly.pdf
-
- PROVA (P1)
-
Aula - 7: "Ars Nova" - Formas Seculares Franco-Burgundas e Italianas, c. 1350-1450
Link para aula 07 Youtube: https://youtu.be/6sMBI1w850wREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 116-143REFERÊNCIAS ADICIONAIS:Codex Modena (Ars Subtilior):Codex Squarcialupi (Landini):http://ks4.imslp.info/files/imglnks/usimg/b/bb/IMSLP411443-PMLP666472-Squarcialupi_Codex.pdf -
Aula 8 - Estilos musicais c.1450 - c.1530Link para aula 08 (Youtube): https://youtu.be/Ay07W2Rj6IkREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 154-190REFERÊNCIAS ADICIONAIS:o que é temperamento?https://www.youtube.com/watch?v=TgwaiEKnMTQ&list=PLWoQ_Z2-dWRmXI7KiHep_kG6BPqLEjl0Klinks para temperamentos na renascençahttps://www.youtube.com/watch?v=R75unSXKJXQhttps://www.youtube.com/watch?v=nLa7GOKGMaQ&t=8s
-
link para aula 09 (Youtube): https://youtu.be/LAY13FZSnWA
Aula 9 - Estilos compactos c 1500 - c. 1600
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style. In: A History of Musical Style. New York: Dover, ©1986, p. 182-220
REFERÊNCIAS ADICIONAIS:
ATLAS, A. W. Renaissance Music. New York: W.W. Norton, ©1998, p. 421.
BROWN, H. M. Music in the Renaissance. Englewood Cliffs: Prentice Hall, ©1976.MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 255.
ARBEAU, Thoinot. Orchesographie [mais antigo tratado de dança preservado).
http://ks.imslp.net/files/imglnks/usimg/3/31/IMSLP30806-PMLP15048-Orch%C3%A9sographie.pdf
DUFFIN, Ross. How equal temperament ruined harmony (and why you should care).
Disponível no formato epub em:
http://libgen.lc/item/index.php?md5=B0036F986D43B1D4A110A12F16DE0FB7
-
Link para aula 10 (Youtube): https://youtu.be/OFaJ9qVu-jo
Aula 10: Estilos fluidos c. 1500 - c. 1600
Referências apresentadas em aula:
documentário ("Death for 5 Voices", de Werner Herzog) sobre Carlo Gesualdo
discussão sobre o Miserere de Allegri no canal de YT "Early Music Sources":
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style. In: A History of Musical Style. New York: Dover, ©1986, p. 182-220
REFERÊNCIAS ADICIONAIS:
ATLAS, A. W. Renaissance Music. New York: W.W. Norton, ©1998, p. 421.
BROWN, H. M. Music in the Renaissance. Englewood Cliffs: Prentice Hall, ©1976.MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 255.
ZARLINO, Gioseffo. Le Istitutioni Harmoniche (1558).http://ks.imslp.net/files/imglnks/usimg/6/6c/IMSLP317594-PMLP156553-leistitutionihar00zarl.pdf
-
Aula 12 - Estilo Concertato (Veneza) e Estilo FantásticoLink para aula 11 (Youtube): https://youtu.be/YOBwPaYw9isREFERÊNCIASCROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style; New Italian Dramatic Styles. In: A History of Musical Style. New York: Dover,1986, p. 188-190, 216-219 e p. 243-248.
BURMESTER, H. R. B. Aspectos do stylus phantasticus nas tocatas para tiorba de G.G. Kapsberger (c. 1580-1651). Disponível em: http://ufpr.academia.edu/RogerBurmester/Papers/368418/Aspectos_do_stylus_phantasticus_nas_tocatas_para_tiorba_de_G.G._Kapsberger_c.1580-1651_ Acesso: maio 2011.
MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 251, 26F1, 265. -
- PROVA (P2)