Kursthemen
-
As razões e a importância das pesquisas
Fundamentos, importância e classificação da Pesquisa em Relações Públicas.
A relação do pesquisador com o decisor da pesquisa
-
A identificação do cenário para a realização das pesquisas: estudos exploratórios e a utilização de dados secundários.
O levantamento de dados primários na pesquisa exploratória: método qualitativo.
O levantamento de dados primários na pesquisa conclusiva: o método quantitativo.
-
Nesta aula abordaremos:
- a distinção entre o problema de pesquisa (lacuna de informação) e o problema de comunicação (falha processual);
- o percurso de pesquisa a ser seguido na obtenção de dados que auxiliem o profissional de comunicação a compreender o contexto organizacional;
- os tipos de pesquisa que o profissional pode lançar mão ao longo desse percurso;
- o procedimento para definição do enunciado do problema de pesquisa.
-
ATIVIDADE AVALIATIVA PARCIAL - NOTURNO Aufgabe
Sua agência ganhou a concorrência aberta pelo banco de sangue da cidade. Na entrevista de briefing, o diretor do banco de sangue afirmou à agência que eles precisam de mais doadores. Embora o diretor insista que o problema está simplesmente na falta de doadores, ele e outras pessoas chave do staff não revelaram dados específicos sobre a frequência e o tamanho da falta de sangue que os leva a perceber a necessidade de mais doadores. Na busca por informações complementares, a agência identificou e foi ouvir outras fontes. O texto anexo descreve este percurso.
A partir dos dados obtidos no relato e considerando as questões chave para a delimitação de um cenário, o grupo pode afirmar que é possível se chegar a um diagnóstico? Em caso positivo, qual o enunciado do diagnóstico? Ou será necessária a condução de uma nova pesquisa para que o diagnóstico seja definido? Neste caso, qual seria o enunciado do problema de pesquisa? Qual seria o uso da pesquisa?
-
ATIVIDADE AVALIATIVA PARCIAL MATUTINO - ESTUDO DE CASO BANCO DE SANGUE Aufgabe
Sua agência ganhou a concorrência aberta pelo banco de sangue da cidade. Na entrevista de briefing, o diretor do banco de sangue afirmou à agência que eles precisam de mais doadores. Embora o diretor insista que o problema está simplesmente na falta de doadores, ele e outras pessoas chave do staff não revelaram dados específicos sobre a frequência e o tamanho da falta de sangue que os leva a perceber a necessidade de mais doadores. Na busca por informações complementares, a agência identificou e foi ouvir outras fontes. O texto anexo descreve este percurso.
A partir dos dados obtidos no relato e considerando as questões chave para a delimitação de um cenário, o grupo pode afirmar que é possível se chegar a um diagnóstico? Em caso positivo, qual o enunciado do diagnóstico? Ou será necessária a condução de uma nova pesquisa para que o diagnóstico seja definido? Neste caso, qual seria o enunciado do problema de pesquisa? Qual seria o uso da pesquisa?
-
Esta atividade individual destina-se apenas aos estudantes que não realizaram o estudo de caso do banco de sangue.
-
Definição e categorização dos objetivos da pesquisa: o estabelecimento dos objetivos de pesquisa e seu papel na definição do escopo do projeto.
A relação entre a natureza da pesquisa e a concepção de hipóteses ou pressupostos do estudo.
-
Oi pessoal.
Deixo o link de um jogo para testarem os conhecimentos adquiridos até agora.
Abs, Valéria.
-
-
Universo, população e amostra.
Estratégia e técnica de amostragem na pesquisa qualitativa e quantitativa.
Tamanho da amostra e cálculo amostral.
-
Olá turma,
Deixo os cronogramas de aulas atualizados, considerando a retomada a partir da semana de 16/10. Falaremos a respeito em sala.
Até lá!
Profa. Valéria.
-
A elaboração do instrumento de coleta de dados na pesquisa quantitativa. Critério de Classificação socioeconômica (Critério Brasil).
A elaboração do instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa.Pré-teste e planejamento do trabalho de campo.
-
Importância da análise de dados, do relatório e da apresentação dos resultados.
Processamento dos dados: validação, editoração, tabulação, tabulação cruzada e categorização dos dados.
Representação gráfica dos resultados.
A análise dos dados.
Preparação do relatório.
Apresentação dos resultados.
Distinção do diagnóstico do plano de Relações Públicas.
-
Pesquisa de imagem.
Auditoria de imagem.
Auditoria de Comunicação.
Auditoria de Opinião. -
Requisitos e barreiras para a avaliação em mensuração.
Conceituando avaliação e mensuração.
Avaliação e mensuração como etapas do planejamento estratégico.
A importância do planejamento na mensuração de resultados.
Estabelecimento de objetivos mensuráveis.
Conceituação e identificação de fatores condicionantes de sucesso.
-
Estudo de caso Saab - 1a. etapa: elaboração de objetivos e metas Aufgabe
A partir da leitura e análise do caso, o grupo deve discutir sobre a aplicação dos princípios técnicos para o estabelecimento de objetivos e metas mensuráveis. Eles são aplicados? Há necessidade de ajustes? Quais seriam? Por quais motivos?
-
Estudo de caso Saab - 1a etapa: elaboração de objetivos e metas Aufgabe
A partir da leitura e análise do caso, o grupo deve discutir sobre a aplicação dos princípios técnicos para o estabelecimento de objetivos e metas mensuráveis. Eles são aplicados? Há necessidade de ajustes? Quais seriam? Por quais motivos?
-
-
Estudo de caso Saab - 2a etapa: mapeamento de indicadores e métricas - Matutino Aufgabe
A partir dos objetivos estabelecidos, listem os indicadores e métricas que poderiam ser utilizados para demonstrar a consecução desses resultados.
-
Estudo de caso Saab - 2a etapa: mapeamento de indicadores e métricas Noturno Aufgabe
A partir dos objetivos estabelecidos, listem os indicadores e métricas que poderiam ser utilizados para demonstrar a consecução desses resultados.
-
-
- Modelo PII (Cutlip, Center, Broom)
- Régua da Efetividade (Lindenmann)
- Modelos de Curta Duração e Modelo Contínuo (Watson)
- Modelo de Avaliação de Relacionamentos (Grunig)
-
Etapa 3 do estudo de Caso Saab: escolha e aplicação de um modelo - Noturno Aufgabe
A partir das informações obtidas no case e na discussão realizada nas etapas anteriores, o grupo deve discutir a respeito dos seguintes pontos para definir o modelo mais adequado no cenário em questão:
- há a possibilidade de alinhamento entre plano de área e plano organizacional?
- Ele foi considerado? Se não foi, como poderia ser estabelecido?
- Quais indicadores e métricas de mensuração poderiam ser utilizados para demonstrar a contribuição do plano de comunicação à consecução dos objetivos organizacionais (outflow)?
-
3a. etapa estudo de caso Saab: escolha e aplicação do modelo - Matutino Aufgabe
A partir das informações obtidas no case e na discussão realizada nas etapas anteriores, o grupo deve discutir a respeito dos seguintes pontos para definir o modelo mais adequado no cenário em questão:
- há a possibilidade de alinhamento entre plano de área e plano organizacional?
- Ele foi considerado? Se não foi, como poderia ser estabelecido?
- Quais indicadores e métricas de mensuração poderiam ser utilizados para demonstrar a contribuição do plano de comunicação à consecução dos objetivos organizacionais (outflow)?
-