Indice degli argomenti

  • AULA 1 - Introdução à Pesquisa de Opinião Pública

    As razões e a importância das pesquisas

    Fundamentos, importância e classificação da Pesquisa em Relações Públicas.

    A relação do pesquisador com o decisor da pesquisa


  • AULA 2 -Elaboração do projeto de pesquisa: estrutura e etapas

    A identificação do cenário para a realização das pesquisas: estudos exploratórios e a utilização de dados secundários.

    O levantamento de dados primários na pesquisa exploratória: método qualitativo. 

    O levantamento de dados primários na pesquisa conclusiva: o método quantitativo.




  • AULA 3 - Elaboração do projeto de pesquisa: estrutura e etapas

    Nesta aula abordaremos:

    - a distinção entre o problema de pesquisa (lacuna de informação) e o problema de comunicação (falha processual);

    - o percurso de pesquisa a ser seguido na obtenção de dados que auxiliem o profissional de comunicação a compreender o contexto organizacional; 

    - os tipos de pesquisa que o profissional pode lançar mão ao longo desse percurso;

    - o procedimento para definição do enunciado do problema de pesquisa.





    • Icona Compito
      ATIVIDADE AVALIATIVA PARCIAL - NOTURNO Compito

      Sua agência ganhou a concorrência aberta pelo banco de sangue da cidade. Na entrevista de briefing, o diretor do banco de sangue afirmou à agência que eles precisam de mais doadores. Embora o diretor insista que o problema está simplesmente na falta de doadores, ele e outras pessoas chave do staff não revelaram dados específicos sobre a frequência e o tamanho da falta de sangue que os leva a perceber a necessidade de mais doadores. Na busca por informações complementares, a agência identificou e foi ouvir outras fontes. O texto anexo descreve este percurso. 

      A partir dos dados obtidos no relato e considerando as questões chave para a delimitação de um cenário, o grupo pode afirmar que é possível se chegar a um diagnóstico? Em caso positivo, qual o enunciado do diagnóstico? Ou será necessária a condução de uma nova pesquisa para que o diagnóstico seja definido? Neste caso, qual seria o enunciado do problema de pesquisa? Qual seria o uso da pesquisa? 


      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023205
    • Icona Compito
      ATIVIDADE AVALIATIVA PARCIAL MATUTINO - ESTUDO DE CASO BANCO DE SANGUE Compito

      Sua agência ganhou a concorrência aberta pelo banco de sangue da cidade. Na entrevista de briefing, o diretor do banco de sangue afirmou à agência que eles precisam de mais doadores. Embora o diretor insista que o problema está simplesmente na falta de doadores, ele e outras pessoas chave do staff não revelaram dados específicos sobre a frequência e o tamanho da falta de sangue que os leva a perceber a necessidade de mais doadores. Na busca por informações complementares, a agência identificou e foi ouvir outras fontes. O texto anexo descreve este percurso. 

      A partir dos dados obtidos no relato e considerando as questões chave para a delimitação de um cenário, o grupo pode afirmar que é possível se chegar a um diagnóstico? Em caso positivo, qual o enunciado do diagnóstico? Ou será necessária a condução de uma nova pesquisa para que o diagnóstico seja definido? Neste caso, qual seria o enunciado do problema de pesquisa? Qual seria o uso da pesquisa? 


      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023201
    • Esta atividade individual destina-se apenas aos estudantes que não realizaram o estudo de caso do banco de sangue.

  • AULA 4 - Elaboração do projeto de pesquisa: concepção de objetivos e hipóteses

    Definição e categorização dos objetivos da pesquisa: o estabelecimento dos objetivos de pesquisa e seu papel na definição do escopo do projeto.

    A relação entre a natureza da pesquisa e a concepção de hipóteses ou pressupostos do estudo.


  • AULA 5 - Procedimentos metodológicos: amostragem na pesquisa qualitativa e quantitativa

  • CRONOGRAMAS ATUALIZADOS - RETOMADA

    Olá turma,

    Deixo os cronogramas de aulas atualizados, considerando a retomada a partir da semana de 16/10. Falaremos a respeito em sala.

    Até lá!

    Profa. Valéria.


  • AULA 6 - Procedimentos metodológicos: coleta de dados

    A elaboração do instrumento de coleta de dados na pesquisa quantitativa. Critério de Classificação socioeconômica (Critério Brasil). 

    A elaboração do instrumento de coleta de dados na pesquisa qualitativa.

    Pré-teste e planejamento do trabalho de campo.


  • AULA 7 - Tratamento, Descrição e Análise dos Resultados

    Importância da análise de dados, do relatório e da apresentação dos resultados.

    Processamento dos dados: validação, editoração, tabulação, tabulação cruzada e categorização dos dados.

    Representação gráfica dos resultados.

    A análise dos dados.

    Preparação do relatório.

    Apresentação dos resultados.

    Distinção do diagnóstico do plano de Relações Públicas.


  • AULA 8 - Os métodos de pesquisa em Comunicação

    Pesquisa de imagem. 

    Auditoria de imagem. 

    Auditoria de Comunicação.

    Auditoria de Opinião.

  • AULA 9 - A pesquisa como instrumento de avaliação e mensuração de resultados

    Requisitos e barreiras para a avaliação em mensuração.

    Conceituando avaliação e mensuração.

    Avaliação e mensuração como etapas do planejamento estratégico.

    A importância do planejamento na mensuração de resultados. 

    Estabelecimento de objetivos mensuráveis.

    Conceituação e identificação de fatores condicionantes de sucesso.




    • Icona Compito
      Estudo de caso Saab - 1a. etapa: elaboração de objetivos e metas Compito

      A partir da leitura e análise do caso, o grupo deve discutir sobre a aplicação dos princípios técnicos para o estabelecimento de objetivos e metas mensuráveis. Eles são aplicados? Há necessidade de ajustes? Quais seriam? Por quais motivos? 


      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023201
    • Icona Compito
      Estudo de caso Saab - 1a etapa: elaboração de objetivos e metas Compito

      A partir da leitura e análise do caso, o grupo deve discutir sobre a aplicação dos princípios técnicos para o estabelecimento de objetivos e metas mensuráveis. Eles são aplicados? Há necessidade de ajustes? Quais seriam? Por quais motivos? 

      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023205
  • AULA 10 - Indicadores de resultado e métricas

    • Icona Compito
      Estudo de caso Saab - 2a etapa: mapeamento de indicadores e métricas - Matutino Compito

      A partir dos objetivos estabelecidos, listem os indicadores e métricas que poderiam ser utilizados para demonstrar a consecução desses resultados. 


      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023201
    • Icona Compito
      Estudo de caso Saab - 2a etapa: mapeamento de indicadores e métricas Noturno Compito

      A partir dos objetivos estabelecidos, listem os indicadores e métricas que poderiam ser utilizados para demonstrar a consecução desses resultados. 

      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023205
  • AULA 12 - Modelos de avaliação e mensuração em Comunicação

    - Modelo PII (Cutlip, Center, Broom)

    - Régua da Efetividade (Lindenmann)

    - Modelos de Curta Duração e Modelo Contínuo (Watson) 

    - Modelo de Avaliação de Relacionamentos (Grunig)


    • Icona Compito
      Etapa 3 do estudo de Caso Saab: escolha e aplicação de um modelo - Noturno Compito

      A partir das informações obtidas no case e na discussão realizada nas etapas anteriores, o grupo deve discutir a respeito dos seguintes pontos para definir o modelo mais adequado no cenário em questão: 

      - há a possibilidade de alinhamento entre plano de área e plano organizacional? 

      - Ele foi considerado? Se não foi, como poderia ser estabelecido? 

      - Quais indicadores e métricas de mensuração poderiam ser utilizados para demonstrar a contribuição do plano de comunicação à consecução dos objetivos organizacionais (outflow)? 

      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023205
    • Icona Compito
      3a. etapa estudo de caso Saab: escolha e aplicação do modelo - Matutino Compito

      A partir das informações obtidas no case e na discussão realizada nas etapas anteriores, o grupo deve discutir a respeito dos seguintes pontos para definir o modelo mais adequado no cenário em questão: 

      - há a possibilidade de alinhamento entre plano de área e plano organizacional? 

      - Ele foi considerado? Se não foi, como poderia ser estabelecido? 

      - Quais indicadores e métricas de mensuração poderiam ser utilizados para demonstrar a contribuição do plano de comunicação à consecução dos objetivos organizacionais (outflow)? 


      Condizioni per l'accesso: Appartenere al gruppo T-CRP0394-2023201