Programação

  • Plano de negócio das Agências Experimentais

    Neste encontro, os grupos iniciarão o desenvolvimento dos Planos de Negócio de suas agências pela definição do escopo de negócio (necessidades de mercado que serão atendidas), princípios organizacionais (missão, visão, valores) e estrutura da agência (áreas pelas quais a agência se organiza, seja baseada nas competências das equipe ou nos serviços que serão oferecidos). 


  • Plano de negócio - Parte 2

    A aula de hoje será dedicada à elaboração do plano de marketing, parte constitutiva do plano de negócio que subsidiará o desenvolvimento do material de apresentação das agências.

    O plano de marketing abarca:

    • Estudo da concorrência
    • Estudo de mercado: clientes atuais e potenciais
    • Diferenciais da agência
    • Posicionamento da agência (institucional e mercadológico) no setor
    • Relação com outras empresas que contribuem para a promoção, venda ou distribuição do serviço
    • Técnicas de comunicação de marketing e veículos que serão utilizados na prospecção e no relacionamento pós-venda


  • TAREFA - APRESENTAÇÃO DAS AGÊNCIAS

    A partir da discussão do Plano de Negócio, mais especificamente a apresentação da empresa e seu plano de marketing, as agências desenvolverão dois documentos:

    a) Sumário Executivo com vistas à apresentação da agência ao potencial cliente (documento em word).  Este documento alimentará a Apresentação Institucional da agência a ser utilizada na abertura da proposta a ser entregue ao cliente no final do semestre;

    b) Apresentação Institucional da agência com as seguintes informações (PPT): Quem Somos (Missão, Visão, Valores); Posicionamento e Diferenciais; Produtos e Serviços oferecidos: Estrutura da Agência e Equipe.

    Deixo exemplos de Sumário Executivo e Apresentação Institucional de outras agências para orientá-los na realização da tarefa.

  • Elaboração do roteiro de briefing e pauta de reunião com cliente

    O briefing é resumo de informações a respeito do cliente, de seu cenário organizacional. É a perspectiva do cliente que auxilia a agência na compreensão das demandas de comunicação.

    A partir de uma série de dados secundários fornecidos pelo cliente (anexos) e levantados pelas agências em complemento ao material fornecido, vamos elaborar o briefing.

    Na aula de hoje, a atividade proposta é organizar o roteiro de briefing e a pauta de reunião com o cliente. 

    • Na aula de hoje, a atividade proposta é organizar o roteiro de briefing e a pauta de reunião com o cliente.

      A partir do roteiro de briefing organizado pela a agência, com base na sugestão de roteiro compartilhada com a turma e à luz do prospect, a agência deverá organizar todos os dados secundários obtidos sobre o cliente em fontes externas para que possam identificar as informações poderão ser fornecidas por ele antes da reunião de briefing, como pesquisas já realizadas, brand book, apresentação institucional, organograma entre outras

      Os tópicos que não forem contemplados por meio do levantamento de dados secundários (fontes externa e internas), deverão ser abordados na reunião de briefing (levantamento de dados primários). 



    • Na aula de hoje, a atividade proposta é organizar o roteiro de briefing e a pauta de reunião com o cliente.

      A partir do roteiro de briefing organizado pelas agências, com base na sugestão de roteiro compartilhada com a turma e à luz do prospect, a agência deverá organizar todos os dados secundários obtidos sobre o cliente em fontes externas para que possam identificar as informações poderão ser fornecidas por ele antes da reunião de briefing, como pesquisas já realizadas, brand book, apresentação institucional, organograma entre outras. 

      Os tópicos que não forem contemplados por meio do levantamento de dados secundários (fontes externa e internas), deverão ser abordados na reunião de briefing (levantamento de dados primários). 



  • Análise macroambiental

    Esta aula será dedicada ao planejamento da análise do macroambiente que compõe a análise estratégica.

    Os grupos devem começar pelo mapeamento dos ambientes ou variáveis macroambientais de maior relevância para o setor de atuação do cliente (econômico, social, cultural, demográfico, físico-natural, político, legal). Em seguida, devem seguir com a identificação dos temas que sinalizam mudanças ao entorno. Serão consideradas na análise apenas as mudanças que gerem maior impacto ao setor, ou seja, trazem complexidade e incerteza ao ambiente setorial com rapidez e durabilidade. 

    A partir disso, os grupos devem identificar as fontes de informação que poderão trazer dados a respeito dos temas do ambiente externo listados como relevantes. Com isso, poderão iniciar a coleta de dados secundários. 

    A análise será conduzida a partir da correlação entre os temas mapeados, sejam eles associados a um mesmo ambiente/variável ou de ambientes/variáveis distintos. As relações de causalidade ou associação entre os temas servirão de base para a construção e análise dos cenários.

  • Análise setorial

    A análise setorial é elemento constitutivo da Análise Estratégica, juntamente com a análise do macroambiente. Ela abarca o panorama setorial (situação econômica, suas fronteiras e estrutura), o estudo da concorrência e do mercado, bem como o mapeamento e análise dos stakeholders do cliente.

    Na aula de hoje, a atividade consiste em:

    - mapear as fontes de informação para elaboração do panorama setorial,  

    - estabelecer os critérios para a identificação da concorrência que será analisada e comparada ao cliente a partir de suas práticas de comunicação institucional e mercadológica.

    - definir o escopo do estudo de mercado, se concentrado no mercado atual ou no potencial.


    • Deixo estes documentos como uma referência na elaboração de análise setorial, etapa constitutiva da Análise Estratégica a ser desenvolvida pelas agências.

    • A partir da definição do cliente, a agência dará início ao levantamento de dados para elaboração de briefing e análise estratégica que é composta pela análise setorial. Como já discutimos presencialmente, nesta etapa os esforços estarão concentrados na pesquisa exploratória de dados secundários.

      A análise setorial abarca:

      1. Panorama setorial – apresentação do setor e segmento setorial no qual o cliente atua.
      1. situação econômica do setor: quando movimenta, qual participação no PIB, quanto emprega.
      2. estrutura setorial (identificação da dinâmica e dos atores setoriais):
      • estudo da concorrência e do mercado consumidor
      • mapeamento e análise de públicos de relacionamento institucional e mercadológico/comercial

      Na aula de hoje, a atividade consiste em:

      - mapear as fontes de informação para elaboração do panorama setorial,

      - estabelecer os critérios para a identificação da concorrência que será analisada e comparada ao cliente a partir de suas práticas de comunicação institucional e mercadológica.

      - levantar informações sobre o mercado consumidor atendido pela empresa cliente.


    • A partir da definição do cliente, a agência dará início ao levantamento de dados para elaboração de briefing e análise estratégica que é composta pela análise setorial. Como já discutimos presencialmente, nesta etapa os esforços estarão concentrados na pesquisa exploratória de dados secundários.

      A análise setorial abarca:

      1. Panorama setorial – apresentação do setor e segmento setorial no qual o cliente atua.
      1. situação econômica do setor: quando movimenta, qual participação no PIB, quanto emprega.
      2. estrutura setorial (identificação da dinâmica e dos atores setoriais):
      • estudo da concorrência e do mercado consumidor
      • mapeamento e análise de públicos de relacionamento institucional e mercadológico/comercial

      Na aula de hoje, a atividade consiste em:

      - mapear as fontes de informação para elaboração do panorama setorial,

      - estabelecer os critérios para a identificação da concorrência que será analisada e comparada ao cliente a partir de suas práticas de comunicação institucional e mercadológica.

      - levantar informações sobre o mercado consumidor atendido pela empresa cliente.


  • Diagnóstico

    A aula de hoje será dedicada à elaboração do diagnóstico, que consiste na descrição e análise da atual situação da empresa diante daquela que a organização pretende alcançar. Para isso, os grupos devem considerar:

    - A visão e objetivos organizacionais.

    - O cenário do entorno trazido pela análise macroambiental, a partir da qual foram vislumbradas oportunidades e ameaças.

    - O panorama setorial, que juntamente com a análise do briefing, possibilitam a identificação das fortalezas e fraquezas da organização-cliente.

    O Diagnóstico é construído a partir Análise Estratégica finalizada (ou seja, Análise Macro e Setorial integradas pela SWOT) e análise crítica do briefing. Ele é uma descrição concisa do atual cenário organizacional, confrontado com a situação futura expressada na visão do cliente, que sinaliza os ajustes necessários à estratégia e processos organizacionais para a consecução da visão organizacional. 

    Como estamos elaborando um plano de comunicação, este exercício deve ser realizado pela perspectiva da área e não do negócio, muito embora a compreensão do negócio seja importante para se pensá-la estrategicamente. Por este motivo, no diagnóstico a agência aponta a situação problema no âmbito da Comunicação que deve ser priorizada (o que?) pelo cliente, a descreve e indica seus desdobramentos e impactos sobre os objetivos organizacionais (como ocorre? onde está localizada a causa/fonte do problema - pode não estar na Comunicação, quando ocorre?), além de informar quais os públicos estão envolvidos e afetados diretamente neste contexto. 

    Há a possibilidade do diagnóstico abarcar recomendações ao cliente em áreas identificadas como responsáveis por questões que interferem nos processos comunicacionais e podem condicionar o alcance de seus objetivos e entregas, limitando a eficiência da área e a eficácia do plano a ser proposto. 

    Para detalhamento da construção do diagnóstico, consultem material de aula disponível no ambiente de Empreendedorismo.


  • Proposta de Relações Públicas

    A partir do cenário e do desafio apresentados pelo cliente na reunião de briefing, bem como da análise estratégica e pesquisas realizadas, as agências deverão elaborar uma proposta de Relações Públicas com a seguinte estrutura:

    - Cenário e diagnóstico

    - Objetivo(s) e meta(s)

    - Públicos

    - Estratégia

    - Resumo das ações propostas

    - Cronograma de trabalho (simplificado)

    - Estimativa de investimento

    As propostas serão avaliadas em função de seu alinhamento à situação-problema, correção técnico-conceitual e viabilidade de implantação.

  • Avaliação da Disciplina & Autoavaliação

  • Tópico 10