Programação
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Bem-vindos à disciplina de pós-graduação do Programa Letra!
Enviamos aqui as nossas boas vindas a todos os inscritos e esperamos que vocês possam aproveitar as reflexões que vamos compartilhar
Participem das aulas e das atividades!
Profa. Heloisa Albuquerque-Costa (FFLCH-USP)
Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza (UFU)
Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho (UFU)
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Tópico 1
Internacionalização do Ensino Superior – o estado da arte das pesquisas e estudos na área – nacionais e internacionais. A Internacionalização dos currículos em em diferentes contextos: reflexões sobre a complexidade desse processo, impactos e ações concretas nas áreas de ensino e pesquisa em Instituições de Ensino Superior (IES)
- 1a parte das 14h às 15h45
- Diga seu nome e o seu vínculo na pós-graduação (ouvinte, inscrito em qual programa, aluno especial);
- Explique rapidamente o seu projeto (área e questões de pesquisa, fase em que está no momento)
- Por que se interessou pelo curso e o que espera das aulas
Intervalo das 15h45 às 16h- 2a parte das 16h às 17h45
- Introdução à temática do tópico 1 - Internacionalização do Ensino Superior – o estado da arte das pesquisas e estudos na área – nacionais e internacionais. A Internacionalização dos currículos em em diferentes contextos: reflexões sobre a complexidade desse processo, impactos e ações concretas nas áreas de ensino e pesquisa em Instituições de Ensino Superior (IES).
Dinâmica - discussão em grupos e apresentação expositiva dosprofessores sobre o tema2. Indicação de leituras para a aula 2-
Este é um fórum de participação opcional para construção de conhecimento e socialização de ideias e sugestões sobre temas aderentes à Aula 1.
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Tópico 2
As modalidades de internacionalização e as tecnologias digitais como facilitadoras para a implementação de ações concretas entre as Instituições de Ensino Superior (IES): reflexão sobre os conceitos de inovação e integração. A internacionalização em casa (at home) e os processos de implementação dessa modalidade.
link meet.google.com/owj-fiqa-aqv
Para esta aula, você deve ler os seguintes textos
- BEELEN, J.; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A et. al. (Ed.) The European Higher Education Area, 2015. p. 59-73.
- FREIRE JÚNIOR, J. C.; SOUZA, V. V. S. A percepção da inovação em internacionalização em casa em universidades públicas brasileiras. (capítulo de livro no prelo)
- 1a parte das 14h às 15h45
- Socialização de tarefas produzidas nos cursos I e II do Curso "Internacionalização em casa como hub na Educação Superior"
- Compartilhamento das experiências de internacionalização em casa dos participantes
Intervalo das 15h45 às 16h- 2a parte das 16h às 17h45
Socialização dialogada dos dados, das análises e das discussões da pesquisa "Conhecendo práticas inovadoras e educativas de ‘internacionalização em casa’ no contexto da Educação Superior brasileira"
Indicação de leituras para a aula 3-
Este é um fórum de participação opcional para construção de conhecimento e socialização de ideias e sugestões sobre temas aderentes à Aula 2.
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Tópico 3
Articulação entre políticas de internacionalização e políticas linguísticas no Ensino Superior. Dimensões estrutural, organizacional e linguística presentes nos projetos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior. Reflexões e discussões a partir de exemplos concretos.
Link meet - meet.google.com/yzb-fqca-ghs
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FAUBAI. Política linguística para internacionalização do ensino superior. Documento do GT de Políticas Linguísticas para Internacionalização. Novembro, 2017.
GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R.; CASOTTI, J. B. C. Internationalization and language policies in Brazil: what is the relationship? Revista Brasileira de Linguística Aplicada - RBLA, v. 19, n. 2, p. 295-327, 2019.
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Este é um fórum de participação opcional para construção de conhecimento e socialização de ideias e sugestões sobre temas aderentes à Aula 3.
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Tópico 4
Programas institucionais – nacionais e internacionais – que articulam política de internacionalização e política linguística: conceitos e dimensões presentes. Formação em línguas estrangeiras para a internacionalização no Ensino Superior: Eixos norteadores para a internacionalização das universidades brasileiras.
link - https://meet.google.com/fyk-fjkm-ibj
Leituras para a próxima aula
STALLIVIERI, Luciana. Internacionalização das Instituições de Ensino Superior In Internacionalização e Intercâmbio. Dimensões e Perspectivas. Editora e Livraria Appris Ltda. Curitiba, 2017, cap. 2, p. 41 a 89.
STALLIVIERI, Luciana. Educação Internacional - Mobilidade Acadêmica In Internacionalização e Intercâmbio. Dimensões e Perspectivas. Editora e Livraria Appris Ltda. Curitiba, 2017,cap. 3, p. 91 a 148.
DELLANGNELO, Adriana; BRAGA, Junia; SOARES SOUZA, Valeska. O Programa Idioma sem Fronteiras em sua proposta pedagógica. In Idiomas sem Fronteiras. Internacionalização da educação superior e formação de professores em língua estrangeira. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2021. p. 41 a 58.
SANTOS, Elaine; GOMES, Rodrigo; OLIVEIRA, Hellen Luciana. A internacionalização das IES e o IsF-UFS. Uma análise de resultados.In Idiomas sem Fronteiras. Internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira, 2021, p. 59 a 77.
Dinâmica da aula
1- Discussão reflexiva e crítica em grupo sobre os textos indicados para a aula. Cada grupo vai fazer uma apresentação sobre alguns dos conceitos trabalhados e as ações concretas que foram dadas como exemplo. Após a síntese, o grupo vai propor questões que devem ainda ser discutidas e pensadas na área.
2- Discussão e síntese das apresentações
Após o intervalo
3- Discussão dos Eixos norteadores para a internacionalização das universidades brasileiras.
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Este é um fórum de participação obrigatória para construção de conhecimento e socialização de ideias e sugestões sobre temas aderentes à Aula 4.
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Coloquei um exemplo de outra disciplina para não direcionar tanto. Espero que seja útil.
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Tópico 5
Especificidades e procedimentos metodológicos para a concepção de programas de ensino. Instrumentos metodológicos para identificar e analisar as necessidades linguísticas, socioculturais e metodológicas da comunidade universitária. Elaboração de programas de ensino com foco na internacionalização a partir de estudos de caso concretos.
https://meet.google.com/vbk-vzeg-qas
Dinâmica da aula
1- Apresentação dos resultados da participação de todos no forum da aula 4 (30 min)
2- Discussão em grupos à partir das leituras dos textos indicados sobre ensino de LE para a internacionalização e, para ajudar, os grupos devem responder às seguintes questões: (40 min)
- Quais são as diferenças entre um programa de ensino de LE que temos nas escolas e centros de línguas e um programa de LE para a internacionalização?
- A partir do estudo de caso abaixo, quais tópicos você incluiria em seu programa de ensino?
O Serviço de Relações Internacionais da sua Instituição de Ensino Superior (IES) solicita dois cursos de LE :a) para alunos do curso de engenharia que se preparam para um programa de mobilidade acadêmica (vocês decidem o país e a modalidade de intercâmbio). Os alunos tem nível de proficiência B1;
b) para funcionários da IES que atuam na internacionalização da instituição.
IMPORTANTE
Cada grupo deve responder a questão 1 com os tópicos que diferenciam os dois programas de ensino E deve acrescentar os comentários que expliquem a discussão que realizaram sobre o tema
Cada grupo deve propor um ppt para a questão 2- com os elementos que devem constar nos dois programas de ensino para responder à demandas formuladas (vcs decidem o que deve ser considerado nesse programa)
Após o intervalo
3- Apresentação dos ppt e discussão em grupo
Síntese sobre os procedimentos para identificar e analisar as necessidades linguísticas, discursivas, socioculturais e metodológicas para a elaboração de programas de ensino voltados à internacionalização
Instrumentos possíveis e papel do professor/pesquisador-
Este é um fórum de participação opcional para construção de conhecimento e socialização de ideias e sugestões sobre temas aderentes à Aula 5.
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Tópico 6
Questões norteadoras para o desenvolvimento de pesquisas na área. Problematizando o futuro da internacionalização no Ensino Superior no Brasil.
Orientação do trabalho final.
Avaliação do curso.
Link - : https://meet.google.com/dyh-bnmk-jht
Dinâmica da aula
1a parte da aula
1- Retomada das contribuições realizadas no Forum
2- Algumas questões sobre o programa IsF (Questões para refletir, preparar a partir das leituras e debater com os colegas na 1a parte da aula)
- Do livro "Idiomas sem Fronteiras - multilinguismo, internacionalização ..."
a) Ler introdução de ABREU-E-LIMA, D.; Waldenor B. MORAES FILHO, W. B. - Pág 15-54.
Para reflexão sobre essa introdução : Quais são as dimensões de atuação de docentes/pesquisadores no programa? Qual a importância dessas dimensões para a internacionalização do ensino superior?
- Do livro "Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras"
b) Ler o capítulo de AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; GATTOLIN, S. R. " Desenvolvimento de materiais didáticos para o programa IsF..." - Pág. 269- 292
Para reflexão sobre esse capítulo : Quais são os desafios colocados para a concepção e elaboração de materiais didáticos apresentados pelas autoras?
Após o Intervalo
2a parte da aula
1- Discussão sobre o texto : KNIGHT, J. ; De WITT, Hans. "Internationalization of Higher Education: Past and Future.
2- Questões de pesquisa que podem orientar trabalhos de investigação sobre a Internacionalização no ensino superior
3- Resposta ao forms sobre a avaliação da disciplina
4- Forum sobre o Trabalho final
****IMPORTANTE - ver o arquivo "Publicações e Pesquisas sobre o IsF"
**** IMPORTANTE - Texto 1 do último livro anexado abaixo
Avaliação da disciplina
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfepuAQcEMefN3ANptG0Sp2eNc-Y9_C8EXCiptJftAzO6Ya7g/viewform?pli=1
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- A data de entrega é em 10/07/2023.
Quem deve fazer o trabalho final
- Alunos matriculados regularmente em um programa de pós-graduação da USP. A nota e frequência serão enviadas ao serviço de pós-graduação.
- Alunos matriculados regularmente em um programa de pós-graduação de outra universidade. A nota e frequência serão enviadas ao serviço de pós-graduação.
- Alunos especiais regularmente inscritos que queiram validar os créditos da disciplina quando ingressarem em um programa de pós-graduação.
OUVINTES - a realização do trabalho é opcional.
ENTREGA DO TRABALHO E PRAZOS
- A entrega do trabalho é feita pelo Moodle (ver abaixo)
- A data de entrega é em 10/07/2023.
IMPORTANTE – para cumprir esse prazo, é preciso que a participação nas aulas seja ativa, ou seja, as leituras, a interação nos fóruns, as anotações nas aulas devem ser realizadas para ir dando elementos para a escrita do trabalho final.
PROPOSTA DE TRABALHOS FINAIS
O participante da disciplina pode escolher entre uma das 4 opções
- Escrita de um texto reflexivo sobre um dos temas tratados
- Escrita de de artigo científico para ser eventualmente submetido a uma publicação
- Escrita do projeto de pesquisa para ingresso em um programa de pós-graduação
- Escrita de um capítulo – referencial teórico ou metodológico – que pode integrar a dissertação e/ou tese em curso
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www.andifes.org.br
Projeto Pedagógico curso de especialização em línguas estrangeiras
https://www.andifes.org.br/?p=87687
Nome do curso: Línguas Estrangeiras para Internacionalização Concepção metodológica: Formação aberta, flexível, integrada e crítica Modalidades: Educação a Distância, Híbrida e/ou Presencial
Carga horária: 500 horas, distribuídos em 200 horas de componentes teóricos, 200 horas de componentes práticos e 100 horas de orientação, que poderão ser executados ao longo de, no mínimo, 18 meses e, no máximo, 24 meses (a duração é variável em função da composição curricular e da disponibilidade do(a) cursista).
Certificação
O Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras para Internacionalização possibilita ao egresso a formação especializada em uma das seguintes trilhas:
1. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: alemão
2. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: espanhol 3. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: francês
4. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: inglês
5. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: italiano
6. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: japonês 7. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: português
Público participante
Este curso de especialização é destinado a profissionais graduados em Letras (licenciaturas preferencialmente), e cursos afins, que já possuam proficiência em um dos sete idiomas integrantes da Rede IsF e que estejam interessados(as) em melhor compreender as particularidades da relação entre o ensino de línguas e a internacionalização, seja em ofertas na modalidade presencial, híbrida ou a distância
IMPORTANTE - Consultem o site da ANDIFES para maiores informações sobre o calendário de inscrições em 2024.