Programação

  • Bem-vindos à disciplina de pós-graduação do Programa Letra!

    Enviamos aqui as nossas boas vindas a todos os inscritos e esperamos que vocês possam aproveitar as reflexões que vamos compartilhar 

    Participem das aulas e das atividades!

    Profa. Heloisa Albuquerque-Costa (FFLCH-USP)

    Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza (UFU)

    Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho (UFU)


  • Aula 1 - 28/04/2023

    Tópico 1 

    Internacionalização do Ensino Superior – o estado da arte das pesquisas e estudos na área – nacionais e internacionais. A Internacionalização dos currículos em em diferentes contextos: reflexões sobre a complexidade desse processo, impactos e ações concretas nas áreas de ensino e pesquisa em  Instituições de Ensino Superior (IES)

    • 1a parte das 14h às 15h45 
    Apresentação dos participantes : 
    1. Diga seu nome e o seu vínculo na pós-graduação (ouvinte, inscrito em qual programa, aluno especial); 
    2. Explique rapidamente o seu projeto  (área e questões de pesquisa, fase em que está no momento)
    3. Por que se interessou pelo curso e o que espera das aulas
    Apresentação da dinâmica das aulas, do programa, da avaliação e da bibliografia complementar relacionada ao tema

    Intervalo das 15h45 às 16h

    • 2a parte das 16h às 17h45 
    1. Introdução à temática do tópico 1 - Internacionalização do Ensino Superior – o estado da arte das pesquisas e estudos na área – nacionais e internacionais. A Internacionalização dos currículos em em diferentes contextos: reflexões sobre a complexidade desse processo, impactos e ações concretas nas áreas de ensino e pesquisa em  Instituições de Ensino Superior (IES).
           Dinâmica - discussão em grupos e apresentação expositiva dos
           professores sobre o tema

         2. Indicação de leituras para a aula 2 


  • Aula 2 - 05/05/2023

    Tópico 2

    As modalidades de internacionalização e as tecnologias digitais como facilitadoras para a implementação de ações concretas entre as Instituições de Ensino Superior (IES):  reflexão sobre os conceitos de inovação e integração. A internacionalização em casa (at home) e os processos de implementação dessa modalidade.

    link meet.google.com/owj-fiqa-aqv

    Para esta aula, você deve ler os seguintes textos 

    • BEELEN, J.; JONES, E. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A et. al. (Ed.) The European Higher Education Area, 2015. p. 59-73.
    • FREIRE JÚNIOR, J. C.; SOUZA, V. V. S. A percepção da inovação em internacionalização em casa em universidades públicas brasileiras. (capítulo de livro no prelo)


    • 1a parte das 14h às 15h45 
    Dinâmica "Quem eu sou na internacionalização em casa?"
    1. Socialização de tarefas produzidas nos cursos I e II do Curso "Internacionalização em casa como hub na Educação Superior"
    2. Compartilhamento das experiências de internacionalização em casa dos participantes
    Highlights dos textos lidos como bibliografia básica para a Aula 2

    Intervalo das 15h45 às 16h

    • 2a parte das 16h às 17h45 

    Socialização dialogada dos dados, das análises e das discussões da pesquisa "Conhecendo práticas inovadoras e educativas de ‘internacionalização em casa’ no contexto da Educação Superior brasileira"

       Indicação de leituras para a aula 3 

  • Aula 3 - 12/05/2023

    Tópico 3 

    Articulação entre políticas de internacionalização e políticas linguísticas no Ensino Superior. Dimensões estrutural, organizacional e linguística presentes nos projetos pedagógicos das Instituições de Ensino Superior. Reflexões e discussões a partir de exemplos concretos.

    Link meet - meet.google.com/yzb-fqca-ghs

  • Aula 4 - 19/05/2023

    Tópico 4 

    Programas institucionais – nacionais e internacionais – que articulam política de internacionalização e política linguística: conceitos e dimensões presentes.  Formação em línguas estrangeiras para a internacionalização no Ensino Superior:  Eixos norteadores para a internacionalização das universidades brasileiras.

    link - https://meet.google.com/fyk-fjkm-ibj

    Leituras para a próxima aula

    STALLIVIERI, Luciana. Internacionalização das Instituições de Ensino Superior In Internacionalização e Intercâmbio. Dimensões e Perspectivas. Editora e Livraria Appris Ltda. Curitiba, 2017, cap. 2, p. 41 a 89.

    STALLIVIERI, Luciana. Educação Internacional - Mobilidade Acadêmica In Internacionalização e Intercâmbio. Dimensões e Perspectivas. Editora e Livraria Appris Ltda. Curitiba, 2017,cap. 3, p. 91 a 148.

    DELLANGNELO, Adriana; BRAGA, Junia; SOARES SOUZA, Valeska. O Programa Idioma sem Fronteiras em sua proposta pedagógica. In Idiomas sem Fronteiras. Internacionalização da educação superior e formação de professores em língua estrangeira. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2021. p. 41 a 58.

    SANTOS, Elaine; GOMES, Rodrigo; OLIVEIRA, Hellen Luciana. A internacionalização das IES e o IsF-UFS. Uma análise de resultados.In Idiomas sem Fronteiras. Internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira, 2021, p. 59 a 77.

    Dinâmica da aula

    1- Discussão reflexiva e crítica em grupo sobre os textos indicados para a aula. Cada grupo vai fazer uma apresentação sobre alguns dos conceitos trabalhados e as ações concretas que foram dadas como exemplo. Após a síntese, o grupo vai propor questões que devem ainda ser discutidas e pensadas na área. 

    2- Discussão e síntese das apresentações

    Após o intervalo

    3- Discussão dos  Eixos norteadores para a internacionalização das universidades brasileiras.

  • Aula 5 - 26/05/2023

    Tópico 5 

    Especificidades e procedimentos metodológicos para a concepção de programas de ensino. Instrumentos metodológicos para identificar e analisar as necessidades linguísticas, socioculturais e metodológicas da comunidade universitária.  Elaboração de programas de ensino com foco na internacionalização a partir de estudos de caso concretos.

    https://meet.google.com/vbk-vzeg-qas

    Dinâmica da aula

    1-  Apresentação dos resultados da participação de todos no forum da aula 4 (30 min)

    2- Discussão em grupos à partir das leituras dos textos indicados sobre ensino de LE para a internacionalização e, para ajudar, os grupos devem responder às seguintes questões: (40 min)

    • Quais são as diferenças entre um programa de ensino de LE que temos nas escolas e centros de línguas e um programa de LE para a internacionalização?
    • A partir do estudo de caso abaixo, quais tópicos você incluiria em seu programa de ensino?

         O Serviço de Relações Internacionais da sua Instituição de Ensino Superior (IES) solicita dois cursos de LE : 

    a) para alunos do curso de engenharia que se preparam para um programa de mobilidade acadêmica (vocês decidem o país e a modalidade de intercâmbio). Os alunos tem nível de proficiência B1; 

    b) para funcionários da IES que atuam na internacionalização da instituição. 

    IMPORTANTE

    Cada grupo deve responder a questão 1 com os tópicos que diferenciam os dois programas de ensino E deve acrescentar os comentários que expliquem a discussão que realizaram sobre o tema

    Cada grupo deve propor um ppt para a questão 2- com os elementos que devem constar nos dois programas de ensino para responder à demandas formuladas (vcs decidem o que deve ser considerado nesse programa) 

    Após o intervalo

    3-  Apresentação dos ppt e discussão em grupo

    Síntese sobre os procedimentos para identificar e analisar as necessidades linguísticas, discursivas, socioculturais e metodológicas para a elaboração de programas de ensino voltados à internacionalização
    Instrumentos possíveis e papel do professor/pesquisador 

  • Aula 6 - 02/06/2023

    Tópico 6

    Questões norteadoras para o desenvolvimento de pesquisas na área. Problematizando o futuro da internacionalização no Ensino Superior no Brasil.

    Orientação do trabalho final.

    Avaliação do curso.

    Link -  : https://meet.google.com/dyh-bnmk-jht

    Dinâmica da aula

    1a parte da aula

    1- Retomada das contribuições realizadas no Forum 

    2- Algumas questões sobre o programa IsF (Questões para refletir, preparar a partir das leituras e debater com os colegas na 1a parte da aula) 

    • Do livro "Idiomas sem Fronteiras - multilinguismo, internacionalização ..."

         a) Ler  introdução de  ABREU-E-LIMA, D.;  Waldenor B. MORAES FILHO, W. B.  -  Pág 15-54. 

          Para reflexão sobre essa introdução Quais são as dimensões de atuação de docentes/pesquisadores no programa? Qual a importância dessas dimensões para a internacionalização do ensino superior?

    • Do livro "Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras" 

         b) Ler o capítulo de AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; GATTOLIN, S. R.  " Desenvolvimento de materiais didáticos para o programa IsF..." - Pág. 269- 292

          Para reflexão sobre esse capítulo : Quais são os desafios colocados para a concepção e elaboração de materiais didáticos apresentados pelas autoras?

    Após o Intervalo

    2a parte da aula

    1- Discussão sobre o texto : KNIGHT, J. ; De WITT, Hans. "Internationalization of Higher Education: Past and Future.

    2- Questões de pesquisa que podem orientar trabalhos de investigação sobre a Internacionalização no ensino superior

    3- Resposta ao forms sobre a avaliação da disciplina

    4- Forum sobre o Trabalho final 

    ****IMPORTANTE - ver o arquivo "Publicações e Pesquisas sobre o IsF" 

    **** IMPORTANTE - Texto 1 do último livro anexado abaixo  


    Avaliação da disciplina

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfepuAQcEMefN3ANptG0Sp2eNc-Y9_C8EXCiptJftAzO6Ya7g/viewform?pli=1


  • Trabalho final - orientações, opções de trabalhos e prazos



    • A data de entrega é em 10/07/2023


    Quem deve fazer o trabalho final

    • Alunos matriculados regularmente em um programa de pós-graduação da USP. A nota e frequência serão enviadas ao serviço de pós-graduação. 


    • Alunos matriculados regularmente em um programa de pós-graduação de outra universidade. A nota e frequência serão enviadas ao serviço de pós-graduação. 


    • Alunos especiais regularmente inscritos que queiram validar os créditos da disciplina quando ingressarem em um programa de pós-graduação.


    OUVINTES - a realização do trabalho é opcional.


    ENTREGA DO TRABALHO E PRAZOS

    • A entrega do trabalho é feita pelo Moodle (ver abaixo)
    • A data de entrega é em 10/07/2023

     IMPORTANTE – para cumprir esse prazo, é preciso que a participação nas aulas seja ativa, ou seja, as leituras, a interação nos fóruns, as anotações nas aulas devem ser realizadas para ir dando elementos para a escrita do trabalho final.    


    PROPOSTA DE TRABALHOS FINAIS

    O participante da disciplina pode escolher entre uma das 4 opções

    1. Escrita de um texto reflexivo sobre um dos temas tratados
    2. Escrita de de artigo científico para ser eventualmente submetido a uma publicação
    3. Escrita do projeto de pesquisa para ingresso em um programa de pós-graduação
    4. Escrita de um capítulo – referencial teórico ou metodológico – que pode integrar a dissertação e/ou tese em curso
  • Referências bibliográficas complementares e questionário de identificação de necessidades

  • Curso de Especialização - Rede ANDIFES IsF


    www.andifes.org.br

    Projeto Pedagógico curso de especialização em línguas estrangeiras

                               https://www.andifes.org.br/?p=87687 


    Nome do curso: Línguas Estrangeiras para Internacionalização Concepção metodológica: Formação aberta, flexível, integrada e crítica Modalidades: Educação a Distância, Híbrida e/ou Presencial
    Carga horária: 500 horas, distribuídos em 200 horas de componentes teóricos, 200 horas de componentes práticos e 100 horas de orientação, que poderão ser executados ao longo de, no mínimo, 18 meses e, no máximo, 24 meses (a duração é variável em função da composição curricular e da disponibilidade do(a) cursista).

    Certificação
    O Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras para Internacionalização possibilita ao egresso a formação especializada em uma das seguintes trilhas:
    1. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: alemão
    2. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: espanhol 3. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: francês
    4. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: inglês
    5. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: italiano
    6. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: japonês 7. Especialista em Língua Estrangeira para internacionalização: português

    Público participante
    Este curso de especialização é destinado a profissionais graduados em Letras (licenciaturas preferencialmente), e cursos afins, que já possuam proficiência em um dos sete idiomas integrantes da Rede IsF e que estejam interessados(as) em melhor compreender as particularidades da relação entre o ensino de línguas e a internacionalização, seja em ofertas na modalidade presencial, híbrida ou a distância

    IMPORTANTE - Consultem o site da ANDIFES para maiores informações sobre o calendário de inscrições em 2024.