Cours : RCB0305 - Biorregulação II (2023) | e-Disciplinas
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Profa. Alline Campos- Introdução a Biologia do Estresse
- BasculerBom dia!
A nossa aula de Biologia do stress será online!
Nos vemos no dia dos seminários (presencialmente) em que faremos uma mesa redonda de discussão dos artigos em anexo.
Dúvidas: allinecampos@usp.br ou presencialmente durante os seminários
Nos vemos em breve!
Abs
Alline
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Faremos o seminário em formato de mesa redonda com perguntas que irão nos envolver na discussão do artigo: Chronic stress physically spares but functionally impairs innatelike invariant T cells (em anexo).
Todos precisam ler o artigo. A discussão se dará de forma presencial.
Nos vemos em breve.
Alline
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Olá
Este é o artigo que discutiremos juntos no dia 10/04
Até breve!
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Profa. Eliane Comoli Ritmos biológicos: mecanismos Moleculares e celulares geradores e sincronizadores de ritmos; controle neural e hormonal (T)
- BasculerBIBLIOGRAFIA INDICADA PARA A NEUROFISIOLOGIA
1. Neurociências: Desvendando o sistema nervoso. - Bear, MF; Connors, BW; Paradiso, M.A. 2ed. Artmed 2002.
2. Neurociências. Purves, D. e colaboradores. Ed Artmed, 2005.
Objetivos da Aula: Conhecer e compreender a importância da cronobiologia,
A oscilação é a essência de comportamentos. A oscilação determina alternâncias que são reguladas por sistemas que temporizam o nosso corpo regulando hormônios, humor, sono, disposição para o trabalho e para o lazer, metabolismo, temperatura e muitos outros aspectos da vida.
Os sistemas temporizadores ajustam as oscilações (ritmos) do nosso corpo com as oscilações do ambiente mantendo uma relação que tem uma certa flexibilidade mas também aspectos regulares e tem grande importância na adaptação do organismo ao ambiente onde vive.
Em 2017 o prêmio Nobel foi dado aos pesquisadores Jeffrey Hall of the University of Maine in Orono, Michael Rosbash of Brandeis University in Waltham, Massachusetts, and Michael Young of Rockefeller University in New York City. Eles identificaram os componentes de um sistema organizador circadiano (moléculas, genes, RNAs, etc) e descreveram a sua regulação para explicar os mecanismos que mantem oscilações celulares que dão origem ao ritmo circadiano e seres vivos e como sincronizam com o ciclo dia-noite.
***Para você ler antes da aula : Capítulo - Os Rítmos Circadianos, em Os Rítmos do Encéfalo e o Sono (cap 19, pags. 626 - 636 do livro Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso, Bear e cols, segunda edição, 2002).
OBS: Leia a introdução do artigo " New perspectives on the role of melatonin in human sleep, circadian rhythms and their regulation".
Assistam os vídeos que foram anexados!
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Profa. Eliane Comoli- Glândula Pineal
- BasculerObjetivos da Aula: Abordaremos o funcionamento da Glândula Pineal, a síntese do hormônio Melatonina e algumas de suas ações. Discutiremos a via de controle circadiano sobre a pineal e o efeito da intensidade de luz na secreção de Melatonina
Assistam os vídeos que foram anexados!
OBS: Leia a introdução do artigo " New perspectives on the role of melatonin in human sleep, circadian rhythms and their regulation". -
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Profa. Eliane Comoli- Ciclo sono-vigília; Mecanismos de alerta e atenção. (T)
- BasculerObjetivos da Aula: Nessa aula vocês aprenderão os aspectos neurais e mecanismos neuroquímicos envolvidos nos estados de vigília e sono. Discutiremos as fases e ciclos do sono e a regulação das mudanças entre os estados vigília-sono-vigília. Por fim bordaremos alguns distúrbios do sono, tais como, insônia, hipersônia e parassônia,
É importante compreender em termos cronobiológicos que o desrespeito às necessidades orgânicas de sono leva à uma situação de tensão temporal que cronicamente tem consequências catastróficas sobre a saúde dos seres humanos.
***Para você ler antes da aula síncrona: Capítulos: Sono e Vigília (cap.28, pags. 603 - 623 do livro Neurociências - Purves e cols se for segunda edição, 2005); Os Rítmos do Encéfalo e o Sono (cap 19, pags. 585 - 607 e Os sistemas modulatórios de projeção difusa do encéfalo em O Controle Químico do Encéfalo e do Comportamento (cap15, pags 498 - 508 do livro Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso, Bear e cols, terceira edição, 2008).
Assistam os vídeos que foram anexados antes de ler os capítulos!
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Profa. Eliane Comoli- Sistema Límbico: sensações e emoções (T)
- BasculerObjetivos da Aula: Você sabe que o cérebro humano tem mecanismos que garantem a sobrevivência do organismo mesmo em condições de extremo estresse. Na aula de hoje você estudará o que acontece no cérebro humano quando sentimos uma emoção automática. Você compreenderá que o processamento elaborativo (à posteori) da emoção automática permite que essa informação fique associada à vivência através da memória e pode influenciar planejamentos futuros. Através do Sistema Límbico tudo que é processado no SN ganha um caráter afetivo, seja de forma automática ou vinculando aspectos afetivos nos acontecimentos que são armazenados na forma de memória.
Assistam os vídeos que foram anexacos! Foram anexados vídeos que abordam diversos aspectos do processamento das emoções (Antônio Daumásio, neurocientista), tais como envolvimento da Amígdala (Joseph LeDoux), Hipocampo (Erin Bigler, Brigham Young University) e Hipotálamo (Columbia University) no processamento das emoções e formação de memória.
***Para leitura - Capítulos: Emoções (cap 29, pag. 625 - 644) do livro Neurociências - Purves e cols se for segunda edição, 2005) e Os Mecanismos da Emoção no Encéfalo (cap 18, pags. 563 - 583 do livro Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso, Bear e cols, terceira edição, 2008). Texto: Sistema Límbico e as Emoções
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Profa. Eliane Comoli- Cheiro, emoções e memórias emocionais (T)
- BasculerObjetivos da Aula: Nessa aula você estudará os mecanismos neurais envolvidos com o processamento gustativo e olfativo. O sistema gustativo, juntamente com o sistema olfativo e somatosensorial são responsáveis pela caracterização do sabor. Além da importância da discriminação sensorial do palatar e olfato, esses sentidos são processados pelo sistema límbico, de modo que qualificam as experiências pessoais com caráter afetivo; e ficam armazenados na memória. Esses sistemas são de fundamental importância porque qualificam aspectos do agradável e desagradável dentro de um determinado contexto comportamental.
***Para você ler! Capítulos: Os sentidos químicos (cap 15, pag. 317 - 344 do livro Neurociências - Purves e cols se for segunda edição, 2005) e Os sentidos químicos (cap 8, pags. 251 - 275 do livro Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso, Bear e cols, terceira edição, 2008)
Assistam os vídeos que foram anexados!
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Profa. Eliane Comoli- Neurobiologia do medo e agressão (T)
- BasculerO medo é uma emoção de antecipação desencadeada quando é percebida uma situação de risco para nossa segurança ou de outros. A principal função do medo é preparar o corpo para enfrentar o perigo. Avanços significantes tem sido feito para se compreender a neurobiologia do medo, em especial a circuitaria e os mecanismos envolvidos no medo. Disfunções na circuitaria e mecanismos envolvidos na resposta ao medo podem gerar desordens psiquiátricas crônicas, tais como vários tipos de fobias e desordem do estresse pós-traumático. Infelizmente o medo patológico é muito debilitante e ainda insuficientemente tratado.
A agressão reativa envolve ataques raivosos não planejados direcionados ao objeto percebido como fonte de ameaça ou frustração. Estudos em animais mostram que a agressão reativa é mediada por um circuito que permeia a amígdala medial, hipotálamo medial e substância cinzenta periaquedutal. Assume-se que a mesma circuitaria media a resposta agressiva em humanos e que tal circuitaria é regulada por regiões corticais como o Córtex Pré-frontal e Córtex Cingulado. Acredita-se que a agressão impulsiva e violência surgem da falta de regulação nesse sistema.
Objetivos da aula: Nessa aula discutiremos os mecanismos envolvidos no medo inato e aprendido com especial atenção na participação da amígdala e hipotálamo; e os mecanismos neurais envolvidos na resposta agressiva reativa. Disfunções relacionadas em processamento de informações salientes na amígdala podem desencadear condições como fobias e estresse pós-traumático; e disfunções entre as conexões amígdala-córtex pré-frontal podem ser reponsáveis por desencadear comportamentos agressivos impulsivos e anti-sociais.
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Fertilidade, Gestação, Parto e Lactação - Seminário- LLKE
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Crescimento e desenvolvimento/Puberdade - LLKE
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Programação pré-natal e neonatal - Seminário - LLKE
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Disruptores endócrinos - LLKE
- Basculer-
Consulter
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Prezados Estudantes,
Selecione um artigo da literatura sobre disruptor endócrino e elabore um texto sobre o mesmo, incluindo o background da literatura, hipótese do trabalho, metodologia e resultados observados. Faça uma análise crítica sobre o estudo, mencionando a contribuição e perspectivas para a área de investigação.
Bom estudo!
Att,
Lucila
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Modulo Neuropsicofarmacologia- Profa. Alline Campos
- BasculerOlá!
Neste tópico veremos juntos os temas:
26/06- Aula Moodle- Farmacologia dos Fármacos antidepressivos
30/06- Aula Moodle- Anestésicos Gerais
03/07- Aula presencial: Farmacologia dos Fármacos Antipsicóticos
03/07- Presencial: Seminário Psicofarmacologia.
Até breve
Alline-
Acesse a pasta para assistir as vídeos aulas sobre o tema!
São 5 aulas curtas.
Não deixe de tirar suas dúvidas: allinecampos@usp.br
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Dúvidas? allinecampos@usp.br
Alline
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Responda as 2 questões de multipla escolha sobre o tema anestésicos gerais.
Serão disponibilizados 15 minutos para a resolução.
Abs
Alline
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Ansiolíticos - Professor Hélio Zangrossi Junior
- BasculerPrezados alunos,
A aula de ansiolíticos já se encontra no Moodle.
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Neste link vocês terão acesso a duas questões dissertativas sobre o tema ansiolítico.
As questões estarão disponíveis para respostas no dia 08/06 no período de 9-10h da manhã. Vocês terão 30minutos para responder as duas questões.
ATENÇÃO: Vocês possuem 1 tentativa para as respostas.
Boa sorte.
Prof. Hélio Zangrossi Jr.
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Aulas Prof. Francisco Guimarães: dependência química a drogas
- Basculer-
Recevoir une note Obtenir une note minimale de réussite
Após assistirem as três vídeo-aulas sobre drogas de abuso (é pré-requisito para completar o questionário), respondam a esta avaliação formativa. Vocês terão o feed-back imediato de cada resposta e, caso não tenham acertado, precisam refazer a pergunta até acertarem todas as questões. Com isso, a nota *dez) será inserida no banco de notas. Esta atividade precisa ser completada té o dia 5/7/2023 às 8:00 h
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Recevoir une note
Após iniciada, os estudantes terão 10 min para completar a prova
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Módulo de Integração 2023 - Neuroplasticidade
- Basculer -
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Módulo de Integração 2023 - Envelhecimento
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Section 20
- Basculer