Kursthemen
-
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!
Esta é uma ferramenta muito eficaz para que a gente inicie discussões sobre questões, interação sobre os textos, audiovisuais, avaliações, etc do curso.
Nosso primeiro tópico aberto é o de dúvidas.
Um abraço,
Carla -
Esta carta deve ser assinada pelo gestor ou professor supervisor da escola onde o estágio será realizado.
-
Este documento pode sofrer alterações ao longo do semestre.
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!!
Muitas pessoas estão com questões com falta por motivos diversos. Então, como combinamos, deixarei alguns materiais para que escolham um e elaborem um fichamento do material completo.
Seguem as alternativas:
https://www.youtube.com/watch?v=yGFxVyQ6eK0&ab_channel=FolhadeS.PauloDesconectados: os impactos da pandemia na educação brasileira Ensino de ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores
Link: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=110360
O que é Educação?
Link: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf
Bons estudos!!
Carla
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!
O relatório de estágio deve ser entregue até 10/01/23, em formato de artigo e deve ser elaborado a partir da análise de algum aspecto da elaboração e/ou aplicação da SD. Há muitos trabalhos e artigos na internet que trabalham sobre o tema e não haverá dificuldade para encontrar um modelo.
Um abraço,
Carla
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!
Este é nosso primeiro tópico de estudo. Iniciaremos com a conversa sobre nossas concepções de Educação, seguida de debate sobre material disponibilizado para estudo.
Sugiro que leiam o PDF do texto "O que é educação" e vejam o vídeo para a aula do dia 22/08.
Um abraço!!
-
O formulário fica disponível até às 23h59 de hoje.
-
Olá, pessoal!
Em continuidade à nossa introdução reflexiva sobre o(s) significado(s) de/a Educação (ções), seguimos abrindo trilhas, desvendando novos caminhos sobre o ensinar e aprender. Aqui, trazemos Paulo Freire para a conversa, mas não sem antes ouvir um pouco sobre seus próprios passos.
Para nosso encontro, há orientação para leitura dos capítulos:
- "Primeira Carta" do livro "Professora, sim! Tia, não! Cartas à quem ousa ensinar". Paulo Freire (1997) - verificar páginas no PDF
- "Primeiras palavras", "Solidão-Comunhão" e "Suporte e Mundo" do livro "À sombra desta mangueira". Paulo Freire (2015) - verificar páginas no PDF.
Link do vídeo que será visto em sala: https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire/
Os livros estão em PDF e seguem abaixo.
Bons estudos!!
Carla
-
Elaboração de uma síntese do minicurso "Alfabetização Científica na Educação Básica". O minicurso começa às 19h do dia 30/08. Não é preciso fazer inscrição para assistir. A transmissão é no canal da Cátedra no YouTube e ficará disponível no canal.
-
Lista de Presença 12/09 Link/URL
O formulário fica disponível até às 12h de 13/09
-
Educação libertária, emancipatória e para democracia
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem! Para nosso próximo encontro, trabalharemos com os seguintes materiais:
Pedagogia da Autonomia - Capítulo 3 "Ensinar é uma especificidade humana" - verificar página no PDF
Política e Educação - Capítulos: "NINGUÉM NASCE FEITO: É EXPERIMENTANDO-NOS NO MUNDO QUE NÓS NOS FAZEMOS" e "Escola Pública e Educação Popular" - verificar página no PDF
Filme visto e discutido em sala, em diálogo com as leituras de Paulo Freire
Carla -
Textos que deverão ser apresentados:
"Primeira Carta" do livro "Professora, sim! Tia, não! Cartas a quem ousa ensinar". Paulo Freire (1997) - verificar páginas no PDF - Grupo: Marina, Isabel, Victor Marins, Willian, Natali, Letícia
- "Primeiras palavras", "Solidão-Comunhão" e "Suporte e Mundo" do livro "À sombra desta mangueira". Paulo Freire (2015) - verificar páginas no PDF. Grupo: Robledo, Daniel, Janaina, Paulo, Mariana, Teresa
Pedagogia da Autonomia - Capítulo 3 "Ensinar é uma especificidade humana" - verificar página no PDF - Grupo: Bruno, Nathalia, Sabrina, Rafael, Cinthia, Laura
Política e Educação - Capítulos: "NINGUÉM NASCE FEITO: É EXPERIMENTANDO-NOS NO MUNDO QUE NÓS NOS FAZEMOS" e "Escola Pública e Educação Popular" - verificar página no PDF - Grupo: Gabriel Lobo, Lucas Veronez, Luiza Flores, Gabrielle Haddad, André, Carlo
Abraço,
Carla-
Lista de Presença 26/09 Link/URL
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!!
No dia 29, receberemos a ilustre presença do Prof. Dr. Paulo Saldiva - Médico, professor titular do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
A aula aberta tem início às 19h30, provavelmente na sala 130. A atividade conta com certificado e 3h de estágio em nossa ficha, além de ser reposição da semana do dia 03/10 (semana da Bio). Assim, conto com a presença de todos.
Sugiro os seguintes materiais para o encontro:
"Pandemia é coisa de cidade" - disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/pandemia-e-coisa-de-cidade/
Um abraço,
Carla.
-
Olá, pessoal! Desejo que estejamNa aula de hoje, discutiremos alguns aspectos sobre conceitos e elaboração de sequências didáticas, planejamento e planos de aula de ensino de Ciências. Para tanto, sugiro o estudo dos seguintes materiais:
Textos:
- "O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas" - Ana Maria Pessoa de Carvalho (2013)
- "CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA" - Nascimento, Guimarães e El Hani (2009)
- "Atividade, propósito e conceito de SD". Marcelo Giordan (s/a)
- "O que devemos esperar do ensino de ciências e o que observamos em sala de aula: objetivos em questão" - Gilberto Borges (2012)
Textos disponibilizados em PDF.
Bons estudos!
Carla.
-
Lista de Presença 10/10 Link/URL
A lista estará disponível até as 12h do dia 11/10 - não serão aceitos emails como forma de registro de presença. Estarei disponível na FEUSP até as 23h (horário oficial das aulas do noturno) para acompanhar (se necessário) o preenchimento do formulário para os casos dos alunos que nao conseguem preencher até o horário limite acordado com a turma.
-
Olá, pessoal! Na aula de hoje, vocês devem elaborar um plano de aula para uma regência de 45 min.
O plano deve conter:
Turma/ano escolar de trabalho, habilidades (currículo paulista ou BNCC)), unidade temática e objeto de conhecimento, objetivo da aula, recursos e métodos, avaliação e referências
O plano pode ser feito em duplas ou trios e não é necessário que seja aplicado..
Para o auxilio na elaboração da tarefa, disponibilizo o arquivo de habilidades essenciais do currículo paulista 2022.
Valor: 1,0 na nota da disciplina.
-
Olá, pessoal!! Desejo que estejam bem!!
Como combinado, receberemos no dia 17, a prof. Sonia Kruppa. Deixo alguns materiais para uma melhor inteireza do assunto e participação na aula.
À pedido da professora, deixo o seguinte texto para leitura:
A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. Gaudêncio Frigotto
Bons estudos!!
Carla
-
Lista de presença 17/10 Link/URL
A lista estará disponível até as 12h do dia 18/10 - não serão aceitos emails como forma de registro de presença. Estarei disponível na FEUSP até as 23h (horário oficial das aulas do noturno) para acompanhar (se necessário) o preenchimento do formulário para os casos dos alunos que nao conseguem preencher até o horário limite acordado com a turma.
-
Olá, pessoal!! Na aula de hoje, daremos sequência ao tema sobre planejamento e SD. Para tanto, disponibilizo alguns textos que podem ser úteis na elaboração do artigo de estágio e um vídeo de apoio para nosso encontro.
Beijo grande!
-
Lista de presença 24/10 Link/URL
A lista estará disponível até as 12h do dia 25/10 - não serão aceitos emails como forma de registro de presença. Estarei disponível na FEUSP até as 23h (horário oficial das aulas do noturno) para acompanhar (se necessário) o preenchimento do formulário para os casos dos alunos que nao conseguem preencher até o horário limite acordado com a turma.
-
Nesta atividade, vocês deverão formar grupos de 3 ou 4 pessoas e elaborar um planejamento para um bimestre. Use como o Currículo Paulista como documento orientador, observando que os bimestres já estão organizados quanto aos temas, objetos de aprendizagem e habilidades.
-
Olá, pessoal! Desejo que estema bem!!
Na aula do dia 31, teremos a presença do ilustre convidado. Prof. Dr. Allan Xavier (UFABC). Para tanto, é preciso que leiam o texto "Uma pedagogia de odores e fracassos: Cartografia de uma via transviadosapatônica para educação" e tragam 3 questões sobre a leitura realizada.
Beijo grande,
Carla
-
Lista de presença - 31/10 Link/URL
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem! Por erro meu, a lista de presença nao foi disponibilizada no moodle ontem, por isso, estará disponível até às 23h59 de quarta-feira (02/02)
Beijok,
Carla
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem! Para a aula sobre avaliação ficam os seguintes textos de apoio:
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.Arquivo
Compreender que a avaliação formativa não passa de uma “utopia promissora”
e o vídeo:
Bons estudos!!
Carla-
Formulário de presença do dia 07/11 Link/URL
-
Olá,
Como no dia 28.11 não haverá aula, a palestra “Saberes Indígenas e Educação Brasileira”, que acontecerá no dia 08.11 das 19h30 às 21h30, contará como reposição desta aula. A palestra acontecerá presencialmente no auditório da FEUSP com transmissão on-line pelo YouTube.
Mais informações: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6209
-
Formulário de presença do dia 08/11 Link/URL
-
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!
Organização dos grupos para seminários:
texto 1: "O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas" - Ana Maria Pessoa de Carvalho (2013) - 19h30 (grupo deve chegar antes para organizar os materiais)
Grupo: Wellington, Arlucio, Leonardo, Murilo
Texto 2: "Atividade, propósito e conceito de SD". Marcelo Giordan (s/a) - 19h55
Grupo: Ana, Bruno, Cauan, Lucas, Raquel
Texto 3: "CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA" - Nascimento, Guimarães e El Hani (2009) - 20h20
Grupo: Guilherme Norberto, Fabíola, Luiz Rolo, Barbara
Texto 4: "O que devemos esperar do ensino de ciências e o que observamos em sala de aula: objetivos em questão" - Gilberto Borges (2012) - 20h45
Grupo: Lívia, Natalia, Julia Oliveira, Maria Luiza
Intervalo: 15min
Texto 5: A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. Gaudêncio Frigotto - 21h20
Grupo: Joao Pedro, Tiago, Henrique, Maiara
Texto 6: Planejamento Escolar - Libaneo - 21h45
Grupo: Larissa, Felipe, Victor, Isabel, Nairara, Paula e Nicole
Texto 7: Uma pedagogia de odores e fracassos: Cartografia de uma via transviadosapatônica para educação - 22h05
Grupo: Sophia, Aline, Thayna
Todos os textos já estão disponíveis no moodle.
Os grupos terão 20min. para apresentação de cada texto.
Um abraço,
Carla
-
Formulário de presença da aula de 21/11 Link/URL
-
-