Programação

    • Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!

      Esta é uma ferramenta muito eficaz para que a gente inicie discussões sobre questões, interação sobre os textos, audiovisuais, avaliações, etc do curso. 
      Nosso primeiro tópico aberto é o de dúvidas. 
      Um abraço, 
      Carla

    • Esta carta deve ser assinada pelo gestor ou professor supervisor da escola onde o estágio será realizado.

    • Este documento pode sofrer alterações ao longo do semestre.
    • Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!!

      Muitas pessoas estão com questões com falta por motivos diversos. Então, como combinamos, deixarei alguns materiais para que escolham um e elaborem um fichamento do material completo.

      Seguem as alternativas:

      Desconectados: os impactos da pandemia na educação brasileira

      https://www.youtube.com/watch?v=yGFxVyQ6eK0&ab_channel=FolhadeS.Paulo

      Ensino de ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores

      Link: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=110360

      O que é Educação?

      Link: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

      Bons estudos!!

      Carla





    • Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!

      O relatório de estágio deve ser entregue até 10/01/23, em formato de artigo e deve ser elaborado a partir da análise de algum aspecto da elaboração e/ou aplicação da SD. Há muitos trabalhos e artigos na internet que trabalham sobre o tema e não haverá dificuldade para encontrar um modelo.

      Um abraço,

      Carla

  • O que é Educação??

    Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!

    Este é nosso primeiro tópico de estudo. Iniciaremos com a conversa sobre nossas concepções de Educação, seguida de debate sobre material disponibilizado para estudo. 

    Sugiro que leiam o PDF do texto "O que é educação" e vejam o vídeo para a aula do dia 22/08.

    Um abraço!!


  • Paulo Freire

    Olá, pessoal! 


    Em continuidade à nossa introdução reflexiva sobre o(s) significado(s) de/a Educação (ções), seguimos abrindo trilhas, desvendando novos caminhos sobre o ensinar e aprender. Aqui, trazemos Paulo Freire para a conversa, mas não sem antes ouvir um pouco sobre seus próprios passos.


    Para nosso encontro, há orientação para leitura dos capítulos:

    - "Primeira Carta" do livro "Professora, sim! Tia, não! Cartas à quem ousa ensinar". Paulo Freire (1997) - verificar páginas no PDF

    - "Primeiras palavras", "Solidão-Comunhão" e "Suporte e Mundo" do livro "À sombra desta mangueira". Paulo Freire (2015) - verificar páginas no PDF.

    Link do vídeo que será visto em sala: https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire/

    Os livros estão em PDF e seguem abaixo.

    Bons estudos!!

    Carla



  • Paulo Freire - as ideias, os conceitos

    Educação libertária, emancipatória e para democracia

    Olá, pessoal! Desejo que estejam bem! Para nosso próximo encontro, trabalharemos com os seguintes materiais:



    • Pedagogia da Autonomia - Capítulo 3 "Ensinar é uma especificidade humana" - verificar página no PDF

    • Política e Educação - Capítulos: "NINGUÉM NASCE FEITO: É EXPERIMENTANDO-NOS NO MUNDO QUE NÓS NOS FAZEMOS" e "Escola Pública e Educação Popular" - verificar página no PDF

    Filme visto e discutido em sala, em diálogo com as leituras de Paulo Freire


    Bons estudos,
    Carla

  • Semana 7 (26/09) - Apresentação de seminários dos textos estudados no módulo I

    Textos que deverão ser apresentados:

    • "Primeira Carta" do livro "Professora, sim! Tia, não! Cartas a quem ousa ensinar". Paulo Freire (1997) - verificar páginas no PDF - Grupo: Marina, Isabel, Victor Marins, Willian, Natali, Letícia

    •  "Primeiras palavras", "Solidão-Comunhão" e "Suporte e Mundo" do livro "À sombra desta mangueira". Paulo Freire (2015) - verificar páginas no PDF. Grupo:  Robledo, Daniel, Janaina, Paulo, Mariana, Teresa
    • Pedagogia da Autonomia - Capítulo 3 "Ensinar é uma especificidade humana" - verificar página no PDF - Grupo:  Bruno, Nathalia, Sabrina, Rafael, Cinthia, Laura

    • Política e Educação - Capítulos: "NINGUÉM NASCE FEITO: É EXPERIMENTANDO-NOS NO MUNDO QUE NÓS NOS FAZEMOS" e "Escola Pública e Educação Popular" - verificar página no PDF - Grupo: Gabriel Lobo, Lucas Veronez, Luiza Flores, Gabrielle Haddad, André, Carlo

    Os grupos terão, no máximo, 30 minutos de apresentação, mais 10 de discussão com a sala e os grupos  podem organizar a atividade utilizando diferentes linguagens e métodos didáticos.

    Abraço,
    Carla

    • URL ícone
      Lista de Presença 26/09 URL
      Disponível até 27 setembro 2022, 12:00 PM
  • Aula 29/09- Palestra Prof Dr. Paulo Saldiva

    Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!!

    No dia 29, receberemos a ilustre presença do Prof. Dr. Paulo Saldiva - Médico, professor titular do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

    A aula aberta tem início às 19h30, provavelmente na sala 130. A atividade conta com certificado e 3h de estágio em nossa ficha, além de ser reposição da semana do dia 03/10 (semana da Bio). Assim, conto com a presença de todos. 

    Sugiro os seguintes materiais para o encontro:


    "Pandemia é coisa de cidade" - disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/pandemia-e-coisa-de-cidade/

    Um abraço,

    Carla.


  • Aula 10/10 - Sequência didática/planejamento/plano de aula

    Olá, pessoal! Desejo que estejamNa aula de hoje, discutiremos alguns aspectos sobre conceitos e elaboração de sequências didáticas, planejamento e planos de aula de ensino de Ciências. Para tanto, sugiro o estudo dos seguintes materiais:


    Textos:

    - "O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas" - Ana Maria Pessoa de Carvalho (2013)

    - "CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA" - Nascimento, Guimarães e El Hani (2009)

    - "Atividade, propósito e conceito de SD". Marcelo Giordan (s/a)

    - "O que devemos esperar do ensino de ciências e o que observamos em sala de aula: objetivos em questão" - Gilberto Borges (2012)

    Textos disponibilizados em PDF.

    Bons estudos!

    Carla.

  • Aula 17/10 - Professora convidada: Sonia Kruppa

    Olá, pessoal!! Desejo que estejam bem!!

    Como combinado, receberemos no dia 17, a prof. Sonia Kruppa. Deixo alguns materiais para uma melhor inteireza do assunto e participação na aula.


    À pedido da professora, deixo o seguinte texto para leitura:

    A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. Gaudêncio Frigotto

    Bons estudos!!

    Carla

  • Aula 24/10- Planejamento e sequência didática

    Olá, pessoal!! Na aula de hoje, daremos sequência ao tema sobre planejamento e SD. Para tanto, disponibilizo alguns textos que podem ser úteis na elaboração do artigo de estágio e um vídeo de apoio para nosso encontro.

    Beijo grande!


  • Aula 31/10 - Prof. convidado: Allan Moreira Xavier

    Olá, pessoal! Desejo que estema bem!!

    Na aula do dia 31, teremos a presença do ilustre convidado. Prof. Dr. Allan Xavier (UFABC). Para tanto, é preciso que leiam o texto "Uma pedagogia de odores e fracassos: Cartografia de uma via transviadosapatônica para educação" e tragam 3 questões sobre a leitura realizada.


    Beijo grande,

    Carla

  • Aula 07/11 - Avaliação

    Olá, pessoal! Desejo que estejam bem! Para a aula sobre avaliação ficam os seguintes textos de apoio:

    PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.

    Arquivo

     Compreender que a avaliação formativa não passa de uma “utopia promissora”

    e o vídeo:


    Bons estudos!!
    Carla
  • Aula 08/11 - Saberes Indígenas e a Educação Brasileira

    Olá, 

    Como no dia 28.11 não haverá aula, a palestra “Saberes Indígenas e Educação Brasileira”, que acontecerá no dia 08.11 das 19h30 às 21h30, contará como reposição desta aula. A palestra acontecerá presencialmente no auditório da FEUSP com transmissão on-line pelo YouTube. 

    Mais informações: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6209

    Informações sobre a palestra "Saberes Indígenas e a Educação Brasileira"

    • URL ícone
      Formulário de presença do dia 08/11 URL
      Disponível até 16 novembro 2022, 23:55 PM
  • Aula 21/11 - Seminário II

    Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!

    Organização dos grupos para seminários:

    texto 1: "O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas" - Ana Maria Pessoa de Carvalho (2013) - 19h30  (grupo deve chegar antes para organizar os materiais)

    Grupo: Wellington, Arlucio, Leonardo, Murilo

    Texto 2: "Atividade, propósito e conceito de SD". Marcelo Giordan (s/a) - 19h55

    Grupo: Ana, Bruno, Cauan, Lucas, Raquel

    Texto 3: "CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA" - Nascimento, Guimarães e El Hani (2009) - 20h20

    Grupo: Guilherme Norberto, Fabíola, Luiz Rolo, Barbara

    Texto 4: "O que devemos esperar do ensino de ciências e o que observamos em sala de aula: objetivos em questão" - Gilberto Borges (2012) - 20h45

    Grupo: Lívia, Natalia, Julia Oliveira, Maria Luiza

    Intervalo: 15min

    Texto 5: A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. Gaudêncio Frigotto - 21h20

    Grupo:  Joao Pedro, Tiago, Henrique, Maiara

    Texto 6: Planejamento Escolar - Libaneo - 21h45

    Grupo: Larissa, Felipe, Victor, Isabel, Nairara, Paula e Nicole

    Texto 7: Uma pedagogia de odores e fracassos: Cartografia de uma via transviadosapatônica para educação - 22h05

    Grupo: Sophia, Aline, Thayna


    Todos os textos já estão disponíveis no moodle.

    Os grupos terão 20min. para apresentação de cada texto.

    Um abraço,

    Carla



    • URL ícone
      Formulário de presença da aula de 21/11 URL
      Disponível até 22 novembro 2022, 12:00 PM
  • Aula 05/12 - Avaliação do curso