Objetivos

Aplicar as leis de Newton a sistemas simples, sujeitos a forças de contato que atuam como vínculos.

Introduzir as grandezas cinemáticas por meio da diferencial da posição e a descrição geral de movimentos uni- e bidimensionais.

Introduzir as grandezas dinâmicas abstratas e sua relação com as interações físicas a partir de exemplos concretos, aproveitando que a Mecânica Clássica lida com posição e tempo, diretamente acessíveis aos sentidos.

Praticar a inferência de grandezas abstratas a partir da observação do fenômeno real, a fim de estimular o desenvolvimento do espírito científico, pela busca das leis gerais subjacentes a muitos fenômenos aparentemente desconexos.

Contribuir para o pensamento reflexivo, propondo problemas em que seja necessário procurar relações entre as grandezas características de um sistema e seu comportamento.

Obs.: Os tópicos de ensino médio são revistos paralelamente à introdução daqueles do conteúdo da disciplina, de modo a proporcionar uma formação sólida na Mecânica, que permeia toda a Física. O conteúdo é desenvolvido de modo a usar métodos atuais de comunicação, tendo em vista a formação de futuros professores.

Programa Resumido

Definir velocidade por meio do conceito de diferencial. Representar movimentos com aceleração variável, mas constante por intervalos, por meio de equações horárias.

Determinar a posição em função do tempo a partir da aceleração, por meio do conceito de integral, em movimentos que obedecem a condições pré-definidas, graficamente e também analiticamente para funções polinomiais e trigonométricas.

Articular os conceitos básicos envolvidos nas leis de Newton, com ênfase nos conceitos de Referencial Inercial, mudança de referencial e da mutualidade da interação entre corpos.

Aplicar as Leis de Newtons a sistemas submetidos a forças constantes por intervalos, usando o conceito de força de vínculo e as leis empíricas da força de atrito de contato.

Programa da revisão

A representação de funções por meio de gráficos e tabelas. Representação analítica da reta. Equações de 1º e 2º graus a uma incógnita. Manipulação algébrica para a solução de equações e inequações. As funções trigonométricas e suas relações fundamentais; soma de frações algébricas e manipulação algébrica de potências. Desigualdades. Álgebra com frações.

Método

Leitura prévia, pelos estudantes, do livro texto e de textos complementares, elaborados pela equipe docente.

Aulas expositivas.

Atividades de revisão   de   conceitos   fundamentais   da Mecânica, integrando   o tratamento matemático à interpretação física, por meio de problemas de situações físicas.

Trabalhos e exercícios em classe, individuais e em grupo.

Trabalhos e exercícios em casa.

Atividades práticas onde se introduzem conhecimentos computacionais de planilhas de cálculo com as quais realizar cálculos e gráficos a partir de medições de situações físicas reais, associadas aos conteúdos introdutórios de física, com acompanhamento de monitores.