Contabilidade e Atuária
Desenvolver habilidades e competências básicas para escolher a melhor distribuição paramétrica de probabilidade que represente um fenômeno financeiro ou atuarial, assim como estimar de forma otimizada os seus parâmetros. De tal sorte, a suplantar computacionalmente a complexidade algébrica da modelagem atuarial, particularmente na modelagem GLM E GAMS (para risco individual); na modelagem de convolução; no cálculo de risco coletivo; nas simulações dinâmicas de carteiras de risco; na agregação de riscos de carteiras.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: A disciplina tem como objetivo principal capacitar os alunos para o entendimento e compreensão de diversas técnicas exploratórias e confirmatórias de análise multivariada, com enfoque para suas aplicações e na geração de informação para tomada de decisões em contabilidade, atuária e finanças. O conteúdo a ser discutido considera aspectos relacionados à elaboração, tratamento e análise de bancos de dados. O intuito é que o aluno adquira conhecimentos e habilidades sobre gerenciamento e tratamento de dados, por meio de discussão de conceitos e análise de bancos de dados em sessões de laboratório com aplicação prática do software R. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam aptos a: 1. Compreender os objetivos e aplicações das diversas técnicas exploratórias e confirmatórias de análise multivariada; 2. Identificar situações favoráveis para o uso do instrumental quantitativo adquirido; 3. Conhecer as premissas e limitações do uso das diversas técnicas; 4. Elaborar, tratar e analisar diferentes tipos de bancos de dados; 5. Extrair informação relevante para tomada de decisões financeiras a partir do tratamento e análise de bancos de dados; e 6. Aplicar o instrumental quantitativo à análise de problemas gerenciais abordados pelos sistemas de informações empresariais, presentes no processo de planejamento, execução e controle das decisões nas empresas.
Desenvolver habilidades e competências básicas para o desenvolvimento de algoritmos que usem noções de lógica de computação aplicados à Atuária e Finanças.