Economia
Este curso é dedicado à especificação, estimação e inferência dos modelos de regressão linear. São também abordados os problemas decorrentes da violação das hipóteses básicas do modelo linear geral.
O objetivo geral da disciplina de Introdução à Economia é apresentar os fundamentos básicos da teoria econômica para os alunos ingressantes.
O objetivo geral do curso de Introdução à Economia é apresentar os fundamentos básicos da moderna teoria econômica. A microeconomia do funcionamento do mercado como forma de organização para a alocação eficiente dos recursos escassos da economia. Neste sistema são determinados os preços e quantidades que otimizam o bem estar da sociedade, sob o regime de plena concorrência. As falhas no funcionamento do mercado devido a concorrência imperfeita e/ou externalidades podem ser mitigadas com as políticas de intervenção do Governo, inclusive aquelas destinadas a redistribuir da riqueza para reduzir a pobreza. Ênfase é dada ao estudo da produtividade e do comércio internacional como fontes de ganhos de bem estar para a sociedade. A macroeconomia cuida de analisar os determinantes da renda nacional e do emprego no curto e no longo prazo. A determinação dos macros preços: juros, câmbio e salários, fazem parte do processo das flutuações da renda nacional, cujo sinal de desequilíbrio em relação ao pleno emprego, é apontado nos índices de inflação ou taxa de desemprego. As políticas macroeconômicas e curto prazo levam o governo a praticar a sintonia fina através das políticas monetárias e curto prazo levam o governo a pratica a sintonia fina através das políticas monetárias e fiscais, que numa economia aberta aos fluxos de comércio e de capital tem reflexos na política cambial. Finalmente, é estudada a contribuição da acumulação de fatores (capital e trabalho) e das inovações tecnológicas para o crescimento da renda nacional no longo prazo. Espera-se que com os ensinamentos da teoria básica os alunos façam um acompanhamento analítico dos fatos do cotidiano do mundo econômico, inclusive avaliem a eficiência e a eficácia das políticas econômicas.
A disciplina apresenta alguns conceitos macroeconômicos fundamentais, mensuração de agregados e aplicações para a economia brasileira. Visa dar ao aluno uma primeira abordagem dos aspectos fundamentais da realidade econômica brasileira.