Opções de inscrição
Objetivos Gerais:
Objetivos Específicos:
Estratégias de ensino e aprendizagem:
As aulas serão conduzidas a partir de uma discussão oral dialogada sobre os textos indicados nas leituras básicas (debates em sala, com discussões em pequenos grupos e/ou em plenária). Por isso, a leitura, reflexão e preparação prévias são parte essencial do aprendizado na disciplina.
Durante o semestre, serão realizadas palestras de pesquisadores(as) convidados(as), especialistas nas metodologias a serem debatidas em aula.
O(a)s participantes desenvolverão em grupos um trabalho empírico baseado em entrevistas e observações e compartilharão o andamento do projeto em apresentações em aula.
É imprescindível a leitura dos textos indicados para cada encontro.
- Desenvolver no(a) pós-graduando(a) senso crítico que lhe permita tomar decisões a respeito das oportunidades de uso (ou não) da metodologia científica qualitativa, dependendo da natureza do problema a ser investigado, bem como as habilidades necessárias à realização dos trabalhos de campo.
- Orientar o(a) pós-graduando(a) no sentido de desenvolver e aprofundar suas competências em metodologia científica qualitativa, buscando contribuir para uma análise crítica e reflexiva da produção acadêmica na área de controladoria e contabilidade.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os pressupostos filosóficos, fundamentos e principais tendências da pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas, mais especificamente em controladoria e contabilidade.
- Conhecer as principais modalidades de pesquisa qualitativa e sua contribuição para os estudos na área de controladoria e contabilidade.
- Conhecer as principais técnicas ou conjunto de técnicas de coleta e análise de evidências disponíveis para o estudo de um determinado problema.
- Identificar e compreender os principais passos envolvidos na condução de um estudo qualitativo.
Estratégias de ensino e aprendizagem:
As aulas serão conduzidas a partir de uma discussão oral dialogada sobre os textos indicados nas leituras básicas (debates em sala, com discussões em pequenos grupos e/ou em plenária). Por isso, a leitura, reflexão e preparação prévias são parte essencial do aprendizado na disciplina.
Durante o semestre, serão realizadas palestras de pesquisadores(as) convidados(as), especialistas nas metodologias a serem debatidas em aula.
O(a)s participantes desenvolverão em grupos um trabalho empírico baseado em entrevistas e observações e compartilharão o andamento do projeto em apresentações em aula.
É imprescindível a leitura dos textos indicados para cada encontro.
- Docente Avançado: Marcielle Anzilago
- Docente: JOSHUA ONOME IMONIANA
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.