APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Esta é uma disciplina optativa com o objetivo de introduzir os/as estudantes na vida acadêmica e fornecer meios para que comecem a desenvolver pesquisa na graduação, como realizar iniciação científica, participar de laboratórios de pesquisa, participar de atividades de ensino e de cultura e extensão, entre outros temas importantes para a vida universitária. Assim, este curso foi planejado e desenhado para desenvolver a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as no início de sua vida na universidade. O ingresso na universidade é uma das mais relevantes transições na vida de uma pessoa e representa um período de descobertas e inseguranças. Dessa forma, essa disciplina pretende apresentar aspectos importantes da vida na universidade para ingressantes, de forma a tornar essa transição mais tranquila. Por fim, mas não menos importante, a disciplina pretende introduzir para ingressantes as possibilidades do envolvimento com pesquisa, ensino e cultura e extensão desde o início da vida acadêmica, detalhando ações recursos disponíveis, com ênfase na iniciação científica, participação ativa em grupos e núcleos de pesquisa e extensão, participação em congressos e eventos científicos, entre outras atividades. Esses temas são centrais em uma universidade de pesquisa com a Universidade de São Paulo e têm o potencial de despertar vocações e consolidar o interesse por uma carreira acadêmica desde a graduação.

OBJETIVOS GERAIS:
Considerando esse contexto, a disciplina tem como objetivos gerais:
• Criar um ambiente seguro que nos permita compreender como cada pessoa aprende;
• Apoiar cada participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem;
• Incentivar cada participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica;
• Compreender a rotina da vida acadêmica no ingresso na universidade;
• Entender as possibilidade de envolvimento em atividades de pesquisa, ensino, cultura e extensão;
• Capacitar estudantes universitários a realizar reflexões críticas acerca da produção científica na sua área.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Ao final desse curso você será capaz de:
• Compreender as suas competências como aprendiz;
• Desenvolver estratégias de aprendizagem autônomas;
• Reconhecer a necessidade de adotar estratégias compensatórias;
• Adotar estratégias compensatórias de forma consciente;
• Conhecer oportunidades para envolvimento em pesquisa, ensino, cultura e extensão durante sua vida na universidade;
• Conhecer as oportunidades de envolvimento com atividades de ensino existentes na universidade;
• Conhecer as oportunidades de envolvimento com atividades de cultura e extensão na universidade;
• Descrever as especificidades de sua área como campo do conhecimento científico;
• Acionar os recursos de pesquisa disponíveis na universidade;
• Conhecer as oportunidades de pesquisa existentes na universidade;
• Levantar estudos anteriores sobre uma temática em contabilidade;
• Analisar criticamente um estudo na sua área;
• Compilar criticamente os principais aportes trazidos em uma temática a partir da compilação de estudos anteriores; e
• Estruturar uma proposta inicial de estudo (pré-projeto de pesquisa) em temáticas relacionadas à sua área.