APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: A disciplina visa propiciar aos participantes o entendimento do funcionamento da Contabilidade de Custos, compreendendo os seus conceitos fundamentais, seu funcionamento como sistema de informação e sua integração com a Contabilidade Societária. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: A disciplina oferece uma visão sistêmica abrangente e moderna da contabilidade de custos. Os temas estudados serão tratados de maneira conceitual e prática. Assim, espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam aptos a:
1. Entender a contextualização da contabilidade de custos relativamente às contabilidades societária, tributária e gerencial e entender a contabilidade de custos no contexto dos sistemas de informações empresariais.
2. Dominar a terminologia contábil e classificações aplicadas na contabilidade de custos. Discriminar os conceitos de custo, despesa, investimento, perda, gasto e desembolso. Classificar os custos e despesas em relação às alterações dos volumes de atividades em fixos e variáveis. Classificar os custos e despesas em relação aos objetos de custeio em diretos e indiretos.
3. Conhecer os conceitos fundamentais e os procedimentos sistêmicos do método de custeio por absorção. Aprender a elaboração do fluxo contábil do sistema, com a movimentação dos valores de custos pelas diferentes contas de estoques, desde o evento compras até a obtenção do CPV dos produtos. Conhecer o conteúdo do Pronunciamento CPC 16 – Estoques.
4. Conceituar custo de material direto. Entender a classificação de material direto, a distinção entre material direto e indireto, a composição do custo de material direto, os critérios de avaliação de estoques, o tratamento contábil dos tributos incidentes sobre os materiais, o processo de apropriação do custos de materiais aos produtos e a contabilização dos materiais.
5. Conceituar mão-de-obra direta, segregar mão-de-obra direta e indireta, mensurar o custo de mão-de-obra- direta, conhecer e tratar contabilmente os encargos incidentes sobre a mão-de-obra- direta, efetuar a apropriação de mão-de-obra- direta aos produtos e proceder à contabilização da mão-de-obra- direta.
6. Conceituar custos indiretos de fabricação e classificar os elementos que compõem os custos indiretos de fabricação. Compreender o processo de alocação dos custos indiretos de fabricação aos produtos, envolvendo a classificação dos centros de custos de produção, o processo de departamentalização e a utilização das diferentes unidades de trabalho dos centros de custos produtivos. Conhecer a aplicação do conceito de taxas pré-determinadas de custos indiretos de fabricação.
7. Conhecer as características do sistema de acumulação de custos por ordem de fabricação. Conhecer o processo de custeamento de ordens de fabricação, conhecer a integração do custeamento por ordem com a contabilidade societária, conhecer o tratamento contábil das ordens de produção de longo prazo de execução.
8. Conhecer as características do sistema de acumulação de custos por processo. Conhecer o processo de custeamento dos processos de produção, conhecer conceito de grau de acabamento de unidades equivalentes de produção. Saber calcular o grau de acabamento. Conhecer a integração do custeamento por processo com a contabilidade societária.
 9. Conhecer as características do sistema de produção conjunta. Classificar os coprodutos, subprodutos e sucatas, classificar os custos na produção conjunta e efetuar a apropriação dos custos conjuntos aos coprodutos.