O objetivo é ser abrangente em termos de cobertura e provocativo, trazendo alguns questionamentos e reflexões, em termos do estágio de desenvolvimento e das perspectivas da área. Destina-se principalmente aos/às candidatos/as da Linha 4 Educação e Pesquisa em Contabilidade, mas acolherá também candidatos/as de outras linhas de pesquisa que queiram aprofundar seu estudo na área. Tem um enfoque complementar à disciplina de Fundamentos Teóricos de Contabilidade, especialmente no que diz respeito aos temas: 2. Conhecimento, Ciência e Pesquisa; 3. Ciência Contábil e Alcance; e 8. Educação e Pesquisa. Por outro lado aprofunda-se em temas como hegemonia em ciência e prática científica.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Como resultado da participação ativa nas discussões e do preparo prévio e reflexão, espera-se que o/a participante ao final deste curso:
(1) Seja capaz de enunciar as ideias/teorias seminais e os principais pensadores;
(2) Esteja apto/a a discutir os principais conceitos e de relacioná-los, bem como identificar suas limitações;
(3) Tenha condições de enunciar problemas de pesquisa na linha, aplicando as teorias e conceitos;
(4) Desenvolva recursos e competências que lhe permitam analisar criticamente uma proposta de pesquisa/artigo;
(5) Desenvolva recursos e competências para estruturar/revisar/desenvolver o projeto de pesquisa de dissertação ou tese iniciado em Métodos de Pesquisa em Contabilidade e participar ativamente da discussões dos projetos de pesquisa apresentadas pelos/as colegas.
- Docente: Edgard Cornacchione, PhD
- Docente: Luis Eduardo Afonso
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova