Proposta do curso
Este curso examina as formas em que o gênero influencia a experiência na educação superior e proporciona enquadramentos teóricos úteis para estudar a educação superior. Disparidades de gênero, iniquidades institucionalizadas, clima dos campi, a influência do gênero e da sexualidade na liderança e na governança serão exploradas.Este curso se desenrolará a partir da Teoria Feminista, Estudos sobre Masculinidades e Teoria Queer. As discussões utilizarão lentes interseccionais que considerarão raça, etnicidade, situação sócio-econômica, adicionalmente a gênero e sexualidade.Objetivos
O principal objetivo desse curso é construir conjuntamente com os(as) estudantes uma compreensão dos desafios e oportunidades que gênero e sexualidade apresentam para a educação superior.As pessoas estudantes também ganharão uma compreensão aprofundada do propósito e do papel da equidade e diversidade na educação superior.Finalmente, o curso continuará um entendimento fundamental sobre educação superior (p.e. tipos de instituições, aspectos críticos, história).Adicionalmente, diversidade, inclusão, perspectivas globais e governança serão lentes frequentemente empregadas no decorrer das aulas.
Objetivos de aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem para este curso são:
Compreender aspectos pertinentes relacionados com gênero e outras identidades sociais na educação superior;
Familiarizar-se com as abordagens feministas e interseccionais em pesquisa;
Entender múltiplas abordagens para criar uma mudança direcionada pela equidade na educação superior.
- Docente Avançado: Ana Carolina Oliveira Rodrigues Costa
- Docente Avançado: Daniely Oliveira Bonfim
- Docente Avançado: Janaina Rute da Silva Caetano Dourado
- Docente Avançado: Luana Pastana Ferrari
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova