- Docente: Bernardo Ricupero
- Docente: Daniela Xavier Haj Mussi
- Docente: Patricio Tierno
- Docente: Marta Teresa da Silva Arretche
- Docente: Paolo Ricci
Esta disciplina tem como objetivo oferecer aos alunos o conhecimento, as ferramentas e a confiança necessárias para aplicar as principais teorias da ciência política ao estudo destas grandes questões contemporâneas relevantes. No final do semestre, os alunos serão capazes de responder quatro perguntas fundamentais da política comparada:
1. Por que algumas sociedades são mais pacíficas que outras?
2. Por que algumas sociedades são mais democráticas que outras?
3. Por que algumas sociedades são mais ricas e mais igualitárias que outras?
4. Por que algumas sociedades são governadas de maneira tão diferente de outras?
- Docente: Jonathan Peter Phillips
- Docente: Elizabeth Balbachevsky
O objetivo central do curso é discutir diferentes interpretações sobre a nova ordem política e social criada pelas revoluções atlânticas, acompanhando a ascensão da democracia representativa à condição de principal forma de governo no Ocidente.
Com vistas à formação de professores, o curso tem como objetivos específicos a) aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio da realização de atividades de interpretação e análise de textos, imagens e vídeos, bem como de produção textual (verbal e escrita); b) explorar questões, conteúdos, materiais (textos de divulgação, filmes documentários e ficções , ensaios fotográficos, reportagens etc.) relacionados ao curso de forma a instrumentalizá-los na capacitação dos alunos como docentes c) estabelecer como rotina o acesso às tecnologias de informação e comunicação na interface do ensino-aprendizagem (por exemplo, uso da plataforma moodle, disponibilização de materiais em nuvem e a exposição de conteúdos com apoio de recursos multimídia- Docente: Bernardo Ricupero
- Docente: Eunice Ostrensky
- Docente: Glauco Peres da Silva
- Docente: Rurion Soares Melo