Instrumentalizar os alunos para realização de pesquisas em segurança do paciente. Analisar dados epidemiológicos em relação à segurança do paciente no mundo e no Brasil; Definir os principais conceitos da segurança do paciente; Discutir as prioridades nas pesquisas e as estratégias de investigação em segurança do paciente; Analisar referenciais teóricos/metodológicos nas pesquisas em segurança do paciente; Discutir a aplicação de referenciais teórico/metodológicos nas pesquisas em segurança do paciente; Discutir os principais desafios na transferência do conhecimento para a prática, no que diz respeito as pesquisas em segurança do paciente; Descrever e analisar o ciclo das pesquisas em segurança do paciente proposto pela Organização Mundial da Saúde.

Conceituar Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Educação Básica. Discutir a interface das políticas de saúde e educação na sociedade brasileira. Analisar a participação dos profissionais da saúde, em especial enfermeiros licenciados, nas ações de saúde nas escolas de Educação Básica. Analisar o conhecimento em saúde na escola e suas fundamentações teóricas e metodológicas, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa nesta área.

Objetivo geral:

Desenvolver fundamentação teórico-metodológica, em perspectiva crítica, para o exercício da docência na educação superior e compromisso com a educação pública brasileira.


Objetivos específicos:

1. Contextualizar o trabalho do professor universitário, refletindo sobre o papel social da universidade pública brasileira e a formação de professores para a educação superior;

2. Analisar a docência universitária no que se refere a concepções, trabalho docente, condições de trabalho e profissionalização;

3. Conhecer os fundamentos político-legais relacionados aos cursos de graduação, no contexto da educação superior no Brasil;

4. Compreender as bases teórico-metodológicas que fundamentam o planejamento do processo ensino-aprendizagem na educação superior;

5. Discutir acerca de concepções e experiências sobre a formação pedagógica do professor universitário.


1. Sensibilizar o estudante quanto à necessidade da divulgação do conhecimento científico. 2. Instrumentalizar o estudante para a redação de textos científicos que obedeça aos fundamentos da metodologia científica. 3. Auxiliar o estudante na estruturação de um texto científico a partir dos dados coletados na pesquisa por ele desenvolvida.

The focus of this course is on emerging problems that compromise women's health. Emphasis will be place on topics of obstetrics and gynecology care, addressing on global, epidemiological, demographic, sociocultural and political contexts in relation to the women´s health issues.


1) Propiciar que os participantes, a partir da leitura e discussões de textos sobre relatos de experiências, propostas de ideias inovadoras e conceitos sobre a docência, façam reflexões sobre o ensino na educação superior, especialmente na área da saúde. 2) Possibilitar que os participantes apropriem-se de formas de organização do ensino que os instrumentalizem a promover ativamente a aprendizagem de seus alunos, nos níveis de graduação, especialização ou pós-graduação.

Analisar a conformação das políticas de saúde na sociedade brasileira em diferentes períodos históricos do século XX e XXI. Discutir a participação e contribuição dos profissionais da saúde, da sociedade civil e estado, na formulação e direcionamento das políticas de saúde

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