Enfermagem Geral e Especializada

Que o aluno seja capaz de: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência da organização e gestão do cuidado, com ênfase nos serviços hospitalares, contextualizados aos demais níveis de atenção, gerenciando a Unidade de Internação e o cuidado de enfermagem, articulando demandas de saúde, políticas de recursos humanos em enfermagem e instrumentos gerenciais.

A disciplina tem como objetivos gerais: - Identificar a definição da abordagem metodológica quantitativa; - Identificar os conceitos de delineamentos de pesquisa: experimental, quase-experimental e não-experimental; - Identificar os principais aspectos metodológicos sobre a condução e interpretação de pesquisa experimental; - Analisar a produção de conhecimento proveniente de estudos experimentais laboratoriais e clínicos e aplicabilidade destes na saúde e na enfermagem.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções de enfermagem no atendimento das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.
Que o aluno seja capaz de: Conhecer e descrever a fisiologia humana básica. Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano. Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas. Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
Que o aluno seja capaz de: Conhecer e descrever a fisiologia humana básica. Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano. Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas. Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
Que o aluno seja capaz de: conhecer e descrever as estruturas e os aspectos morfo-funcionais dos sistemas que compreendem o corpo humano.
- Identificar e discutir aspectos relevantes que envolvem a detecção precoce do diagnóstico da hipertensão arterial, seu tratamento e controle no país e no mundo;

- Discutir analisar e propor ações multiprofissionais e interdisciplinares no Rastreamento da Pressão Arterial;

- Identificar e Discutir Programas de Educação em Saúde voltados aos Profissionais de Saúde e pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial e seus resultados no diagnóstico precoce, tratamento e controle da HA; 

- Discutir e analisar publicações relacionadas à medida da pressão arterial, educação em saúde, fatores de risco, epidemiologia, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão arterial.

Que o aluno seja capaz de identificar elementos para o aprimoramento do conhecimento estrutural e morfo-funcional dos sistemas que compreendem o corpo humano.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; desenvolver intervenções de enfermagem no atendimento das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença e; utilizar o processo de enfermagem na prática de enfermagem por meio da coleta de dados, identificação do problema, implementação das intervenções de enfermagem, registro e avaliação do plano de cuidados de enfermagem.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções de enfermagem no atendimento das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.