Interdepartamentais da EERP

Programa Resumido (Ementa)

A disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e de gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde, no contexto da atenção básica, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo e família nos diferentes cenários de prática.

Objetivos:

- Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde, no contexto da Atenção Básica, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo e família.

- Integrar conhecimentos às práticas de gerenciamento e assistência de enfermagem, considerando a diversidade de ações nos serviços de saúde.    

- Desenvolver capacidade crítica, reflexiva e de habilidades técnico-científicas diante de problemas vivenciados na prática, relacionados à equipe de saúde, à estrutura organizacional e às relações intersetoriais dos serviços de saúde.

Os objetivos específicos estão agrupados nas dimensões assistencial, educativa, gerencial e investigativa.

Objetivos

 Geral

Que o aluno seja capaz de: desenvolver atributos procedimentais, cognitivos e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde da área hospitalar por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da pratica profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clinicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica.

 Específicos

Os objetivos específicos a serem alcançados pelos estudantes estão descritos na perspectiva da atuação gerencial, assistencial, investigativa e educativa permeada pelas habilidades atitudinais.

Programa Resumido (Ementa)

Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção básica considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo na área especifica. Os cenários de ensino-aprendizagem são as unidades de níveis de atenção primários e secundários.

Programa Resumido (Ementa)

Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção hospitalar considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao individuo na área especifica. Os cenários de ensino-aprendizagem são os hospitais de níveis de atenção secundários e terciários.

Promover oportunidades de aprendizado significativo desde o primeiro ano do Curso, contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) nas áreas de competência do cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde.
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.

A disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e de gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde, no contexto da atenção básica, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo e família nos diferentes cenários de prática.

Oportunizar aos estudantes do 1º ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem discussão do período de transição do ensino médio para a Universidade, conhecer a estrutura formal da Universidade, no que tange ao ensino de graduação, a partir do Projeto Pedagógico do curso. Oferecer possibilidade de espaço para diálogo das expectativas diante de um novo cenário que se apresenta no ensino superior e da profissão. Conhecer os espaços estudantis e sociais oferecidos aos alunos do Curso de Enfermagem.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP