Enf Materno-infantil e Saúde Pública
- Conhecer o cenário sóciopolítico-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde.
- Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil.
- Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade.
- Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Pedro Fredemir Palha
- Conhecer o cenário social-político-econômico-cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde.
- Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil.
- Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade.
- Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Pedro Fredemir Palha
Esta disciplina será desenvolvida tomando como base, a articulação da formação ao mundo do trabalho e o referencial pedagógico crítico-reflexivo.
Objetivo geral
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência técnico-política da organização e gestão do sistema de saúde e prática de enfermagem para construção da integralidade tendo a atenção primária em saúde como reorganizadora dos demais níveis de atenção.
Objetivos específicos
1. Reconhecer a organização do setor saúde no Brasil à luz das diretrizes das políticas de saúde.
2. Desenvolver competências gerenciais para o trabalho de enfermagem nos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Ione Carvalho Pinto
- Docente: Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero
- Docente: Nayara Gonçalves Barbosa
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
- Docente: Adriana Moraes Leite
- Docente: Danielle Monteiro Vilela
- Docente: Luciana Mara Monti Fonseca
- Docente: Lucila Castanheira Nascimento
- Docente: Maria Cândida de Carvalho Furtado
- Docente: Marta Angelica Iossi Silva
- Docente: Regina Aparecida Garcia de Lima
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
- Docente: Adriana Moraes Leite
- Docente: Luciana Mara Monti Fonseca
- Docente: Lucila Castanheira Nascimento
- Docente: Maria Cândida de Carvalho Furtado
- Docente: Marta Angelica Iossi Silva
- Docente: Regina Aparecida Garcia de Lima
1. Analisar a partir da teoria do trabalho de Karl Marx a suficiência atual de seu paradigma na compreensão dos distintos formatos dos processos produtivos.
2. Discutir os paradigmas que têm permitido compreender os processos de trabalho em saúde em suas possibilidades tecnológicas de transformação no cotidiano dos serviços.
3. Conhecer a atual produção das teorias gerenciais como possibilidades de introduzir novos elementos analíticos.
- Docente: Angelina Lettiere Viana
- Docente: Cinira Magali Fortuna
- Docente: Silvana Martins Mishima
- Docente: Silvia Matumoto