Programação

  • Geral

    ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM
    ERM 5744 - Construção do Conhecimento em Saúde Coletiva - (2019)
  • Dia 13/09/2019 - 8h as 12h

    Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2

    8 as 9:40h

    Apresentação dos participantes e dos professores

    Apresentação do programa e dinâmica da disciplina, dos autores com quem se irá dialogar.

    Montagem dos grupos e distribuição dos seminários

    10h as 12h

    Leitura: ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Introdução. p. 9-15.

  • DIA19/09/2019 - ATIVIDADE OPTATIVA 19h

    ATIVIDADE OPTATIVA PARA OS ALUNOS DA DISCIPLINA

    Conferência: Fortalecer a Atenção Domiciliar é fortalecer o SUS

    Conferencista: Prof Dr Emerson Elias Merhy – Professor Titular junto à UFRJ

    Atividade em parceria com XIX Fórum do Serviço de Atenção Domiciliar de Ribeirão Preto da Secretaria Municipal de saúde de Ribeirão Preto.

    Local: Sindicato dos servidores municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis. Rua Xl de Agosto, 361, Campos Elíseos

    • Conferência Prof. Emerson Elias Merhy no Forum do SAD 2019 Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
  • DIA 20/09/2019

    8h as 10h

    Mesa Redonda: Políticas de Saúde na Atenção Domiciliar

    1.    A situação da política de Atenção domiciliar no Brasil: desafios para o fortalecimento do SUS – Távila Aparecida de Assis Guimarães – Ministério da Saúde

    2.    A situação da política de Atenção domiciliar em Ribeirão Preto: desafios para o fortalecimento do SUS - Sandro Scarpelini – Secretário Municipal de Saúde de Ribeirão Preto

    3.    O cuidado em saúde e a atenção domiciliar Prof Dr Emerson Elias Merhy – Professor Titular junto à UFRJ

     Atividade em parceria com XIX Fórum do Serviço de Atenção Domiciliar de Ribeirão Preto da Secretaria Municipal de saúde de Ribeirão Preto.

    Local: Sindicato dos servidores municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis. Rua Xl de Agosto, 361, Campos Elíseos


    10h15 as 12h

    Roda de Conversa com estudantes da disciplina e interessados: “Desafios da construção do conhecimento no campo da Saúde Coletiva e o contexto contemporâneo do SUS“

    Prof D Emerson Elias Mehry – Professor Titular da UFRJ

    • Gravação Discussão Prof. Emerson Merhy Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
  • DIA 27/09/2019 - 08h as 12h

    UNIDADE 1: A ciência e a construção do conhecimento científico

    - O senso comum e a ciência - Mito e realidade

    - O lugar da ciência – Teoria do conhecimento

    - A construção do processo de produção do conhecimento

    08h as 10h - Trabalho em grupo

    A ciência e a construção do conhecimento científico

    Bibliografia básica:

    LEOPOLDO e SILVA, Franklin. Teoria do conhecimento. In: CHAUÍ, Marilena et al. Primeira Filosofia. Lições introdutórias. 2ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p.175-195.

    LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. São Paulo. Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1989.

     

    Bibliografia Complementar:

    ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 11ed. São Paulo: Loyola, 2006. 223p.

    CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Unidade 4. Capítulos 1-7. p.109-178.


    10h as as 12h - Discussão em Grupo sobre a Ciência e a Construção do conhecimento científico

    • LEOPOLDO e SILVA, Franklin. Teoria do conhecimento. In: CHAUÍ, Marilena et al. Primeira Filosofia. Lições introdutórias. 2ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p.175-195. Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
    • LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. São Paulo. Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1989. Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
  • DIA 04/10/2019 - 8h as 12h PREPARAÇÃO DOS SEMINÁRIOS UNIDADE 2

    UNIDADE 2: A construção da racionalidade científica moderna

    - As condições materiais de existência nas quais nasce a racionalidade moderna

    - Galileu e a ciência moderna

    - Indução e dedução

    - A dúvida como recurso

    - O universo e seu movimento

    8h as 12h

    Preparação do Seminário: 1

    ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 8 e 9.p. 163-191


    Preparação do Seminário 2:

    ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 10, 11 e 12. p. 193-220


    Preparação do Seminário 3:

    ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 13 e 14. p. 221-253.



    • ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 8 e 9.p. 163-191 Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
    • ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 10. p. 193-199 Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
    • ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 11 p.201-210 Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
    • ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 12. p. 211-220 Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
    • ANDERY, Maria Amélia Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. Parte III – A ciência moderna institui-se: a transição para o capitalismo. Capítulos 13 e 14. p. 221-253. Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
    • Linha do Tempo dos Grandes Filósofos Arquivo
      Restrito Disponível se: Você faz parte de T-ERM5744-2
  • DIA 11/10/2019 - 8h as 12h - APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS UNIDADE 2

    8h as 12h

    Seminário 1 – 2:00h de apresentação e discussão

    Seminário 2 – 2:00h de apresentação e discussão


  • DIA 18/10/2019 - 8h as 12h - APRESENTAÇÃO SEMINÁRIOS UNIDADE 2

    8h as 10h

    Seminário 3 –2:00h de apresentação e discussão


    10h as 12h

    Discussão e construção da síntese coletiva sobre as transformações presentes na compreensão de ciência e da racionalidade moderna a partir das sínteses e questões levantadas pelos grupos.


  • Tópico atual

    HORÁRIO LIVRE PARA PREPARO DO SEMINÁRIO 3

  • Dia 25/10/2019 - 8h as 12h - APRESENTAÇÃO SEMINÁRIOS - UNIDADE 3

    8h as 12h

    Seminário 1 – 2:00h de apresentação e discussão

    Seminário 2 – 2:00h de apresentação e discussão


    Seminário: 1 - A construção do campo da saúde e da saúde coletiva

    Seminário 2 - O sujeito das práticas e do saber


    • DIA 01/11/2019 - 8h as 12h - APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO - UNIDADE 3

      8h as 10h

      Seminário 3 – 2:00h de apresentação e discussão

      Seminário 3 - O conhecimento em saúde e em saúde coletiva, a produção de conhecimento sobre cuidado e a interdisciplinaridade


      10h as 12h

      Discussão e construção de mapa analítico acerca da conformação do conhecimento e as práticas de saúde e em saúde coletiva

      • DIA 08/11/2019 - 8h as 12h - MESA REDONDA

        Mesa redonda:

        A construção do conhecimento nos processos de educação para saúde (a confirmar com palestrantes)

        Prof Dr Gilles Monceau – Professeur en Sciences de l’éducation, Université de Cergy-Pontoise

        Prof Dr Joris Thievenaz - Professeur en Sciences de l’éducation, Université Paris Est Créteil 

        • DIA 22/11/2019 - 8h as 12h

          8h as 11h

          Conceitos Centrais trabalhados na disciplina

          Avaliação final da disciplina


          11h as 12h

          Avaliação da disciplina pela CCP Enfermagem em Saúde Pública - Profa Dra Lucila Castanheira Nascimento

        e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP