Artigo "Education, Activism and Digital Technologies: A Systematic Review"
Embora o ativismo digital e a mobilização em torno da educação estejam crescendo em todo o mundo, poucos estudos educacionais abordaram a relação entre educação e ativismo mediado por tecnologias digitais. Este artigo explora como a literatura científica tem conceituado a relação entre educação e ativismo mediada por tecnologias digitais por meio de uma análise sistemática revisão de estudos internacionais publicados entre 1996 e 2016. A pesquisa utiliza temas análise para identificar padrões e relações emergentes na literatura científica. Assim, foram revisados 392 artigos, e 40 foram selecionados para uma análise mais detalhada. As descobertas mostram que é necessário problematizar certas distinções conceituais que alguns estudos fazem (por exemplo, formal, educação não formal e informal). Propomos uma nova tipologia de práticas políticas, que transcenda este tipo de distinções presentes na literatura científica. As conclusões abordam uma necessidade integração de uma “virada prática” ao analisar as ligações entre ativismo, tecnologias digitais, e educação, uma vez que esta abordagem permite desafiar as distinções e oposições binárias identificados na produção científica do conhecimento.