Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0426 - Metodologia do Ensino de Física II (2022)_Lúcia Sasseron
Início
Ambientes
2022
FE
EDM
EDM0426 (2022)_Lúcia Sasseron
Tema 2 - Planejamento de aulas
Revista Fapesp: Portinari
Revista Fapesp: Portinari
Clique em
Revista Fapesp: Portinari
para abrir o recurso.
◄ Revista Fapesp: Frio por um fio
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Cronograma da disciplina
Definição dos campos de estágio
Termo de compromisso assinado - 2022.2
Ficha de estágio - 2022.2
Registro on-line da ficha de estágio
As interações discursivas no Ensino de Física: a promoção da discussão pelo professor e a Alfabetização Científica dos alunos - Vitor Fabrício Machado e Lúcia Helena Sasseron
Considerações para elaboração de PE
Projeto de estágio (PE)
Alfabetização Científica e os domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social - Maíra Batistoni e Silva e Lúcia Helena Sasseron (2021)
BNCC: Ciências da Natureza - Ensino Fundamental
BNCC: Ciências da Natureza - Ensino Médio
Jornal da USP: energia eólica
Revista Fapesp: radiação UV como germicida
Revista Fapesp: Frio por um fio
O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação - Ana Paula Solino e Simoni Tormölhen Gehlen (2015)
Considerações para o planejamento
Atividades de planejamento (AP) I
Plano de regência (PR)
Temas para o ensino de Física com abordagem CTS - Deise Miranda Vianna e José Roberto da Rocha Bernardo (2013)
LIVRO - Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas
Ideias debatidas em aula sobre QSC
Atividades de planejamento (AP) II
Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de Física
Ideias debatidas em aula sobre linguagem científica
Trecho do livro "Pedagogia do Oprimido"
Atividades de planejamento (AP) III
Problematização e Contextualização no Ensino de Física - Elio Carlos Ricardo
Vídeo 1 - Algumas ideias sobre contextualização
Vídeo 2 - A ciência dentro e fora da sala de aula
Vídeo 3 - A prova do ENEM (Contextualização)
Trecho do livro "Educação como prática de liberdade"
1ª etapa de entrega - Atividade de Planejamento (AP) IV
2ª etapa de entrega - Atividades de planejamento (AP) IV
Questões de Ciências liberadas do PISA
Slides da aula 15
“Brasil no Pisa 2015” (apenas o trecho entre as páginas 35 e 50)
Relatório final de estágio (RE)
O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação - Ana Paula Solino e Simoni Tormölhen Gehlen (2015) ►