Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0425 - Metodologia do Ensino de Física I - Lúcia Sasseron
Início
Ambientes
2022
FE
EDM
EDM0425_ Profa Lúcia Sasseron
Tema 4 - Como ensinar Física?
Vídeo 3 - “Ensino por investigação”
Vídeo 3 - “Ensino por investigação”
Para a aula do dia 06/07
Clique em
Vídeo 3 - “Ensino por investigação”
para abrir o recurso.
◄ Vídeo 2 - “Construindo conhecimento científico em sala de aula”
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Cronograma da disciplina
Horários e campos de estágio - Atualizado em 28/04
Termo de compromisso
Termo de compromisso - Assinado
Registro on-line da ficha de estágio
Formulário - Registro da Ficha de estágio 2022.1
Texto - "Num mundo sem fatos, corremos riscos" - Blog Darwinianas
Texto 1 : “Para que servem as escolas?” - Michael Young
Texto 2: “Crise no ensino de ciências?”, Gerard Fourez
Texto 3 - Notas estatísticas - Censo da educação básica 2020
Texto 4 - Notas estatísticas - Censo escolar 2018
Entrevista com o professor Ocimar Alavarse - ''O grande problema do ENEM é justamente a reforma do ensino médio'', critica pesquisador. (CartaCapital)
AI1: Reconhecendo a escola como espaço educativo
AE1: Conversa com pessoas que não têm relação direta com o estudo da Física
AE2: Conversa com professores da Educação básica que ensinam Física
Texto 1 - “A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia” - Guizzo, B.S.; Marcello, F.A.; Muller, F.
Texto 2 - “Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor” - Lúcia Helena Sasseron
Planos de aula analisados em 04/05
Texto 3 - “Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências” - Nathália Helena Azevedo; Daniela Scarpa
AI2: Interagindo na escola
AE3: A escola do estágio e seu entorno
AE4: A escola do estágio e outras escolas
Texto 1 - BNCC
Texto 2 - Currículo da Cidade
Texto 3 - Guia de resenhas de livros didáticos de Física do PNLD
AI3: O que ensinar em aulas de Física
AE5: Acompanhamento de planejamento de professores: Temas
AE6: Acompanhamento de planejamento de professores: Métodos
Texto 1 - “Novos rumos para o laboratório escolar de ciências”, Tarciso Borges
Texto 2 - “Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação” - Anna Maria Pessoa de Carvalho
Atividades experimentais para análise
Resumo das discussões da aula de 29/06
Vídeo 1 - O problema do pêndulo
Vídeo 2 - “Construindo conhecimento científico em sala de aula”
AI4: Objetos de conhecimento e habilidades da BNCC e o desenvolvimento da Alfabetização Científica
AE7: Uso de simulação em uma perspectiva investigativa
AE8: Construção de plano de aula
AI4: Objetos de conhecimento e habilidades da BNCC e o desenvolvimento da Alfabetização Científica ►